terça-feira, 23 de julho de 2019

"NINGUÉM PODE VIR A MIM SE O PAI NÃO O TROUXER!"

Texto Chave: João 6:44 "Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia."

Contexto Próximo: João 6:64,65 "Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido."

A interpretação calvinista diz: "É Deus quem leva as pessoas em si para Cristo através da fé nele, e que todas pessoas que não se aproximam de Cristo pela fé nele não o fazem porque Deus não as trouxe de fato."

Para entendermos corretamente esse texto precisamos fazer a seguinte indagação: "O que, porém, havia sobre parte da comunidade de Israel?"

Um juízo divino parcial que os impossibilitava de enxergar, entender e se converter; de modo que no caso de Israel no que se refere a parte sobre a qual recaiu o juízo divino, somente uma intervenção divina pode possibilitar que tais judeus israelitas debaixo do juízo, por agora poder enxergar e entender o que antes não podia enxergar e logo não podia entender, possam agora se aproximar a Cristo crendo que ele é o Messias enviado de Deus!

Contexto abrangente de capa a capa:

João 9:39 "Então revelou Jesus: Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos."

Isaías 29:10 "porquanto Yahweh derramou sobre vós um espírito de torpor, fechou-vos os olhos a vós que sois os profetas; cobriu-vos a cabeça, vós que sois videntes."

João 12:39,40 "Contudo, não podiam crer, porque como reafirmou Isaías: Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam e Eu os cure.” 

Mateus 13:13-15 "Por isso lhes falo por meio de parábolas; porque, vendo, não enxergam; e escutando, não ouvem, muito menos compreendem."

Mateus 15:14 "Deixai-os! Eles são guias cegos guiando cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão no buraco."

Lucas 8:10 "Ao que Ele lhes replicou: A vós outros é concedido saber os mistérios do Reino de Deus; aos demais, contudo, anuncio através de parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não compreendam’."

Atos 28:26 "Vai a este povo e dize-lhe: Ouvindo, ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e vendo, vereis, mas de maneira nenhuma percebereis."

Tendo isso em mente, Paulo escreveu:

Romanos 11:8-11 "como está escrito: Deus lhes deu um espírito de entorpecimento, olhos para não enxergar e ouvidos para não escutar, até o presente dia."

Isso porque Israel se mostrou inicialmente, se fez inicialmente, cego, então Deus como juízo divino, agravou a cegueira deles, e tal juízo divino recaiu sobre parte de Israel:

Isaías 42:19,20 "Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo, como o profeta que envio? Quem é cego como o meu amigo, e cego como o servo de Yahweh?…"

Romanos 11:25 "Irmãos, não quero que ignoreis este mistério para que não sejais presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios."

É Por isso, que: "Jesus disse o que disse, significando que devido a este juízo divino sobre parte de Israel, somente uma intervenção divina possibilita que tal judeu israelita veja, entenda, creia, e se converta!"

Isso é algo específico para parte de Israel; Paulo é um exemplo dessa intervenção divina necessária.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário