segunda-feira, 15 de julho de 2019

"A FINAL, PRESTAR CULTO, ADORAÇÃO, A JESUS PODE OU NÃO, A LUZ DA ESCRITURA?"


Assunto: "É certo prestar culto, adoração, a Jesus - originalmente judeu segundo a carne e chamado Yeshu'a?"

Um pedido: Se for ler este texto, faça isso até o fim, para que tenha o entendimento completo, mas faça isso com calma, sem pressa de terminar, faça com a mente aberta, analisando, refletindo, pensando, raciocinando, usando o cérebro, e por fim, ore a Deus, pegue tão somente sua Bíblia e peça para que Deus por meio do Seu Espírito ilumine o seu entendimento e te auxilie nessa empreitada rumo ao entendimento da Escritura aos pés de Jesus e não de um teólogo qualquer renomado ou não renomado.

Sendo assim, vamos lá:

Jesus é o meio pelo qual honramos a Deus, quem não honra o filho não honra o Pai; mas serviço divino templário de acordo com a Escritura e os documentos da nova aliança, só a Deus, de modo que, do mesmo modo que ocorre no céu deve ocorrer na terra de igual modo.

Existem coisas que podemos e devemos dirigir a Jesus, por outro lado existe algo que só a Deus devemos direcionar.

Não é errado louvar a Jesus, o céu faz isso e devemos fazemos isso claro para glória de Deus o Pai.

Também não é errado reverenciarmos Jesus, pois o céu o reverencia, mas fazemos isso para glória de Deus o Pai.

Se quisermos fazer a coisa do jeito certo é só direcionarmos nosso olhar para o livro de apocalipse e observarmos como Jesus é tratado no céu e o que à ele é dirigido.

De modo que, a mesma coisa que estamos autorizados a direcionar a Jesus Yeshua, nós não devemos (pois não fomos autorizados) direcionar aos anjos, pois o Eterno não determinou tal coisa, mas determinou em se tratando do Seu Filho Unigênito.

O filho atualmente divide o centro do governo divino sobre a criação na mais alta posição junto de Deus o Pai, mas isso por tempo determinado para glória de Deus o Pai, até que chegue o tempo em que o mesmo Filho de sujeitará a Deus para que este seja tudo em todos.

Deus não divide a glória dEle com imagens de esculturas que representam falsas divindades, nenhuma falsa divindade dos povos pagãos estava com Ele, nenhuma divindade pagã é salvadora como Ele o é; porém, o Eterno não estava se referindo a Jesus Yeshua, este é um caso a parte, pois não se trata de uma falsa divindade, de um falso Salvador, de um ser inexistente fruto da imaginação de pagãos, mas trata-se da palavra divina personificada pela sabedoria divina gerada aluna do Criador que faz tudo o que vê o criador fazer, o veículo por meio do qual tudo o que foi feito se fez e sem o qual nada que foi feito se fez. Jesus/Yeshua é divino, Yeshua é divindade, Yeshua é Deus, mas não no sentido pleno que o Eterno o é; o que os cristãos não entendem é que o próprio Satanás é uma divindade, um ser divino, ou seja, satanás é um Deus nesse sentido, não um falso deus, ou uma falsa divindade, ele é sim um ser divino, uma divindade, um Deus, mas não no mesmo sentido que o Eterno que o criou o é; o mesmo se aplica a todos os anjos criados pelo Eterno; ou seja, o título Deus não é algo exclusivo ao Eterno Criador Ser Supremo; e o mesmo se aplica a Jesus/Yeshua, porém, Jesus Yeshua é INDISCUTIVELMENTE mais sublime que todos estes, mais sublime que os céus, mais sublime que todas as classes de anjos existentes e criadas, Jesus é INDISCUTIVELMENTE superior a todos estes, mas de igual modo INDISCUTIVELMENTE ele não é superior ao Eterno que o gerou para por meio dele criar tudo o que foi criado, os céus, o universo, a terra incluindo os demais planetas e o que há nos céus e na terra; Porém, no quesito hierarquia Jesus originalmente chamado Yeshua é sujeito subordinado ao Eterno, mesmo estando até então em pé de igualdade com Eterno, pois o Eterno quis dividir com Jesus (transliteração do hebraico Yeshua) o centro do seu Reino Eterno por tempo determinado.

De modo que não tiramos a honra de Jesus\Yeshua, mas apenas damos a devida honra que devemos, sem excedermos misturando as coisas. Mas estaremos entendendo corretamente o que João tinha em mente quando declarou o que consta em João 1:1!

Mas respondendo de forma direta a pergunta inicial:

Todo direcionamento de culto em si, tem que ter como foco única e exclusivamente o Eterno e ponto.

*Do contrário estaremos cometendo avodah zarah, isto é, serviço estranho, idolatréia.*

Com relação a Jesus, algumas coisas podemos direcionar e estas coisas pois foram autorizadas por Deus para glória do próprio Deus o Pai em si.

Todo culto em si que prestamos deve ser direcionado única e exclusivamente a Deus - o Pai de Nosso Senhor e Salvador.

Mas, no decorrer deste culto ao Eterno, nós podemos e devemos (do mesmo modo que honramos a Deus o Pai) sim, honrar o Filho, sabendo por sua vez, que o culto em si, é única e exclusivamente para o Eterno, apesar de no culto honrarmos Jesus Yeshua, e tal honra direcionada a Jesus Yeshua neste culto genuíno é para glória de D_us o Pai!

Podemos direcionar louvores a Jesus Yeshua.

*É errado adorar Jesus?*

No correto sentido da palavra, Sim!

*Louvor é adoração?*

Seria, se avodah ou latréia ou Latreoou (palavras mais próxima de culto e adoração que na verdade são a mesma coisa) significasse ato de homenagear; pois louvores e cânticos, são uma forma de se prestar homenagem para alguém; MAS NÃO É, porque proskuneo, traduzido forçosamente como adoração, significa se curvar, baixar a cabeça em reverência e respeito a alguém diante de quem está reconhecendo a superioridade deste diante de quem se prostra.

Louvor por si só não é ato de adorar; Louvor é um ato de honrar, de homenagear, de bendizer, de exaltar, aquele que está sendo louvado, ou, aquele à quem se está direcionando o louvor; pode ser feito tanto a Deus como a homens.

Existe por exemplo um louvor que é entoado em homenagem a um determinado pastor, ele é o centro deste determinado louvor, e nem por isso o tal pastor está recebendo culto ou adoração.

*O que é adoração em si?*

Primeiramente precisamos entender que a Escritura é um livro judaico e o novo testamento é um conjunto de documentos de igual modo judaico; o antigo testamento foi escrito quase em sua totalidade em hebraico.

*Não existe no vocabulário hebraico, nem no grego ou aramaico, a palavra culto ou adoração.

Existem sim palavras próximas que podem ser usadas para se referir a tal.

A palavra mais próxima para esse sentido não é a palavra grega proskuneo que foi INFELIZMENTE traduzido ERRONEAMENTE como adoração novo testamento.

A palavra mais próxima para adoração é na verdade a palavra hebraica Ìaboda, e, a palavra grega Latreia ou Latreou que significa tanto serviço ou trabalho secular de um escravo à seu senhor humano (neste caso obviamente o sentido não é de adoração ao senhor humano ou terreno para quem se está trabalhando como servo), como também significa serviço ou trabalho divino de um servo à Deus o Ser Supremo Criador.

*Ou seja, é possível direcionar Latreia ou Latreoou a um senhor humano e não estar direcionando a este o tipo de serviço que se deve direcionar apenas a Deus.*

Sendo assim, não se pode misturar as coisas!

Nos escritos da nova aliança encontramos tais palavras gregas (Latreia e Latreoou) sendo usadas em referência a Deus, a saber, o Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus o Messias, em dois textos.

Vejamos:

1) Rm 12:1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de DEUS, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso "culto" [gr. Latreia = serviço, trabalho] racional.

Mas Deus aí não poderia ser uma referência a Jesus? Não, basta olharmos para o início das cartas de Paulo e veremos que Paulo sempre se refere ao Pai de nosso Senhor e Salvador como Deus e a Jesus como o Senhor e Salvador da parte de Deus, ou seja, Paulo sempre procurou fazer uma distinção entre quem é quem, isto é, entre quem é o Pai e quem é o Filho.

Exemplo: Rm 1:1. Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de DEUS, 2. que ELE antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, 3. ACERCA DE SEU FILHO, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4. e que com poder foi declarado FILHO DE DEUS segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - JESUS CRISTO NOSSO SENHOR, 7. a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de DEUS NOSSO PAI, E DO SENHOR JESUS CRISTO. 8. Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. 9. Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós.

2) Ap 21: 3 Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos "O servirão" [Latreoou = serviço, trabalho],

"O" servirão, "O" no singular.

Adoração é Culto, culto é serviço divino, é trabalho divino, direcionado, a Deus, mas em meio a este serviço e trabalho podemos e devemos honrar o Cordeiro dando a devida honra a este que é o Unigênito do Pai!

Lembre-se: É possível, ainda sim, um servo direcionar Latreia ou Latreoou a um senhor humano e não estar direcionando a este senhor humano o tipo de serviço que se deve direcionar apenas a Deus.

Existe uma diferença de serviço; um é o serviço ao Senhor e outro é o serviço a Deus.

A palavra adoração, por sua vez, em nossas bíblias, é equivocadamente usada em lugar de duas palavras: uma grega e outra hebraica.

São elas:

Gr. Proskuneu, e, Hb. Shachah = reverência, profundo respeito à alguém, exemplo, Deus o Ser Supremo, rei, profeta, sacerdote, Messias, geralmente inclui o ato de se curvar, de baixar a cabeça.

No contexto original e indo direto na raiz, o que se traduz como adoração, na verdade significa estas coisas acima, que como se pode ver pelas Escrituras não é algo que só foi direcionado a Deus, não é algo exclusivo a Deus, mas direcionado também a reis humanos, e foi direcionado a Jesus de igual modo por aqueles que o reconheceram como sendo o Rei de Israel, o Messias.

Porém, a palavra que poderia ser traduzida como adoração é:

Hb. Ìaboda ou Gr. Latreia ou Gr. Latreoou = Serviço secular de um escravo a seu senhor humano, mas inclui também o serviço divino templário sinaíticus desempenhado pelos da tribo de Levi.

De modo que não devemos abaixar a cabeça pra satanás; a nossa cabeça abaixamos para Deus e no máximo a Jesus Yeshua, e serviço divino a satanás pior ainda; tudo começa com um simples ato de baixar a cabeça.

MT 4:10 no texto grego aparecem duas palavrinhas: proskuneo e latreou.

1) O proskuneo que aparece na resposta de Jesus Yeshua à Satanás, tem o mesmo sentido da palavra hebraica Yare' que se encontra no texto mencionado por Jesus Yeshua em Devarim/Deuteronômio 6:13, significando: temor, reverência, honra, respeito.

Então Jesus Yeshua originalmente e inicialmente diz: "...ao SENHOR YHWH teu Deus, Yare' ISTO É, temor, reverência, honra, respeito ..."

Em Devarim/Deuteronômio está escrito: "...Ao YHWH teu Deus Yare'..."

. Ou seja, Yeshua (Jesus judeu) deixou claro que não abaixaria a cabeça pra Satanás, mas só faria isso para Deus o Pai.

2) Jesus Yeshua prosseguiu dizendo a Satanás: "...E só a ele [YHWH] latreou"

Latreou é usado originalmente no sentido da palavra hebraica Ìabad que aparece no texto hebraico que Jesus Yeshua está mencionando.

Ìabad significa: labutar, trabalhar, servir como subordinado, servir ao outro com trabalho,

Obviamente que em se referindo a trabalho e serviço divino no sentido de culto ou serviço divino templário, isso só se direciona ao Deus aquém se deve temor, reverência, Yare'.

Então Jesus Yeshu'a diz a Satanás: "... E só à este Eterno YHVH eu labuto, trabalho, sirvo como subordinado, sirvo com trabalho, desempenho serviço religioso, adoro na observância dos ritos instituídos para sua adoração, desprovido de interesses materiais ou terrenos, e fim de conversa Satanás!"

Adoração, Culto, só a Deus e Pai de Nosso Senhor E Salvador Jesus O Cristo Unigênito do Pai.

Deus o Pai Ser Supremo, não divide a glória dEle com imagens de escultura que representam falsas divindades, nenhuma falsa divindade dos povos pagãos estava com Ele, nenhuma divindade pagã é salvadora como Ele o é; porém, o Eterno não estava se referindo a Jesus/Yeshua, este é um caso a parte, pois não se trata de uma falsa divindade, de um falso Salvador, fruto da imaginação de homens, mas da palavra divina personificada pela sabedoria divina gerada aluna do Criador que faz tudo o que vê o criador fazer, o veículo por meio do qual tudo o que foi feito se fez e sem o qual nada que foi feito se fez. Yeshua/Jesus é divino, Yeshua/Jesus é divindade, Yeshua/Jesus é Deus, mas não no sentido que o Eterno o é; o próprio Satanás é uma divindade, um ser divino, ou seja, satanás é um Deus nesse sentido, mas não no mesmo sentido que o Eterno o é, o mesmo se aplica a todos os anjos criados, e o mesmo se aplica a Jesus/Yeshua, porém, Jesus é INDISCUTIVELMENTE mais sublime que todos estes, mais sublime que os céus, mais sublime que os anjos, superior a estes, mas não superior ao Eterno, e no quesito hierarquia Jesus Yeshua é de igual modo INDISCUTIVELMENTE sujeito ao Eterno, mesmo estando até então em pé de igualdade com Eterno, pois o Eterno quis dividir com Jesus/Yeshua o centro do seu Reino Eterno por tempo determinado.

De modo que não tiramos a honra de Jesus, mas apenas damos a devida honra que devemos, sem excedermos misturando as coisas.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário