segunda-feira, 27 de maio de 2019

“OS 5 PONTOS QUE DEFENDO SOBRE SALVAÇÃO”


Obs. Desprendido De Calvino, De Armínio, De Agostinho E Dos Outros Padres Da Igreja.

1. Graça Resistível E Irresistível.
2. Eleição Condicional E Incondicional.
3. O chamado divino universal E seletivo.
4. Expiação Ilimitada E Restrita.
5. A Real Situação Dos Filhos De Adão.
1. GRAÇA RESISTÍVEL E IRRESISTÍVEL.

TEMÁTICA: "GRAÇA RESISTÍVEL: SIM, OU, NÃO?"

Pela forma que o assunto é ensinado pelas duas escolas teológicas, muitos são levados a dar como resposta: sim, ou, não.

Ou seja, os estudantes são levados à apenas um lado em si: ou sim, ou não.

Ou seja, os alunos são levados a pender para um dos dois lados apenas, a enxergar apenas com um olho, de forma limitada, ou de uma forma ou de outra forma; ou de um lado apenas ou de outro lado apenas.

Isso infelizmente se dá porque os próprios professores tanto de visão arminiana como de visão calvinista enxergam com apenas um olho, ou seja, estes professores enxergam com um olho e são cegos do outro olho!

O calvinismo ensina que a graça não é resistível; segundo esse olho específico, definitivamente em hipótese alguma a graça de Deus pode ser resistida, e ponto.

O arminianismo clássico ensina que a graça de Deus em todos os casos, sem exceção; segundo esse outro olho, a graça de Deus é resistível, e ponto.

Daí vem a pergunta: Qual resposta está errada e qual resposta está certa? Com qual olho devemos enxergar?

O olho direito, a visão teológica, sim? O olho esquerdo, a visão teológica, não?

Para muitos (os arminianos clássicos) a resposta certa seria sim, e neste caso temos que usar o olho direito; enquanto que para outros (os calvinistas) a resposta é não, e neste outro caso temos que usar o olho esquerdo.

Na verdade, a resposta mais correta é sim e não.

Ou seja, temos que enxergar com os dois olhos; não podemos simplesmente ignorar de todo um olho e ficar e usar apenas o outro!

E para isso precisamos analisar o assunto da forma mais abrangente possível nas Escrituras.

Quando eu particularmente faço isso utilizando os dois olhos, eu enxergo que:

Os predestinados a salvação, são aqueles que Deus em sua presciência divina sabe e conhece que não morrerão resistindo a graça divina.

Em alguns casos a pessoa não pode resistir a graça de Deus, porque neste caso por determinado motivo Deus não respeita o arbítrio com o qual Deus dotou o homem.

Aí temos que encontrar exemplos que validem isso; vamos então a dois exemplos básicos:

1. Saulo Paulo em seu encontro pessoal com Cristo.

2. Jonas com relação a Nínive.

Tenhamos em mente que: Ambos tinham uma missão muito grande para a qual foram eleitos por Deus, Paulo por exemplo foi eleito desde o ventre, onde centenas e centenas se não milhares e milhares de vidas se arrependeriam e se converteriam através da pregação destes dois homens.

No caso deles, seria e de fato foi, impossível para eles, resistirem a graça de Deus independente de arbítrio humano.

O fato de ser um eleito em si, não significa necessariamente que é impossível a pessoa se perder; temos, porém, muitos exemplos de homens que sendo eleitos desde o ventre para uma missão de fato não se perderam; mas cito um exemplo para mostrar que Existem exceções, veja o caso de Judas: eleito por Deus para uma missão na terra, mas se perdeu no final, não porque Deus determinou isso, mas sim porque Deus já havia revelado nas profecias com base em sua presciência divina que assim seria e assim foi, porque a presciência divina é inalterável, é inerrante, é infalível, sempre.

O mesmo se dá com relação a graça divina.

Temos sim exemplos nas escrituras de pessoas que não puderam resistir a graça de Deus; mas existem exemplos nas Escrituras de pessoas que sim puderam resistir a graça de Deus; vamos aos exemplos:

1. Faraó do êxodo se endureceu inicialmente e Deus simplesmente terminou de endurecê-lo; Deus permitiu esse endurecimento e quis usar esse momento específico para que através dessa situação de endurecimento, Ele não somente tirasse seu povo do Egito, mas fizesse isso de forma a glorificar Seu próprio Nome Sagrado.

2. Israel em parte se endureceu e Deus simplesmente terminou de endurecer parte de Israel e isso não só temporariamente como também com um propósito específico; Deus permitiu isso ocorresse para usar desse endurecimento e do juízo que ele executou em parte sobre Israel com um propósito especifico: Alcançar os gentios e agrega-los também ao Seu povo como Paulo bem escreve em Romanos 11.

Nesse sentido nós vemos também a Soberania de Deus que conhecendo todos os acontecimentos, não interfere, deixa acontecer, e usa determinados acontecimentos com um propósito específico que por fim venha glorificar o Nome Sagrado dEle e resultar em um bem maior!

2. ELEIÇÃO CONDICIONAL E INCONDICIONAL.

TEMÁTICA: "ELEIÇÃO DIVINA"

1. É tanto Condicional quanto Incondicional.

2. NÃO É por si só garantia de salvação ou de entrada no mundo vindouro aos eleitos.

A eleição de Israel em Jacó (para ser o povo no meio do qual se levantaria o Messias que é a semente da mulher que tanto esmagaria a cabeça da serpente como triunfará sobre a semente da serpente) foi algo simplesmente incondicional.

Romanos 9:11 "Contudo, antes mesmo que os gêmeos nascessem ou realizassem qualquer obra boa ou má, para que o plano de Deus segundo a eleição permanecesse inalterado, não por causa das obras, mas sim por aquele que chama,"

1 Crônicas 16:13 "vós, descendência de Abraão, seu servo, vós filhos de Jacó, seus eleitos!"

Isaías 65:8,9 "Assim afirma Yahweh: Quando ainda se encontra suco em um cacho de uvas é costume se dizer: ‘Não o destruam, pois ainda há nele algumas gotas de algo bom!’ Do mesmo modo farei em favor dos meus servos; não os destruirei completamente. Eis que farei surgir descendentes de Jacó, e de Judá, que hão de ser os grandes herdeiros das minhas montanhas e colinas. Os meus eleitos os possuirão por herança, os meus servos habitarão ali."

Isaías 65:19-25 "Por Jerusalém me regozijarei e em meu povo terei todo o prazer. Na cidade de Jerusalém não se tornará a ouvir choro nem lamentação. Nunca mais haverá nela uma criança que viva poucos dias, nem um idoso que não complete todos os seus anos de idade; quem morrer aos cem anos ainda será jovem, e quem pecar, somente a partir dos cem anos, será excomungado se não houver arrependimento. A comunidade construirá casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão do seu fruto. Não precisarão construir casas para outros morarem, nem plantarão para que outros se alimentem. Pois o meu povo terá vida longa como as árvores; os meus eleitos desfrutarão alegremente o fruto do seu labor. Não mais trabalharão inutilmente, nem gerarão filhos para serem infelizes; porquanto serão um povo abençoado por Yahweh, eles e todos os seus descendentes. Antes mesmo de rogarem Eu os atenderei; ainda estarão falando, e Eu já os terei ouvido! O lobo e o cordeiro se alimentarão juntos, e o leão comerá feno, do mesmo modo que os bovinos se alimentam, mas pó será a comida da serpente! Ninguém fará o mal, tampouco praticará qualquer tipo de ação destrutiva em todo o meu santo monte! Palavra do SENHOR."

A eleição da tribo de Levi para ser representante das demais tribos perante o Eterno foi condicional e se deu pelo fato de esta tribo ter sido a única que não celebrou ao bezerro de ouro.

Acabamos então com esse negócio de sim OU não, no tocante a eleição ser ou não condicional ou incondicional.

Ou seja, eleição por si só é condicional e incondicional, porque simplesmente depende da situação.

No tocante a salvação, a eleição por si só não é garantia de salvação, e aí vamos aos exemplos:

Nadabe e Abiu eram eleitos, Judas Iscariotes era eleito, eles todavia pereceram conforme Deus em sua presciência divina bem sabia que ocorreria, e ainda sim os elegeu.

Vejamos o que Paulo escreveu: 2 Timóteo 2:10 "Por este motivo, suporto todas as aflições por amor dos eleitos, PARA que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna."

Tito 1:1,2 "Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade que conduz à piedade; fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes da criação do mundo."

Veja o caso dos irmãos em Tessalônica:

1 Tessalonicenses 1:3,4 "Recordamo-nos constantemente, na presença do nosso Deus e Pai, do vosso trabalho que resulta da fé operosa, do amor fraternal abnegado e da perseverança que vem de uma convicta esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo, irmãos amados de Deus, que fostes eleitos por Ele,"

1 Tessalonicenses 2:11-13 "E sabeis, ainda, que tratávamos a cada um de vós com a mesma deferência que um pai trata seus filhos, suplicando-vos, consolando-vos e oferecendo nosso testemunho, a fim de que possais viver de modo digno de Deus, que vos convocou para o seu Reino e glória. Outro motivo ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a Palavra que de nós ouvistes, que provém de Deus, acolhestes não como simples ensino de homens, mas sim como, em verdade é, a Palavra de Deus, a qual, com toda certeza, está operando eficazmente em vós, os que credes."

1 Tess 3:1-5 e, desse modo, enviamos nosso irmão Timóteo, cooperador de Deus no Evangelho de Cristo, para vos fortalecer e vos encorajar na fé, a fim de que ninguém fraqueje diante dessas aflições; porquanto, estais bem informados de que fomos destinados para isso. Pois, quando ainda estávamos convosco, já vos advertíamos que haveríamos de sofrer tribulações, como de fato ocorreu, como também é de vosso pleno conhecimento. Foi por isso que, já não me sendo mais possível continuar aguentando, enviei Timóteo para conhecer o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos tivesse seduzido, tornando inútil todo o nosso empenho.

1 Tess 4:1-3 Quanto ao mais, caros irmãos, já vos orientamos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim estais caminhando. Agora, vos rogamos e encorajamos no Senhor Jesus que, nesse sentido, vos aperfeiçoeis cada vez mais. Pois sabeis os mandamentos que vos recomendamos pela autoridade do Senhor Jesus. A vontade de Deus é esta: a vossa santificação; por isso, afastai-vos da imoralidade sexual.

1 Tess 5:4-6,23,24 Entretanto, vós irmãos, não estais vivendo nas trevas, para que esse Dia, como se fosse um ladrão, vos ataque de surpresa; porquanto, vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, muito menos das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; mas estejamos alertas e sejamos sóbrios; Que o próprio Deus da paz vos santifique integralmente. Que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que vos chama é fiel, e Ele também o fará.

Existe sim um processo de interação entre Deus e os eleitos em Cristo.

2 Tess 1:3-5,11,12 Caros irmãos, sentimo-nos no dever de continuamente render graças a Deus por vós; aliás, como é justo, porquanto vossa fé tem crescido muito, e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. Por essa razão, nos gloriamos em vós perante as igrejas de Deus devido à perseverança e fé demonstradas por vós em todas as perseguições e nas aflições que estais suportando. Elas são provas evidentes do justo julgamento de Deus, a fim de que sejais considerados dignos do Reino de Deus, pelo qual sofreis. Conscientes desse fato, oramos constantemente por vós, a fim de que o nosso Deus vos torne dignos da vossa convocação e cumpra com poder todo bom desejo e toda ação que resulta da fé. Assim, o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vós, e vós nele, conforme a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

Um rápido paralelo:

2 Tess 3:2 Orai também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos.

Tito 1:1,2 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade que conduz à piedade; fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes da criação do mundo.

Cabe ao eleito se conservar nessa fé em a ajuda de Deus aperfeiçoa-la; sendo assim, o eleito caso não vigie ele pode ficar aquém ou abaixo e não a altura do seu chamado e da sua eleição.

Col 3:1,5,9,10,12 Portanto, visto que fostes ressuscitados com Cristo, buscai o conhecimento do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Sendo assim, fazei morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixão, vontades más e a ganância, que também é idolatria. Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho homem com suas atitudes, e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Assim, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revesti-vos de um coração pleno de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Nem todo judeu que é eleito vai entrar no mundo vindouro por não terem vivido a altura do chamado que repousa sobre eles!

Deus na hora Deus executar um juízo sobre Israel, demonstrou graça ao eleger aqueles sobre os quais ele não executaria tal juízo divino temporário. Hebreus 11:5-10 Assim, pois, em nossos dias, há igualmente um remanescente separado pela eleição da graça. Porquanto, se é pela graça, já não o é mais pelas obras; caso fosse, a graça deixaria de ser graça. A que conclusão chegar? Israel não conseguiu a bênção pela qual tanto buscava, mas os eleitos a receberam. Os demais foram endurecidos, como está escrito: “Deus lhes deu um espírito de entorpecimento, olhos para não enxergar e ouvidos para não escutar, até o presente dia”. E Davi afirma: “Que a mesa deles se transforme em laço e armadilha, pedra de tropeço e em retribuição para eles. Escureçam-se os seus olhos, para que não consigam ver, e suas costas fiquem encurvadas para sempre”.

Deus tem em alguns casos sim cuidado especial com os eleitos, mas até nessa questão a resposta seria: Sim E Não. Mateus 24:22 E, se aqueles dias não tivessem sido abreviados, nenhuma carne seria salva. Mas, por causa dos eleitos, aquele tempo será encurtado.

Mateus 24:24,31 Pois se levantarão falsos cristos e falsos profetas e apresentarão grandes milagres e prodígios para, se possível, iludir até mesmo os eleitos. Ele enviará os seus anjos, com poderoso som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

Sim e Não porque João Batista também era um eleito de Deus e perdeu a cabeça, Paulo era um eleito e perdeu a cabeça, os discípulos eram eleitos e morreram da forma que morreram.

Judas iscariotes como já foi dito morreu sem salvação como Deus bem sabia que aconteceria e ainda sim o elegeu para uma missão.

Isso vale pra tribo de Levi descendente do Eleito Arão e que nele foram Eleitos para determinada missão sobre a terra

Parábola do rico e Lázaro. Lucas 16:19-31

Parábola das bodas. Mateus 22:1-8

Isso vale até para nós que não somos descendentes de judeus, de Abraão, de Isaque e de Jacó segundo a carne, mas que, uma vez unidos ao Messias recebemos certa medida (por exemplo) de conhecimento e entendimento a mais do que muitos que igualmente estão unidos ao Messias pela fé.

A quem muito é dado muito sempre é requerido!

Quando a bíblia fala de eleição divina, ela fala de missão específica a se desempenhar:

1 Pedro 2:4 Achegando-vos a Ele, a Pedra Viva, rejeitada pela humanidade, mas eleita e preciosa para Deus,

1 Pedro 2:9 Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz.

Atos 15:7 Depois de um grande debate, Pedro tomou a palavra e ponderou-lhes: “Irmãos, vós sabeis que desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a Palavra do Evangelho e cressem.”

Gálatas 1:15,16 Todavia, Deus me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou por sua graça. Quando, então, foi do seu agrado, revelar o seu Filho em mim, para que eu o proclamasse entre os não-judeus, parti imediatamente e não pedi orientação a pessoa alguma.

Os eleitos precisam, por sua vez, fazer a sua parte, no tocante a real salvação, claro com a ajuda de Deus; ao mesmo tempo em que confia sua salvação à graça de Deus e à obra de Cristo na cruz, a pessoa deve viver uma vida a altura do seu chamado, da sua eleição, da sua vocação, da sua missão, como salvo, pois a fé salvífica é uma fé ativa, produtiva, que precisa evoluir, frutificar; ela não de se limitar a uma fé meramente sentimentalista e de palavras.

Não é obedecer para ser salvo e sim por ter sido salvo, entendo que em Cristo fomos elegidos para uma Grande e importante missão sobre a terra como filhos adotivos de Deus, e que por isso precisamos (com a ajuda de Deus e do Seu Espirito operante em nós) em Cristo viver a altura do nosso chamado, da nossa missão, como árvores frutíferas que buscam continuamente o aperfeiçoamento espiritual, a fim de (por se manter salvo e entendendo que se deve viver a altura do chamado que recebeu em Cristo) alcançar o fim ou o objetivo desta fé ativa e aperfeiçoada que é a nossa salvação final.

1 Pedro 1:1,2 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos nas regiões do Ponto, Galácia, Capadócia, província da Ásia e na Bitínia, escolhidos em conformidade com a presciência de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

Efésios 1:3-14 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado. Nele, temos a redenção, o perdão dos nossos pecados pelo seu sangue, segundo as riquezas da graça de Deus, e que Ele fez derramar sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo tudo quanto existe, todos os elementos que estão no céu como os que estão na terra, na dispensação da plenitude dos tempos. Nele, fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que cria absolutamente tudo de acordo com o propósito da sua própria vontade, com o objetivo de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Nele, igualmente vós, tendo ouvido a Palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, e nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da Promessa, que é a garantia da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória.

3. O CHAMADO DIVINO UNIVERSAL E SELETIVO.

TEMÁTICA: “O CHAMADO UNIVERSAL E O CHAMADO SELETIVO”

Texto Chave: Atos 2:38-40 diz: “Orientou-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porquanto a promessa pertence a vós, a vossos filhos e a todos os que estão distantes. Enfim, PARA TODOS QUANTOS O SENHOR, NOSSO DEUS, CHAMAR! E com muitas outras palavras dava seu testemunho pessoal e os encorajava, proclamando: Sede salvos desta geração que perece!”

Destaco o trecho: “...PARA TODOS QUANTOS O SENHOR, NOSSO DEUS, CHAMAR...”

Deus em Sua graça e através de Sua graça faz o Seu chamado!

Mas a final, qual é a abrangência desse chamado divino? Ele é tanto coletivo, como individual! Ou seja, existe o chamado divino que é para todos sem exceção, mas também existe o chamado que é para indivíduos específicos.

Para entendermos isso, nós precisamos compreender, que existem vários tipos de chamados de Deus!

DEUS CHAMA TANTO UM INDIVÍDUO ESPECÍFICO, COMO CHAMA TODOS INDEPENDENTE DE QUEM QUER QUE SEJAM.

Há um chamado de Deus que é universal, E, há também chamados individuais ou podemos assim dizer seletivos.

Todos precisamos atender ao chamado de Deus.

OBS. Chamado é tanto uma vocação quanto uma orientação.

O chamado acontece quando sentimos que algo nos chama para seguir um certo caminho em nossa vida.

Deus chamou especificamente Abrão, para a partir dele, trazer a existência o povo dentre o qual haveria de vir a semente da Mulher. Gn 12

Jacó estava debaixo de um chamado desde o ventre, chamado esse que estava ligado ao chamado de Abrão para que se fosse trazido a existência o povo dentre o qual haveria de vir a semente da mulher, a saber, o Messias que pisaria a cabeça da Serpente. Is 49:1-3

Deus chamou especificamente Moisés para ser o condutor do povo após a saída do Egito. Êx 3:10

Jeremias estava debaixo de um chamado desde o ventre. Jr 1:5

Deus chamou Samuel. 1 Sm 3:1-4

Deus chamou Ciro. Is 45:4

OU SEJA, DEUS CHAMA PESSOAS ESPECÍFICAS PARA DETERMINADAS MISSÕES SOBRE A TERRA!

DEUS CHAMOU A TODOS ESTES PARTICULARMENTE PARA MISSÕES ESPECÍFICAS SOBRE A TERRA E ISSO CONFORME SEU PERFEITO PROPÓSITO E SUA ETERNA SOBERANIA!

Agora, EM SE TRATANDO ESPECIFICAMENTO DE CHAMADO DIVINO SALVÍFICO EM SI:

Todos os Ninivitas para os quais Jonas pregou foram salvos, simplesmente porque quando Deus os chamou por meio da pregação, todos em Nínive se arrependeram e se voltaram para o Deus Verdadeiro. Jn 3:3-5,10

Noé e sua família foram salvos, simplesmente porque, quando Deus o chamou, ele não ensurdeceu os seus ouvidos se fazendo de surdo como todo o povo vinha fazendo naquela época; Noé foi chamado por Deus para ser preservado a fim de que a partir dele e de sua família a terra fosse repovoada novamente; não significa que o chamado divino salvífico não houvesse sido direcionado a todas as pessoas existentes sobre a terra nos dias de Noé antes de anunciar o dilúvio e até no momento em que o dilúvio foi anunciado, pois a construção da arca era o chamado de Deus a fim de que todo o povo se arrepende-se, se volta-se para Deus em sinceridade e verdade, exatamente como os ninivitas fizeram diante do anúncio do juízo que Deus enviaria e do chamado salvífico de Deus!

Noé achou graça aos olhos de Deus, por que: A pesar de viver no meio de uma sociedade totalmente corrompida, que não queria saber de ouvir o chamado de Deus, A pesar de viver no meio de uma sociedade que estava trilhando por um caminho sem volta simplesmente porque tal sociedade não queria abrir mão desse caminho mal, sociedade essa que estava indo de mal a pior, acrescentando pecado sobre pecado, sociedade essa cujos valores morais e éticos estavam totalmente degenerados, sociedade essa que estava cada vez mais mergulhada no pecado, Noé, por sua vez, pela graça de Deus, mesmos sendo sim um pecador, ele vivia de forma diferente naquela época, e isso fica provado pelo fato de que diante do chamado divino salvífico universal, Noé não tapa ou ensurdece os seus ouvidos, e foi por isso que Deus o salvou, porque ao contrário da sociedade no meio da qual Noé vivia, ele deu ouvidos ao chamado divino, coisa que os demais não quiseram fazer em todo o tempo e por isso pereceram pelo no dilúvio!

O mesmo se dá nos dias de hoje, grande parte da sociedade mundial que vive sobre a terra não quer ouvir o chamado salvífico de Deus que é universal, não quer abrir mão do mal caminho no qual estão trilhando, estão indo de mal a pior, acrescentando pecado sobre pecado, os valores morais e éticos estão de igual modo se degenerando cada vez mais, e assim como a sociedade no meio da qual Noé viveu, parte da sociedade dos dias atuais está de igual modo sob domínio e influência clara do príncipe das potestades do ar, o espírito que opera principalmente nos indivíduos obstinadamente desobedientes que se recusam a todo custo a dar ouvidos o chamado salvífico de Deus, mas nos dias de hoje existem aqueles que como Noé, procuram viver uma vida diferente pela graça de Deus, mesmo sendo pecadores, e quando estes ouvem o chamado de Deus, ao invés de ensurdecerem os ouvidos como muitos fazem, estes na verdade dão ouvidos ao chamado divino, correspondendo assim de forma positiva como Noé o fez, e assim são salvos não por meio da arca, mas por meio de Cristo que é representado pela arca através da qual Deus salvou Noé e sua família, enquanto que todo o restante dos seres humanos pereceram! Gn 6:13 \ Gn 7:1

Deus em se tratando de salvação de alma, Ele chama sim a todos. Atos 17:30,31

O chamado divino pode ser recusado: sim OU não?

Sim E Não, ou seja, Depende da situação; pois Jonas, por exemplo, ao receber o chamado divino para ir à Nínive pregar o arrependimento (que culminaria no arrependimento daquela nação inteira e na salvação daquela geração), Jonas se recusou e até fugir ele tentou fugir, mas Deus, por fim, o forçou a ir contra a vontade de Jonas e fazer o que o chamado divino dizia para que ele fizesse! Jn 1:1-3 \ At 26:14

Obs. O “recalcitrar contra os aguilhões”, fala inicialmente sobre o quão doloroso estava sendo para Paulo se opor ao Caminho, a Cristo; mas podemos também inserir tendo como pano de fundo a caso de Jonas que se Paulo tentasse relutar ao chamado divino ele iria passar por uma experiência semelhante a de Jonas pois a conversão de milhares de pessoas se daria por meio da pregação de Paulo como foi com Jonas.

Por outro lado, diversas vezes Deus chamou seu povo à um concerto, ao arrependimento, mas o povo não lhe dava ouvidos! Is 50:1,2 \ Is 65:12 \ Os 11:1,2 \ Jr 7:21-28

Toda geração que se recusa a dar ouvidos ao chamado divino salvífico, que se recusa a responder positivamente ao chamado divino salvífico, tende sem dúvidas, a perecer! E aqueles que se recusam a dar ouvidos ao chamado divino em se tratando de um a missão específica sobre a terra, tende a sofrer consequências desnecessárias!

Sendo assim: "Sede salvos desta geração que perece!"

Deus chama a todos à salvação, ou seja, a orientação divina é direcionada à todos, no tocante a arrepender-se e abraçar a graciosa salvação em Deus por meio da fé no Messias que é a glória de Israel e o Salvador do Mundo; e aos que responderem positivamente de forma contínua, serão verdadeiramente salvos como Noé o foi.

Deus não chama o homem para integrar uma religião ísmo, Deus chama o homem para estar conectado em Deus, em Cristo, e ao Corpo místico de Cristo na terra que é a igreja organismo vivo sem placa, cujos membros ao mesmo tempo que se encontram espalhados pelos 4 cantos da terra, estão ao mesmo tempo ligados um ao outro pelo mesmo Espírito que nos tais habita mediante a fé no Messias no qual creem e ao qual servem.

4. EXPIAÇÃO ILIMITADA E RESTRITA.

TEMÁTICA: “EXPIAÇÃO ILIMITADA SIM, MAS RESTRITA TAMBÉM!”

Texto Chave: Hebreus 2:17 diz: “Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para EXPIAR os pecados do povo.”

“Expiação”, quer dizer cobrir, reconciliar, pacificar.

NA ANTIGA ALIANÇA, DE FORMA BEM BÁSICA:

1. O sangue dos sacrifícios pelo pecado cobriam (Hebreus 10:4; Salmo 65:3).

2. O sangue dos sacrifícios reconciliavam (Isaías 59:2)

3. O sangue dos sacrifícios pacificavam (2 Samuel 24:25).

A expiação na antiga aliança não era algo para alguns e sim para todos da nação de Israel, o sacrifício era oferecido por todos, mas era necessário um arrependimento nacional de cada membro integrante da nação de Israel na antiga aliança.

A expiação na nova aliança é de uma abrangência muito maior, muito mais ampla, muito mais abrangente, e assim como na antiga aliança a expiação não era algo para alguns e sim para todos da nação de Israel, assim também na nova aliança a expiação é para o mundo inteiro, e assim como na antiga aliança era necessário um arrependimento nacional de cada membro integrante da nação de Israel, assim também na nova aliança é necessário um arrependimento mais abrangente ainda, ou seja, mundial de cada habitante desta terra em todas as nações do mundo.

NA NOVA ALIANÇA DE FORMA BEM BÁSICA:

1. O sangue tira o pecado (João 1:29).

2. O sangue reconcilia o pecador (2 Coríntios 5:18-20 \ Colossenses 1:19-23 \ Romanos 5:6-11).

3. O sangue pacifica (Romanos 5:1,9,10)

Através do sacrifício expiatório de animais, se fazia expiação, ou seja, cobriam-se os pecados, o que desencadeava reconciliação entre o pecador e Deus, e, o resultado era uma pacificação devido a apaziguação da ira de Deus para com o pecador.

Através do sacrifício expiatório de Cristo, se faz expiação, ou seja, tira-se os pecados, o que desencadeia reconciliação entre o pecador e Deus, e, o resultado é uma pacificação devido a apaziguação da ira de Deus para com o pecador.

A EXPIAÇÃO TANTO NA ANTIGA ALIANÇA QUANTO NA NOVA ALIANÇA SE TRATA DE ALGO ILIMITADO E RESTRITO:

1. A EXPIAÇÃO É ILIMITADA PELO SIMPLES FATO DE QUE É ALGO PARA TODOS!

1 Pedro 2:1,2 Caros filhinhos, estas palavras vos escrevo para que não pequeis. Se, entretanto, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e NÃO SOMENTE POR NOSSAS OFENSAS PESSOAIS, MAS PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO.

2. A EXPIAÇÃO É RESTRITA PELO SIMPLES FATO DE QUE É ALGO PARA OS QUE EM CONTATO COM A GRAÇA DE DEUS REAGEM POSITIVAMENTE ARREPENDENDO-SE E VOLTANDO-SE PARA DEUS EM SINCERIDADE PARA UMA NOVA VIDA EM DEUS E TAMBÉM EM CRISTO!

Marcos 14:24. Então lhes revelou: “Isto é o meu sangue da Aliança, o qual é derramado para o bem de MUITOS.”

PORÉM, FAÇO UMA OBSERVAÇÃO, ESSE ”MUITOS” PODE SER AQUI ENTENDIDO CORRETAMENTE DE DUAS FORMAS:

a) MUITOS no sentido de todos universalmente.

MUITOS, no sentido de todos universalmente se harmoniza com a expiação ilimitada feita para todos universalmente.

Romanos 5:15 Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se MUITOS morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para MUITOS! 16 Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. 17 Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. 18 Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de TODOS os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a TODOS os homens. 19 Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem MUITOS foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem MUITOS serão feitos justos.

b) MUITOS no sentido de quantidade, se tratando de uma multidão de pessoas.

MUITOS, no sentido de quantidade se tratando de uma multidão de pessoas se harmoniza com a expiação restrita, pois os que se arrependem e se voltam para Deus não são todos mas também são muitos, pois não foram e nem são 10 nem 20 e nem 100, mas sim milhares de milhares até o presente momento!

POR ISSO LEMOS QUE O SANGUE É DERRAMADO POR MUITOS E NÃO POR TODOS:

Mateus 25:28. Pois isto é o meu sangue da aliança, derramado EM BENEFÍCIO DE MUITOS, PARA REMISSÃO DE PECADOS.

A verdade é que a expiação É Pelos pecados do mundo inteiro ao mesmo tempo em que é restrita aos que hão de corresponder positivamente ao contato com a graça de Deus disponibilizada para todos, e com o Evangelho do Reino!

Deus é um salvador eficaz por si só; e não é ele quem falha nunca mas sim o ser humano, porque a salvação é uma via de mão dupla; ao mesmo que é Deus do início ao fim, do começo ao final, é também um processo de interação entre Deus e o ser humano, onde o ser humano com a ajuda de Deus precisa fazer continuamente sua parte, se arrependendo continuamente e se esforçando na fé para viver uma vida de obediência pois a característica do salvo é a obediência por ter sido salvo pela graça por meio da fé, e para manter a salvação recebida uma vez pela graça e por meio da fé em Deus e em Cristo.

CONCLUSÃO:

Jesus morreu para ser a propiciação pelos pecados do mundo todo, POR ISSO a expiação é ILIMITADA, MAS é verdade sim que, a pesar disso, o sangue de Cristo será eficaz na vida dos muitos e não de todos, porque não são todos os que correspondem positivamente, POR ISSO a expiação também é RESTRITA, pois sua eficácia se restringe aos que correspondem positivamente mediante a ação e o contato com a graça divina que pode ser comparada a um poderoso desfibrilador divino que possibilita ao ser humano morto em ofensas e pecados uma reação que pode ser positiva de voltar-se para Deus ou negativa de querer manter-se morto em ofensas e pecados, mesmo tendo contato com o Evangelho da Salvação.
5. A REAL SITUAÇÃO DOS FILHOS DE ADÃO.
TEMÁTICA: “A REAL CONDIÇÃO DOS FILHOS DE ADÃO APÓS A QUEDA DE ADÃO”

Texto chave: Romanos 3:22c,23 diz: "...Pois não faz diferença se alguém é judeu ou gentio, já que todos pecaram e carecem de receber o louvor de Deus."

Todos os filhos de Adão, todos os descendentes de Adão e Eva, estão destituídos da glória de Deus por que todos pecaram; todos são pecadores porque todos pecaram; e é ao pecar que o indivíduo se torna pecador; o indivíduo é inicialmente pecador porque peca, e após sua primeira transgressão, o indivíduo passa a pecar porque já é pecador; não nascemos em pecado; nos tornamos pecadores no momento que transgredimos.

O QUE ADÃO E EVA DEIXARAM COMO HERANÇA PARA SEUS FILHOS, PARA SUA POSTERIDADE, FORAM DUAS COISAS:

1.    Desequilíbrio nas inclinações internas que resulta em uma desajustada e humanamente falando irrefreável inclinação ao mal que resulta em pecado; ou seja, herdamos de Adão e Eva uma fortíssima propensão ao pecado que em dado ponto aflora em todos os filhos de Adão de uma forma ou de outra.

2.    Degradação ou degeneração celular, que trata-se do processo da morte física.

VAMOS FAZER UMA BREVE ANÁLISE DE UM TRECHO DO DISCURSO DE PAULO, UTILIZANDO ESSE DOIS PONTOS ACIMAS:

a)    Pela ofensa de um, muitos morrem por causa do ponto 2.

Vejamos: Rm 5:15 diz: “Contudo, não há comparação entre o dom gratuito e a transgressão. Pois, se MUITOS MORRERAM POR CAUSA DA DESOBEDIÊNCIA DE UM SÓ, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para multidões!”

b)    Pela ofensa de um que provocou julgamento e resultou em condenação dele, nós acabamos nos colocando debaixo de condenação por causa dos nossos próprio pecados, por causa do ponto 1.

Vejamos: Rm 5:16 diz: “Por isso, não se pode comparar a graça de Deus com a consequência do pecado de um só homem; porquanto, o julgamento derivou de uma só ofensa que resultou em condenação, mas o dom gratuito veio de muitas transgressões e trouxe a justificação.”

c)    Pela ofensa de um só a morte reinou por esse, por causa do ponto 2; a transgressão de Adão fez a morte chegar a todos, e cada pessoa morre porque cada pessoa peca - isto é, cada pessoa morre também pelo seu próprio pecado.

Vejamos: Rm 5:17 diz: “Pois, se PELA TRANSGRESSÃO DE UM SÓ HOMEM, A MORTE REINOU POR MEIO DESSE, muito mais os que recebem da transbordante provisão da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por intermédio de um único homem: Jesus Cristo!”

d)    Por uma só transgressão resultou em condenação sobre todos, ou seja, Adão e todos os seus filhos estão condenados a morrer fisicamente, e isso ocorre pelo cumprimento do ponto 2.

Vejamos: Rm 5:18 diz: “Portanto, assim como UMA SÓ TRANSGRESSÃO DETERMINOU NA CONDENAÇÃO DE TODOS OS SERES HUMANOS, assim igualmente um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.”

e)    Pela desobediência de um só muitos se tornaram pecadores, e isso ocorre como explicado no ponto 1.

Vejamos: Rm 5:19 diz: “Sendo assim, como POR MEIO DA DESOBEDIÊNCIA DE UM SÓ HOMEM MUITOS SE TORNARAM PECADORES, assim também, por intermédio da obediência de um único homem, muitos serão feitos justos.”

CONCLUSÃO:

Todos os filhos de Adão, ou seja, todos os descendentes de Adão, estão enquadrados no ponto 1 e 2, uma vez que pecam estão mortos em ofensas e pecados, uma vez que pecam estão destituídos da glória de Deus; os filhos de Adão, os descendentes de Adão e Eva, precisam da graça de Deus, pois ao atingirem a idade da razão (onde a ser humano passa a entender entre o que é certo, e o que é errado chegando ao ponto de ser responsável por suas próprias ações), e também o da ‘puberdade’ (do período de transição entre a infância e a adolescência, no qual ocorre o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e a aceleração do crescimento, levando ao início das funções reprodutivas), o ser humano se torna responsável por seus atos, e ao transgredir já na idade da razão e na fase da puberdade, conhecendo ou não a vontade de Deus, o tal é considerado culpado, seja por ter mentido, seja por ter cometido injustiça, seja por ter roubado, seja por ter furtado, seja por ter cobiçado, seja por ter assassinado, seja por ter desonrado, seja por ter se tornado avarento, seja por ter se tornado um idólatra, seja por ter se tornado um soberbo orgulhoso, seja por se tornar um prostituto imoral, seja por se tornar um fofoqueiro, seja por se tornar um alcoólatra, seja por se tornar um glutão; na verdade essa é a tendência dos filhos de Adão que começa a aflorar muito rápido, muito cedo (Gn 8:21) e a inclinação do ser humano por si só é desenfreadamente somente má (Gn 6:5); e mais ainda hoje em dia, pois além do problema existente na natureza humana de cada indivíduo filho de Adão, descendente de Adão, do fator externo, a saber, a sociedade, e Satã o tentador, ainda existem outros fatores externos, a saber, os programas de TVs, os conteúdos ilícitos em internet, que fazem aflorar sentimentos, desejos e vontades ilícitos.

Fato é que todos vão pecar, mas alguns farão isso em maior grau e outros em menor grau; é impossível aos filhos de Adão viverem sobre a terra sem pecar em algum momento mesmo sendo justo (Ec 7:20 \ 1 Jo 1:8 \ 1 Jo 2:1); é necessário a graça divina e o inculcar a palavra de Deus na mente e no coração por meio do ensino, aprendizado e absorvição, a fim de que seja produzido no ser humano já de pequeno, o temor a Senhor, o respeito a Deus.

Noé era pecador sim porque sem dúvida cometeu seus pecados, mas era pecador em menor grau, se comparado com a sociedade no meio da qual viveu, de modo que naquela época Noé foi um homem justo, graças a graça de Deus e aos princípios divinos que ele aprendeu e preservou, por isso achou graça aos olhos de Deus, pois enquanto todos se ensurdeceram ao chamado divino salvífico, Noé deu ouvidos.

Acaso podemos afirmar que a salvação de Noé foi mérito de Noé? Não! A salvação de Noé foi mérito de Deus que disponibilizou sua graça universal sem a qual Noé não conseguiria viver o estilo de vida que viveu sobre a terra antes do dilúvio!

O mesmo se dá nos dias de hoje!

Por meio da graça universal de Deus, do estudo das Escrituras, e do Poder divino internalizado e operante em nós através do Espírito do Deus Santo, nós podemos ser pecadores em menor grau, ao mesmo tempo em que vivemos em uma sociedade pecadora em maior grau e presa em um círculo vicioso de práticas que a domina e a escraviza, de modo que no meio dessa sociedade atual nós somos vistos como justos a pesar de sermos pecadores como eles, mas em menor grau!

Salvação não é mérito nosso e sim de Deus que de igual modo disponibilizou sua graça a nós, sem a qual nós não conseguiríamos viver o estilo de vida que podemos viver sobre a terra no meio dessa geração perversa e corrompida na qual vivemos no presente século; É a graça do início ao fim, Noé e nós só interagimos positivamente.
_______________________

BIBLIOGRAFIA:

Texto Integralmente Elaborado E Digitalizado Por Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário