domingo, 19 de maio de 2019

“O PERIGO QUE A AUTOCONFIANÇA REPRESENTA”


Temática: “O PERIGO QUE A AUTOCONFIANÇA REPRESENTA”

Texto: Marcos 14:30 diz: “Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, esta noite, antes que o galo cante duas vezes, me negarás três vezes” (Bíblia de Jerusalém).

Cantar do Galo era o nome dado para a vigília da noite que ia da meia noite até 3 da madrugada.

A noite em Israel, durante o domínio do império romano, era dividida em 4 vigílias de 3 horas:
Primeira vigília: 19,20,21 hrs. Vigília da Noite
Segunda vigília: 22,23,24 hrs. Vigília da Meia Noite
Terceira vigília: 01,02,03 hrs. Vigília do Cantar do Galo
Quarta vigília: 04,05,06 hrs. Vigília da Manhã

Existem alguns entendimentos sobre a questão do cantar do galo mencionado por Jesus; basicamente (sem entrar em detalhes), uns entendem que trata-se da ave galo literalmente, enquanto que outros entendem que na verdade é uma referência ao tocar de trombeta na troca das guardas romanas, ou a que era tocada na fortaleza Antônia, durante certo período da madrugada.

Mas o foco aqui é não é se o galo que Jesus se refere, é a ave em si, ou se é a trombeta que anunciava a troca da guarda romana, ou se era a trombeta que era tocada da fortaleza Antônia!

O foco aqui é Pedro: Pedro foi avisado de que negaria o Mestre, Pedro não levou a sério o aviso, pois naquele momento se sentia autoconfiante.

“Autoconfiança”, SEGUNDO O DIC. é: “A convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa.”

Essa convicção que temos que ter, deve ser por acreditarmos que podemos, mas não por nós mesmos, ou de nós mesmos, e sim porque Deus nos ajuda, Deus nos capacita; ou seja, é por causa dele e não de nós mesmos.

Não é de autoconfiança que precisamos e sim de confiança em Deus!

Nossa confiança NÃO tem que estar em nós, não tem que estar em nosso potencial, nossa capacidade, nossas qualidades.

Nossa confiança tem que estar ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE em Deus.

De modo que sempre tenhamos em mente a, sempre reconheçamos a, e sempre nos coloquemos na, dependência dele, pra tudo!

Uma pessoa autoconfiante, é tão segura de si mesma, é tão convicta de algo, que ele ou ela acha simplesmente impossível que algo dê errado, e quando dá, aí ele ou ela se frustra, se decepciona, chora amargamente!

A pessoa autoconfiante é tão segura de si mesmo que ela não busca ajuda do alto, ela esquece, acha desnecessário.

A pessoa autoconfiante age como se não precisasse de ajuda, pois é totalmente segura em si e de si mesma.

A pessoa autoconfiante confia em si, quando na verdade deveria confiar em Deus.

Seja seguro, não por acreditar que pode fazer alguma coisa de si mesmo, mas por acreditar que Deus te ajuda e te capacita a fazer tal coisa!

Autoconfiança não é uma virtude de quem tem Deus.

Autoconfiança é algo pra quem não tem Deus, logo tem de confiar em si mesmo, já que vive sem Deus e sem Cristo no mundo.

Autoconfiança é um perigo.

Jesus jogou um balde de água fria na autoconfiança de Pedro, que dizia ser capaz de fazer e acontecer para permanecer ao lado de Jesus. Confiar em si mesmo é dar rédea solta ao pecado, que é a independência de Deus.

O que para o mundo se trata de uma virtude, para o cristão se trata de um perigo!

Em se tratando de autoconfiança, a sabedoria humana terrena diz: "Confie em si mesmo, seja autoconfiante, tenha autoconfiança". Mas Deus diz: "Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço" (Jeremias 17:5).

"Nós… que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne" (Filipenses 3:3).

"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmos 127:1).

"Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre." (Salmos 125:1)

"De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos" (2 Coríntios 1:9).

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé" (Salmos 20:7,8).

Se podemos algo, se somos capazes de algo, de passar por algo, de suportar algo, de aguentar algo, não com base na nossa própria capacidade humana e sim porque Deus nos capacita e nos fortalece, sendo assim é nele que nossa confiança precisa estar inteira e totalmente, 100%.

Josué tinha que confiar não em si mesmo, mas em Deus que estaria com ele o ajudando a atingir o objetivo que era entrar na terra prometida: "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Josué 1:9).

"Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:12,13).

Precisamos de mais confiança em Deus, e, de menos autoconfiança.

A não ser que você esteja sozinho, sem Deus e sem Cristo, no mundo!
Você está?


Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário