sexta-feira, 5 de julho de 2019

"A GLÓRIA [hb. Kavōd] DE DEUS!"


Texto Chave: Romanos 3:23,24 diz: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus."

Fomos separados da glória de Deus, isso aconteceu assim que o pecado começou a aflorar em nós. 

A REALIDADE DA NATUREZA HUMANA DECAÍDA: 

Gênesis 6:5 diz: Contudo, o SENHOR observou que a perversidade do ser humano havia crescido muito na terra e que toda a motivação das ideias que provinham das suas entranhas era sempre e somente inclinada à prática do mal.

Gênesis 8:21 diz: O SENHOR sentiu o aroma agradável da adoração e declarou a si mesmo: Jamais amaldiçoarei a terra por causa do homem, porquanto seu íntimo é completamente inclinado para o mal, desde o nascimento. E nunca mais destruirei todos os seres nos quais há o fôlego da vida, como fiz desta vez.

Sendo assim, Ou não tivemos contato nenhum com a glória de Deus, OU tivemos um pequeno contato com esta da qual muito rapidamente nós nos afastamos durante a nossa meninice!

Mas, através da confiança em Cristo e na obra que este realizou na cruz, essa realidade muda e somos aproximados novamente da glória de Deus.

DE INÍCIO, fomos nós quem nos distanciamos da glória de Deus quando o pecado começou a aflorar por meio de nossa natureza humana decaída.

MAS, por meio de Cristo somos reaproximados!

PORÉM, quando alguém que já foi reaproximado da glória de Deus, abraça o pecado, é a glória de Deus que se afasta, e aí se cumpre o significado de um nome que podemos ler em: 1 Samuel 4:21,22 (O Que ocasionou isso foi a falta de posição de Eli diante dos pecados de seus filhos!)

"Icabô" significa: "Foi-se a glória!"

E isso me traz a memória uma visão e revelação que o ETERNO deu para Ezequiel sobre a glória de Deus, dividida em duas partes.

PRIMEIRA PARTE DA VISÃO E REVELAÇÃO:
1) Visão da glória de Deus dentro do santuário. Ezequiel 8:1-4
2)  Visão da glória de Deus se ponto na porta do santuário. Ezequiel 9:3 / 10:3,4
3) A visão da glória de Deus saindo pela porta do santuário. Ezequiel 10:18,19
4) A visão da glória de Deus passando pela porta oriental, saindo da cidade e se pondo sobre o monte das oliveiras. Ezequiel 11:22,23
QUANDO A GLÓRIA DE DEUS SE VAI COISAS RUINS ACONTECEM:
Em 586 a.C., a cidade e o templo foram destruídos.

UMA OBS. Você em Cristo, é santuário espiritual, no qual a glória de Deus passa a habitar; SENDO ASSIM, não faça a glória de Deus se afastar de sua vida, porque se ela se afastar coisas terríveis acontecerão:

Romanos 8:9 diz: Vós, contudo, não estais debaixo do domínio da carne, mas do Espírito, se é que de fato o Espírito de Deus habita em vós. Todavia, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Lucas 11:24-26 diz: Quando um espírito sai de uma pessoa, passa por lugares áridos procurando refrigério, mas não o encontrando, então cogita: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Assim que chega, encontra a casa varrida e em ordem. Então vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E a situação final daquela pessoa torna-se pior do que a primeira.

Quando abraçamos o pecado afastamos a glória de Deus da nossa vida; a glória de Deus é a presença de Jesus em nós por meio do Santo Espírito de Deus!

Se afastou? Abraçou o pecado? Quebrou a aliança com Deus? A glória se foi? Restaure sua aliança com Deus! Arrependei-vos e Convertei-vos, e a glória de Deus entrará e habitará novamente dentro de você!

A VISÃO DA GLÓRIA DE DEUS SE INDO, APONTA TAMBÉM PARA UM ACONTECIMENTO HISTÓRICO ESPECÍFICO: Salmo 24:7-10 / Atos 1:9,12 Como resultado, em 70 d.C., a cidade e o santuário novamente são destruídos.

SEGUNDA PARTE DA VISÃO E REVELAÇÃO:
1. A visão do retorno da glória de Deus que um dia se foi. Ezequiel 43:1,2
2. A visão da glória de Deus descendo sobre o mesmo monte, entrando na cidade e no santuário. Ezequiel 43:4,5
3. A visão da porta oriental por onde a glória de Deus passou para se afastar e passou para retornar, é fechada indicando que a glória de Deus que por um momento se afastou nunca mais se afastaria de novo. Ezequiel 44:1-4

A visão do retorno da glória de Deus, aponta para um acontecimento futuro, profético, para algo que é a esperança do povo do Eterno. Atos 1:9-12 / Zacarias 14:4

CONCLUSÃO: A glória de Deus que se foi, a saber, Jesus o CRISTO, há de retornar; exatamente conforme Ezequiel viu na visão e revelação que Deus lhe deu!

Apocalipse 22:20

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário