segunda-feira, 1 de julho de 2019

"QUEM É DIGNO?"


Texto Chave: Apocalipse 5:2-5 diz: "E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos."

Podemos ser considerados dignos de sermos honrados pelo Eterno?

Resposta: Sim E Não!

Como assim?

TENTAREI EXPLICAR DE UMA FORMA QUE SE ENTENDA SEM DIFICULDADE:

(Começamos primeiramente pelo SIM)

1. SIM, existem coisas das quais sim podemos ser dignos de participar delas.

ALGUNS TEXTOS:

Andar de branco com Cristo. Apocalipse 3:4 Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.

Participar da ceia do Senhor. 1 Coríntios 11:27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálix do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

Do Senhor. Mateus 10:37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim.

Do Senhor. Mateus 10:38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.

De ter a petição atendida. Lucas 7:2-5 E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo. E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo. E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto, Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.

(Finalizemos agora no NÃO)

2. Não, na verdade na verdade, todos nós não somos dignos no sentido de dignidade moral de dádiva alguma proveniente de Deus, pois neste caso teríamos que ser perfeitos em todos os sentidos, do princípio ao fim, sem cometer o menor erro se quer, e isso é simplesmente impossível!

ALGUNS TEXTOS:

Carregar as sandálias de Jesus. Mateus 3:11 E eu, em verdade, vos baptizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos baptizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Ter a presença de Jesus dentro de casa. Mateus 8:8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas diz somente uma palavra, e o meu criado sarará;

Ser chamado de filho e tratado como tal. Lucas 15:19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

E podemos incluir todos os textos que vimos no tópico 1 onde a dignidade lá referida não se trata de dignidade moral.

CONCLUSÃO: QUANDO LEMOS SOBRE RECEBER DETERMINADA HONRA POR SER DIGNO, ESSA DIGNIDADE NÃO DEVE SER ENTENDIDA COMO DIGNIDADE MORAL POIS PARA SERMOS REALMENTE MORALMENTE DIGNOS DE ALGUMA DÁDIVA DE DEUS TEREMOS DE SER PERFEITOS, SEM PECADO, COMO O MESSIAS O FOI!

Os heróis da fé foram dignos sim, mas nenhum deles foi moralmente digno, simplesmente porque nenhum deles foi perfeito, todos incluindo Enoque foram pecadores e falhos sim.

Nos esforçemos sim para sermos dignos, através da comunhão, bem como através de uma vida de obediência e fé que resulta em santificação; MAS, entendamos ao mesmo tempo também que, ainda sim nós não somos moralmente dignos de receber tais honrarias, benefícios, privilégios, que fomos de certa forma e em certo sentido, dignos de receber; porque moralmente digno só existiu e só existe um literalmente!

Não existe contradição, não existe paradoxo nenhum nisso.

Só existe um homem moralmente digno! Paulo vai citar, veja. 1 Timóteo 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem,

Apocalipse 5:1-5 E VI na dextra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

Ele é moralmente digno não só de pegar o livro, abrir os seus sete selos, de ler e olhar para o livro, mas de receber honrarias. Apocalipse 5:9-14 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e acções de graças. E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas acções de graças; e honra, e glória, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amen. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário