quarta-feira, 3 de julho de 2019

Alma humana


Texto Chave: 1 Coríntios 15 TODO.

Esse é o capítulo da ressurreição dos mortos.

Algumas compreensões sobre a questão da alma humana:

I. Alma não sobrevive fora do corpo.

Se morreu acabou por a alma não sobreviver fora do corpo e se não há ressurreição dos mortos, que diferença faz morrer como justo ou como ímpio, então façamos como Paulo escreveu, comamos, bebamos, aproveitemos ao máximo esta vida porque logo logo morreremos e aí acabou nossa existência.

Sendo assim, não partilho dessa compreensão!

II. Alma sobrevive fora do corpo, mas não há ressurreição.

Se morreu não acabou por a alma sobreviver fora do corpo, mas não há ressurreição, então devemos considerar a seguinte questão: ensina-se que o mundo dos mortos é dividido em duas partes, uma para os ímpios contendo ali fogo, e, a outra para os justos não contendo ali fogo; Abraão, Isaque, Jacó, obviamente não estariam na parte com fogo, pois em vida confiaram em Deus e como resultado dessa confiança eles viveram como justos sobre a terra dos viventes; sendo assim, mesmo que não houvesse ressurreição de mortos, ainda sim valeria a pena viver confiando em Deus e como fruto desse confiar em Deus viver sobre a terra como justo; valeria a pena porque no pós vida os tais estariam em um lugar sem fogo, o que já valeria e muito a pena, concorda comigo; logo não faria sentido Paulo dizer: "se não há ressurreição então vamos comer, beber, e folgar", ou seja, vamos aproveitar ao máximo a vida sem nos importarmos e nos estressarmos com nada, porque não há ressurreição; mas e como fica a consequência no pós vida, porque no pós vida não haveria somente um compartimento com fogo, mas também um compartimento sem fogo; quando essa vida acabar a alma não teria apenas a parte de fogo no mundo dos mortos para ir, todos na verdade não estariam destinados ao mesmo lugar de fogo, porque no mundo dos mortos também haveria a parte sem fogo para a qual se poderia ir; então ainda sim valeria a pena confiar e viver uma vida de justo sobre a terra; a salvação sempre foi pela graça, fruto da confiança em Deus, confiança essa demonstrada por meio da obediência a Deus; quem disse que não havia salvação  antes de Cristo?!

Sendo assim, Paulo só precisaria corrigir o ensino levando o povo a confiar tão somente em Deus e a viver uma vida de justo por confiar em Deus andando em obediência, exatamente como Abraão, Isaque, e Jacó que certamente neste caso não estariam em um lugar de fogo mesmo não havendo ressurreição, e assim, mesmo não havendo ressurreição ainda sim pelo menos não iriam para um compartimento de fogo e sim para um sem fogo no pós vida. 

III. Alma sobrevive fora do corpo e há ressurreição.

Não existe alma penada perambulando pelo mundo dos vivos; logo tem que haver algum lugar para estas ali irem e ficarem até o grande dia da ressurreição tanto a dos justos quanto a dos ímpios; alguns entendem que inicialmente tanto justos quanto ímpios encontravam-se no mundo dos mortos, no hades, que ficava em baixo, dividido em dois compartimentos, um com fogo e outro sem fogo; o sem fogo para os justos conhecido como seio de Abraão, e o com fogo para os ímpios, o dito inferno; após a ressurreição de Jesus os justos mortos teriam sido deslocados do mundo dos mortos, da parte conhecida como seio de Abraão, para o paraíso, ou seja, para o gan-Éden, que neste caso seria uma referência ao terceiro céu.

Conclusão:

Uma coisa é certa de acordo principalmente com 1 coríntios 15 (a não ser que Paulo esteja errado!), e é nisso que creio, ou seja, no que consta em 1 Coríntios 15:

. A alma humana sobrevive sim fora ou ausente do corpo, não se trata aqui da doutrina da imortalidade da alma; trata-se do fato de que a alma sobrevive sim fora do corpo, mas que ela pode sim ser destruída como Jesus mesmo disse que Deus tem poder para fazer, e Deus assim o fará de fato no lago de fogo, após cada indivíduo que lá for lançado, por não ter o nome no livro da vida do Cordeiro, sofrer a justa punição temporária pelos pecados praticados em vida na mundo dos viventes.

Mateus 10:28 "E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode DESTRUIR no inferno tanto a alma como o corpo."

. Por a alma humana sobreviver fora do corpo, para algum lugar a alma humana tem que ir; porque não existe alma penada perambulando pelo mundo dos viventes; agora se esse lugar é em baixo como alguns entendem, ou se é em cima como outros entendem, isso só saberemos de fato quando partirmos do mundo dos viventes, e partirmos salvos; mas justos e ímpios não partilham do mesmo compartimento pós morte, do mesmo lugar pós morte.

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário