domingo, 19 de maio de 2019

“DE GRAÇA, MAS...”


Temática: “DE GRAÇA, MAS...”

Texto: Mateus 10:8 "Curai enfermos, purificai leprosos, ressuscitai mortos, expulsai demônios. Graciosamente recebestes, graciosamente dai."

Participando de um estudo bíblico, alguém mencionou esse texto e perguntou: "Porque nos dias de hoje, não se vê pessoas ressuscitando mortos sendo que poder para tal coisa foi dado por Cristo?"

No fim do estudo bíblico eu respondi: "Apesar de termos recebido de graça tal autoridade, tal poder, para realizar tais coisas, ainda sim há coisas que exige algo de nós!"

Por exemplo, apesar de terem recebido poder para expulsar demônios, houve um caso que 9 dos 12 passaram vergonha porque mesmo tendo autoridade eles ainda sim não conseguiram expulsar certo demônio da vida de um jovem.

E Jesus disse que o problema era a fé\confiança!

Mateus 17:19,20 Então os discípulos chegaram-se a Jesus e, em particular, lhe perguntaram: “Por qual motivo não nos foi possível expulsá-lo?” E Ele respondeu: “Por causa da pequenez da vossa fé. Pois com toda a certeza vos afirmo que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: ‘Passa daqui para acolá’, e ele passará. E nada vos será impossível!

E aí vem uma parte interessante:

“Mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum” (Mt 17:21);

OBSERVAÇÃO: Não consta por inteiro nos melhores e mais antigos manuscritos gregos, foi posteriormente tirado do texto grego de Marcos e introduzido no texto de Mateus por copistas.

“Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração e jejum”. (Mc 9:29);

OBSERVAÇÃO: O trecho "e jejum" trata-se de um acréscimo, tanto que em algumas bíblicas ele já consta entre colchetes e em outras esse trecho nem consta.

OU SEJA: Na verdade Na verdade, Jesus nunca exigiu uma vida de Jejum dos discípulos e deixou isso claro quando foi interrogado sobre o porque que os discípulos dele não jejuavam, e explicou que tal coisa eles iriam fazer após ele não estar mais presente com eles em carne. Jesus exigia deles sim o hábito de oração.

Marcos 2:18-20 "Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram ter com Jesus e inquiriram: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, mas os teus discípulos não jejuam?” Explicou-lhes Jesus: “Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto o têm consigo? Contudo, virão dias quando o noivo lhes será arrancado; e então, nessa ocasião, jejuarão."

O hábito de orar afeta positivamente em nossa confiança\fé em Deus e em Cristo, pois conforme nos relacionamos com Deus através da oração, a nossa fé\confiança é trabalhada, e se torna mais sólida, mais firme em Deus e em Cristo, de modo que não titubeamos diante de situações que exigem de nós auto nível de confiança em Deus e em Cristo.

“Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração”. (Mc 9:29).

Existem coisas que para acontecer por intermédio dos servos de Deus e de Cristo, exige-se de nós uma confiança\fé maior do que outras situações exigiriam de nós; é por isso que a igreja não deve negligenciar A SANTIFICAÇÃO E A ORAÇÃO HABITUAL.

Thiago G. Sanchez, servo, pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário