Texto Chave:
Gênesis 3:16 Na Versão King James Atualizada, diz: "Para a mulher sentenciou o SENHOR: Multiplicarei grandemente o teu sofrimento na gravidez; em meio à agonia darás à luz filhos; seguirás desejando influenciar o teu marido, MAS ELE TE DOMINARÁ!
Gênesis 3:16 Na Versão Nova Almeida Atualizada 2017, diz: "E à mulher ele disse: Aumentarei em muito os seus sofrimentos na gravidez; com dor você dará à luz filhos. O seu desejo será para o seu marido, E ELE A GOVERNARÁ."
VAMOS COMENTAR AGORA:
O casamento no plano original, antes do pecado, era para ser uma verdadeira parceria do homem e da mulher, lado a lado, em pé de igualdade, ambos igualmente submissos a Deus, com responsabilidades diferentes, cada um no seu espaço, para desempenhar cada parte seu importante ofício delegado por Deus; o homem trabalhando fora na obtenção do sustento, e a mulher trabalhando no lar na manutenção do seu lar; ninguém acima de ninguém, ninguém maior que ninguém, ninguém a frente de ninguém, um ao lado do outro, e ambos igualmente submissos a Deus.
No casamento, após o pecado, passa a haver um certo domínio ou governo por parte do homem sobre a mulher.
O significado do "MAS ELE TE DOMINARÁ" é algo determinado por Deus assim como o ter as dores de parto ao dar a luz aumentada também é algo determinado por Deus que se cumpre até os dias de hoje em todas as partes do mundo.
Após o pecado passaria a haver uma submissão por parte da mulher para com o seu marido determinada por Deus como parte do juízo divino, da consequência do pecado da mulher.
Por determinação divina, após o pecado, o marido passaria a ser o cabeça da mulher, passaria a exercer liderança sobre a mulher, a mulher devendo submeter-se a ele como ao Senhor, e ele devendo submeter-se a Deus, temos então uma verdadeira hierarquia estabelecida por Deus.
Essa hierarquia não se restringe ao marido e a esposa, na verdade ela abrange o relacionamento entre homem e mulher, onde mulher não deve exercer posição hierárquica de liderança sobre homem, mas o homem exerce liderança hierárquica sobre a mulher; a sociedade pode mudar, o tempo pode ser outro, mas Deus é o mesmo, e Sua sentença divina é valida até hoje, a não ser que Deus tenha revogado o aumento das dores de parto na hora de dar a luz; não é uma mera questão de cultura porque no Jardim não havia cultura nenhuma, na verdade nem tempo para desenvolver uma cultura teve pois pecaram e foram expulsos no mesmo sexto dia da criação em que foram por Deus criados conforme consta na tradição judaica do povo de Israel.
A mulher exerce liderança sobre mulheres e sobre seus próprios filhos; pra sociedade atual cega de entendimento, isso é visto como machismo, como desvalorização e/ou desonra da mulher.
Essa sentença divina sobre a mulher, porém, não significa que a mulher deva ser tratada ou vista como capacho do homem, devendo ser pisada por este, maltratada por este, judiada por este, desvalorizada por este, desonrada por este, recebendo menos que o homem recebe na empresa em que trabalham, apesar de desempenharem a mesma função no ramo proficional com o mesmo tempo de casa na empresa em que trabalham, pois isso sim será machismo.
Thiago G. Sanchez, servo, Pr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário