Texto: Mateus 16:23 diz: "Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, SATANÁS, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens."
1) SATANÁS, ou Satã em Hebraico, ou Satana em Aramaico, é um termo usado a partir de determinado período da história da religião judaica, para se referir ao espírito das trevas, o tentador; e a religião cristã partilha da mesma crença.
Vejamos alguns textos:
Jó 1:6 E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também SATANÁS entre eles.
Mateus 4:10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, SATANÁS, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Mateus 12:26 E, se SATANÁS expulsa a SATANÁS, está dividido contra si mesmo; como subsistirá pois o seu reino?
1 Pedro 5:8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso ADVERSÁRIO, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
Lucas 10:18 E ele lhes disse: Eu vi SATANÁS como um relâmpago cair do céu.
2) SATANÁS, porém, não é um termo única e exclusivamente do ser espiritual das trevas!
Pra entender isso, é preciso conhecer, ainda que um pouco, o hebraico.
1. O Anjo do SENHOR se põe como adversário no caminho de Balaão. Números 22:32 Então, o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu ADVERSÁRIO [hb. Satã], porquanto o teu caminho é perverso diante de mim;
2. Um ser espiritual das trevas levanta como adversário de Israel. 1 Crônicas 21:1 Então, SATANÁS [hb. Satã] se levantou contra Israel e incitou Davi a numerar a Israel.
O SENHOR mesmo foi quem levantou esse Adversário [hb. Satã] e se utilizou dele em sua Soberania. 2 Samuel 24:1 Mais uma vez a ira do Senhor se acendeu contra os israelitas, e ele incitou Davi contra eles, dizendo: — Vá e levante o censo de Israel e de Judá.
3. Um homem é levantado pelo SENHOR e usado pelo mesmo, como adversário contra Salomão. 1 Reis 11:14 Levantou, pois, o SENHOR a Salomão um ADVERSÁRIO, a Hadade, o edomita; ele era da semente do rei em Edom.
Espero que fique claro que:
Tudo que se coloca como adversário, o termo Satã, Satanás, lhe é aplicado, não significando necessariamente que se trate de um ser espiritual das trevas em si; pode ser um anjo de Deus mesmo, pode ser o próprio Deus mesmo, pode ser alguém levantado e usado pelo próprio Deus; nem sempre é o espírito das trevas e nem sempre é o espírito das trevas que está usando tal pessoa; as vezes a pessoa por ignorância acaba sem perceber se colocando como Satanás, como adversário, ao tentar interferir ou impedir que a vontade de Deus seja cumprida por alguém e na vida de alguém.
Pedro não foi usado pelo diabo!
Pedro não foi chamado de endemoninhado!
Pedro na verdade, apenas se colocou como adversário sem perceber, e isso quando sujestionou que o que Jesus disse que tinha de passar, Jesus (disse Pedro) não iria passar; ele (Pedro) simplesmente tentou desviar Jesus de sua missão, e Jesus simplesmente disse que Pedro (por falta de conhecimento e entendimento) estava se colocando como adversário ao se colocar na frente querendo impedir o propósito de Deus de se cumprir em Jesus e através de Jesus!
Thiago G. Sanchez, servo, Pr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário