domingo, 19 de maio de 2019

"Dando Vida À Ossos Sequíssimos"


Temática: "Dando Vida À Ossos Sequíssimos"

Texto: Ez 37:1-3 "VEIO sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes."

Esta terrível visão que Ezequiel contemplou, se deu 20 anos após o que ocorreu em Daniel 3 no vale de Dura, lugar onde Nabucodonosor montou um ídolo e massacrou o exército dos judeus que foi infiel em Daniel 3, se curvando diante de uma enorme imagem de escultura toda de ouro; foi os ossos destes mortos que Ezequiel contemplou; todas essas mortes fizeram com que o povo perdesse as esperanças com relação a algo que antes eles acreditavam ser possível mas que agora após esse ocorrido eles acreditavam não ser mais possível de acontecer.

Quero, porém, pegar só o termo ossos secos, ossos sequíssimos; e trabalhar em cima deste termo.

Vejamos algumas passagens em provébios do Sábio Salomão:

Provérbios 13:12 A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida.

"Esperança", É: "O sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que se deseja."

A esperança demorada nos põe em um estado de alma e espírito, E, O desejo chegado nos põe em outro estado de alma, de espírito.

Provérbios 15:13 "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate."

Novamente dois estados de alma: coração alegre, E, espírito abatido.

Provérbios 17:22 "O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos."

Novamente dois estados de alma: coração alegre, E, espírito abatido.

Ez 37:11-13 "Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu."

Pessoas sem esperança, são pessoas com espírito abatido, e pessoas assim são comparadas a ossos secos, ossos sequíssimos, como estes que Ezequiel contemplou.

Deus é poderoso pra fazer!

Thiago G. Sanchez, servo, pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário