quarta-feira, 3 de julho de 2019

"MANUTENÇÃO DIVINA NO SER HUMANO ATRAVÉS DA NOVA ALIANÇA"

Texto Chave: Jeremias 31:33 "Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei, Torah, no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo."

O "Internalizar a Torah na mente e no coração", é parte dessa manutenção divina no ser humano que abraça a nova aliança!

MAS, ANTES DESSA INTERNALIZAÇÃO DA TORAH, OCORREM ALGUMAS OUTRAS COISAS QUE FAZEM PARTE DESSE PROCESSO DE MANUTENÇÃO DIVINA NO SER HUMANO:

Ezequiel 36:25-27 "Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis."

PERCEBA QUE O PROCESSO DE MANUTENÇÃO DIVINA INCLUI O:
1. Purificar com água pura.
Efésios 5:26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Tito 3:5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
2. Tirar o coração de pedra.
3. Dar um coração novo de carne.
4. Dar um espírito novo que trata-se do Espírito de Deus, conforme Ezequiel 37:9,10,14 que diz: E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo ... E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, disse isto, e o fiz, diz o Senhor.

E ENTÃO, AÍ SIM, APÓS A INTERNALIZAÇÃO DO ESPÍRITO DE DEUS, E DOS OUTROS TRÊS FATORES, OCORRE O:
Internalizar a Torah na mente (entendimento) e no coração (sentimentos).

Romanos 2:14-16 De fato, quando os gentios que não têm Lei, Torah, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei, torah, para si mesmos, muito embora não possuam a Lei, Torah; pois demonstram claramente que os mandamentos da Lei, Torah, estão gravados em seu coração. E disso dão testemunho a sua própria consciência e seus pensamentos, algumas vezes os acusando, em outros momentos lhe servindo por defesa. Todos esses fatos serão observados na humanidade, no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, por intermédio de Jesus Cristo, de acordo com as declarações do meu Evangelho.

E DEUS ENTÃO DIZ SOBRE OS QUE PASSAM POR ESSA MANUTENÇÃO DIVINA, PRIMEIRAMENTE PARA OS JUDEUS E DEPOIS PARA OS DENTRE OS GENTIOS: 
"...Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Jeremias 31:33c

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário