quinta-feira, 25 de julho de 2019

"A MARCA E A MISSÃO DE TODO DISCÍPULO DE CRISTO"


Texto: João 8:31

"DISCÍPULO" no hebraico é: Talmidim.

SIGNIFICA: aprendiz, aluno; podemos definir como sendo alguém que aprende principalmente para por em prática, e não apenas para conhecer e ensinar a outros.

O DISCÍPULO de Cristo, muito mais do que simplesmente crer em Cristo, ele tem que ser alguém que guarda e aplica em sua vida toda a disciplina de Jesus, todos os valores e todos os princípios transmitidos por Jesus, visando cumpri-los e não apenas ensinar para outros.

UMA PRINCIPAL MARCA OU EVIDÊNCIA de um discípulo de Jesus é a constância, a permanência, nos ensinamentos de Jesus!

OUTRA PRINCIPAL MARCA OU EVIDÊNCIA de um discípulo de Cristo, é uma palavra formada por duas consoantes e duas vogais! João 13:34,35

O discípulo de Cristo, precisa ser transformado e capacitado através do Espírito do Santo Deus para praticar os ensinamentos de Jesus extraídos e fundamentados na Santa e Justa e Bendita Lei de Deus transmitida através da Moisés para o povo de Deus ensinada e reinterpretada por Jesus!

A MISSÃO de todo discípulo de Jesus, é a mesma. João 15:8

O discípulo de Jesus, não pode ser pego na indagação de Jesus. Lucas 6:46

Falando sobre os 12 discípulos que Jesus destacou do meio de muitos outros:

Os 12 discípulos de Jesus, inicialmente estavam em fase de aprendizado.

Tais discípulos de Jesus, precisavam também passar pela fase de transformação e capacitação através do Espírito do Santo Deus.

PORÉM

Hoje, quando nos rendemos a Cristo em verdade e sinceridade, recebemos imediatamente o Espírito do Santo Deus internamente em nossa vida; já os 11 discípulos de Jesus só receberam depois da ressurreição de Jesus!

Os discípulos estavam na fase de aprendizado, bem como, sem o Espírito do Santo Deus dentro deles, por isso agiam da forma como agiam se mostrando em muitos momentos carnais.

Nós que temos o Espírito do Eterno Deus dentro de nós, não podemos viver como os discípulos na fase de aprendizado, porque eles não tinham o Espírito, mas nós o temos!

O QUE É NECESSÁRIO PARA SER DISCÍPULO DE JESUS:

1. Antes de mais nada deve tomar a sua cruz tendo em mente o calvário para nela morrer, e também o que se segue após a cruz que é o sepulcro, a ressurreição, e a ascensão aos céus com Cristo! Lucas 9:23 / Romanos 6:4-11 / Efésios 2:6,7

2. Para ser discípulo de Jesus, é necessário ser um bom aprendiz, além de crer nele.

3. Para se discípulo de Jesus, é necessário ser um bom praticante, e não apenas um bom discipulador!

4. Para discípulo de Jesus, é necessário ser também firme e constante em servir e em obedecer a Cristo!

Não podemos nos assemelhar aos discípulos na fase de aprendizado e sem o Espírito, porque nós temos o Espírito que nos transforma e nos capacita!

Eles eram carnais, porque não tinham o Espírito.

Se já nos tornamos discípulos de Jesus, nós temos o Espírito em nós, e ainda que não sejamos perfeitos como Cristo o foi, mesmo sendo falhos em decorrência da natureza terrena ainda não ter sido liberta, transformada, ainda sim continuamos firmes e constantes em viver, pela capacitação do Espírito operante em nós, uma vida de obediência aos ensinos de Jesus!

Muitos judeus creram em Jesus, e ouviram do próprio que, pra ser discípulo dele e reconhecido como tal, tem que aprender com ele, tem que aprender dele, obedecer seus ensinamentos, e isso de forma constante, permanente!

Apesar de muitos terem retrocedido por causa de Jesus; Pedro por um momento desistiu por causa dele mesmo; por isso Jesus foi ao encontro de Pedro e Pedro por ser discípulo de Jesus, se converteu, ou seja, deu meia volta e voltou pra posição na qual permaneceu até a sua morte!

O fazer discípulos envolve, em primeiro lugar, a necessidade do evangelismo ou da pregação do evangelho; mas também subentende um exercício de treinamento e orientação diária e continuamente, de forma que esses discípulos sejam melhor firmados e instruídos na plenitude da mensagem das Escrituras Sagradas, para que pela capacitação do Espírito obedeçam e perseverem até o fim no servir e obedecer. Mateus 28:19,20

Acreditar, crer, é o começo. João 17:3

Mas não é tudo, não para por aí! Tiago 2:19,20

A Videira Verdadeira e O Agricultor, esperam produtividade, resultado.

A vida cristã não se resume a uma fé sentimentalista e/ou subjetiva, apenas de palavrinhas bonitas e discursos bem elaborados!

A final de contas, uma vez que fomos salvos ao nos unirmos a Deus pela fé e por meio de Cristo, o que se espera de nós na condição de salvos é que obedeçamos e frutifiquemos em boas obras ao mesmo tempo que perseveramos na obediência, na prática do amor, até o fim. Efésios 2:8-10

Esse é o dever de todo discípulo de Cristo, tanto aquele que está na posição ou condição de discipulador, como também aquele que está na posição ou condição de discipulado, de discípulo inicialmente aprendiz.

Quantos discípulos você já fez pra Jesus, começando pelos da sua casa?

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário