terça-feira, 23 de julho de 2019

"A segurança do servo de Deus no tocante a salvação"

Texto Chave: João 10:27-29 "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai."

Será que o salvo pode perder sua salvação, ou seja, pode o salvo ainda sim vir a perecer?

Na cabeça de alguém que interpreta as Escrituras com a mente de Calvino, não, em hipótese alguma!

Porém, uma interpretação sadia do texto através da mente de Cristo e da iluminação do Espírito do Eterno, nos faz compreender que:

Ninguém pode arrebatar o salvo das mãos de Cristo porque para isso terá de arrebatar o salvo das mãos de Deus o Pai e ninguém é maior que Deus o Pai para conseguir tal feito.

Mas não existe somente essa forma de o salvo perecer, forma essa que Jesus realmente nos leva a descartar como algo possível, pois não é possível.

O salvo pode não perecer por não ser possível ser arrebatado ou tirado por ninguém das mãos de Cristo e das mãos de Deus o Pai.

Jesus porém não descarta a hipótese de o salvo perecer por decidir não mais viver uma vida de obediência para a qual fora capacitado por Deus a viver!

O salvo perece por culpa própria e não de terceiros! 

O salvo não perece porque alguém lhe arrebatou das mãos de Cristo e das mãos de Deus, porque o Eterno é o Eterno e ninguém há que possa nos arrancar das suas mãos! 

O salvo perece porque naufraga na fé, apostata-se, nega a fé, se rebela contra Deus e contra Cristo, se volta para a pecado ao viver uma vida de habitual transgressão aos mandamentos de Deus em sua base que é o amor! 

Ninguém arrebata o salvo das mãos de Cristo e das mãos de Deus para fazê-lo perecer.

Logo, a culpa de muitos salvos perecerem não são os salteadores, não são os falsos líderes em si, não são os falsos pastores em si, não são os lobos em si, não são os ladrões e/ou salteadores em si; ou seja, a culpa não é de terceiros!

A culpa é do próprio indivíduo tão somente.

Sendo assim, Deus é e sempre será um salvador eficaz, porque não procede dEle a falha ou o fracasso e sim do indivíduo em si!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário