sábado, 25 de maio de 2019

Contexto Histórico Do Salmo 23

Salmo 23:1

 :מִזְמוֹר לְדָוִד יְהוָה רֹעִי לֹא אֶחְסָר
Mizmôr leDauíd. ADONÁY Roí lo echsár
Salmo de Daví. O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

O rei Davi compôs esse cântico durante os momentos mais atribulados de sua vida. Ele estava fugindo de Saul e de seu exército, após deixar os seus pais aos cuidados do rei de Moabe, escondendo-se numa floresta estéril e desolada (“bosque” em algumas traduções). 2 Samuel 23:3-5

Ao perceber a própria situação de pura dependência divina em um ambiente sem conforto e alimento, Davi exclamou confiante: YHVH é meu Pastor, não me faltará!

Davi se escondeu na floresta e, percebendo que ali não conseguiria alimentos tão facilmente, confiou em Deus e nas suas provisões.

Essa interpretação é reforçada pelo fato dos judeus recitarem esse salmo após lavar as mãos e antes das bênçãos ao término das refeições.

Há uma ligação íntima do Salmo 23 e a refeição (“preparas uma mesa diante de mim”...”minha taça transborda”).

Segundo a tradição judaica, conduzida pelo rabino Arizal, esse texto tem 57 palavras, que é o mesmo valor numérico da palavra “Zan”, alimento.

Ele também contém 227 letras, que é o equivalente numérico da palavra “Brachá”, bênção.
Por esses ensinamentos, aqueles que recitam este salmo e vivem de sua mensagem serão abençoados com muitas provisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário