quinta-feira, 25 de julho de 2019

"JESUS EXISTIA COMO SER DIVINO DISTINTO PRÉ-ENCARNADO"


CRISTOLOGIA

Texto: Isaías 48:16 KJA diz: “Chegai-vos a mim e ouvi isto; não usei de enigmas e segredos desde que mandei o primeiro anúncio; desde a profecia e na hora em que tudo acontecer, estarei ali!”. E agora, pois, o Eterno Deus me enviou a mim com o seu Espírito.”

Isaías 48:16 não se trata da nação de Israel, não se trata do escritor, não se trata do Deus de Israel.

Isaías 48:16 se trata de alguém que fala com Israel, que estava junto com o Eterno no princípio, que repreende toda a nação de Israel, que fala em nome do Deus de Israel, e que foi enviado pelo Deus de Israel junto com o Espírito do Eterno.

Por isso o “FaçaMOS” e “DesçaMOS” de Gn 1:26 e 11:7 que para negar que o Eterno não estava só e por medo de incorrer em idolatria alega-se que seja um simples plural majestático onde o Eterno fala consigo mesmo, outros ainda dizem que ele falava com anjos; porém, o Eterno falava com o Messias pré-encarnado gerado num ponto na eternidade antes do princípio onde tudo seria trazido a existência; e é esse Ser divino que carrega a expressa imagem moral do Ser do Eterno, que é o Ser mais sublime, o representante mais sublime da parte do Eterno para falar e agir em Seu Nome desde o princípio nas Escrituras. Ele é real ao contrário dos deuses nas nações que são meramente fruto da imaginação dos povos pagãos do mundo antigo!

O texto de Isaías 45:5 não inclui o Messias pré-encarnado, nesse texto lemos: “Eis que Eu Sou Yahweh, o SENHOR, e não existe nenhum outro; além da minha pessoa não há Deus! Eu te cinjo e te concedo poder, ainda que não percebas quem sou.”

O Eterno se refere aos deuses pagãos dos povos antigos que não passava de fruto da imaginação dos povos pagãos. Deuteronômio 32:39 diz: “Vede, agora, que Eu Sou o único, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim. Faço morrer e faço viver, faço adoecer e faço sarar, e ninguém há que seja capaz de livrar-se da minha mão.”

I. NÃO SE TRATA DA NAÇÃO DE ISRAEL EM SI.

Este quem falou, e que estava ali, não se trata da nação de Israel em si, pois tal ser está repreendendo toda a nação de Israel. 

IS 48:1 "Ouvi isto, casa de Jacó, que vos chamais do nome de Israel, e saístes dos lombos de Judá, que jurais pelo nome do Senhor, e fazeis menção do Deus de Israel, mas não em verdade nem em justiça."

Mas não pode mesmo ser Israel povo nação?

Não! V 3 "Desde a antigüidade anunciei as coisas que haviam de ser; da minha boca é que saíram, e eu as fiz ouvir; de repente as pus por obra, e elas aconteceram."

Esse ser que estava com Deus no princípio continua a denunciar os pecados de Israel.

V 4 "Porque eu sabia que és obstinado, que a tua cerviz é um nervo de ferro, e a tua testa de bronze."

II. NÃO SE TRATA DO ESCRITOR QUE ESCREVEU O TEXTO.

V 15 "Eu, eu o tenho dito; também já o chamei eu o trouxe, e o seu caminho será próspero."

III. SE TRATA DE UM INDIVÍDUO ESPECÍFICO.

E sobre este mesmo indivíduo o texto profético mais a frente diz:

Isaías 61:1 "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;"

OU SEJA

Alguém estava no princípio e não era Israel!

Esse alguém que não é Israel falou desde o princípio!

Esse alguém foi enviado em determinado momento junto com o Espírito do Eterno!

IV. ESTE INDIVÍDUO FALA EM NOME DO ETERNO E DA PARTE DO ETERNO, COMO SEU MENSAGEIRO, COMO SEU PORTA VOZ.

Vrs 11-13 "Por amor de mim, por amor de mim o faço; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória não a darei a outrem, escuta-me, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus; quando eu os chamo, eles aparecem juntos."

V. ESSE INDIVÍDUO QUE NÃO É ISRAEL, NEM O ESCRITOR, TAMBÉM NÃO É O SENHOR DEUS DE ISRAEL EM SI.

V 17 "Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar."

Esse alguém não é o Senhor Deus, mas estava com Deus no princípio, foi seu porta voz, foi sua ferramenta divina, foi enviado junto com o Espírito do Eterno Redentor Deus de Israel!

VI. ESSE INDIVÍDUO É O CRISTO DE DEUS.

Isso nos remete para o momento em que Jesus/Yeshu'a é enviado, ou seja, quando ele está para iniciar seu ministério, pouco antes, após ele descer as águas, delas sair em oração, e o Espírito do Eterno vir sobre ele; de modo que, o Eterno o envia junto com Seu Espírito!

LOGO

Isaías 48:16 Não se trata de Israel, porque tal pessoa do verso 16, que não é o Eterno também, está falando com o povo de Israel e criticando tal povo por seus caminhos tortuosos e por sua obstinação, teimosia, rebeldia, infidelidade!

SENDO ASSIM

Jesus/Yeshu'a existia como ser divino pré-encarnado, distinto de Deus o Pai!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário