quinta-feira, 30 de maio de 2019

"AH, MAS EU NÃO SOU JUDEU! Mensagem 2"


Essa é a resposta afiada de alguns cristãos quando o assunto é obediência a Torah de Deus.

Essa declaração tem um problema.

Deus deu a Torah Dele, para o povo dEle, na aliança sinaítica Deus deu para os judeus israelitas e para os estrangeiros que viviam no meio deles, pois estes serviam ao mesmo Deus; os estrangeiros precisavam ser circuncidados externamente.

Na nova aliança Deus novamente deu a Torah dEle, para o povo dEle, a saber, para crentes dentre os judeus israelitas e para os crentes dentre os gentios que são estrangeiros; porém, pela fé e através da nova aliança estes dentre os judeus israelitas e dentre os gentios, que servem ao mesmo Deus e ao mesmo Messias, passam a ser um único povo, circuncidado no coração; não somos estrangeiros no meio deles, somos concidadãos juntamente com eles, e igualmente filhos de Abraão com eles a semelhança de Isaque, sendo assim, está errado esse negócio de: "Ah, eu não sou judeu, isso não é pra mim!", A não ser, é claro, que o assunto em questão seja circuncisão externa dos dentre os gentios, e, indumentária para os mesmos.

Fora de Cristo de fato existe essa distinção: judeu e não judeu; mas em Cristo quando adentramos na nova aliança essa distinção acaba; e os textos por si só evidenciam isso.

Vejamos alguns apenas:

Rm 9:1-5 Tudo é (e não, era, por supostamente haverem perdido) dos judeus, pois a eles foi dado.

Ef 1:11,12 Os gentios simplesmente não tinham nada no mundo éramos como o mendigo da parábola do rico e Lázaro.

Por isso, Paulo escreveu o que consta em: Rm 15:25-27 Eles sem saber repartiram conosco o que é deles pois à eles foi dado.

Rm 11:11-32 Os judeus de certa forma compartilharam conosco, e pela fé temos acesso as mesmas coisas, pois fomos unidos a Israel, enxertados em Israel e não somente em Cristo.

Por meio de Cristo, nós adentramos na nova aliança que Deus fez com o mesmo povo e assim nos tornamos membros integrantes do povo de Deus; Deus não trocou de povo, de esposa, Deus ampliou seu povo, sua esposa. Jr 31:31-34

No Israel de Deus, formado por indivíduos crentes dentre os judeus e dentre os gentios, não há mais esse negócio de judeu e não judeu, essa distinção acaba sem necessidade de proselitismo, pois agora mediante a fé ao adentrarmos na nova aliança, nós dentre judeus e dentre gentios, somos um só povo, o povo do Eterno, sem distinção; a igreja começa em Israel, não existe igreja sem Israel; não se pode desconectar a Igreja de Deus e de Cristo, de Israel; a teologia da substituição é uma teologia anátema, maldita, herética.

Os dentre os judeus são circuncidados duas vezes; os dentre os gentios são circuncidados apenas uma vez.

Somos então um só povo, com deveres iguais perante o Eterno, tendo acesso as mesmas promessas. Rm 2:13-29 / Ef 3:3 / Cl 2:11 / Cl 3:11 / Gl 3:28,29

As únicas coisas que de fato são única e exclusivamente para a descendência de Abraão segundo a carne, são a circuncisão externa, e as questões de indumentárias, só isso; não precisamos nos vestir como judeus e sermos circuncidados externamente para então fazermos parte do povo do Eterno, porque mediante a fé/confiança em Deus e no Cristo de Deus nós adentramos na nova aliança e nos tornamos integrantes do povo do Eterno, somos irmãos com promessas e deveres iguais.

Sobre a questão do dízimo na nova aliança, vejamos um texto: Hebreus 7:4-7

A prática da solidariedade, do dízimo, por exemplo, destinado a tribo de Levi, continuava sendo observada no período da nova aliança onde o Templo em Jerusalém ainda estava de pé e os judeus ainda não haviam sido dispersos de sua terra.

O princípio espiritual por detrás do Dízimo era e continua sendo o mesmo para Deus:

1. Reconhecimento;
2. Gratidão;
3. Solidariedade;
4. Amor praticado.


Para estes princípios, não há fronteiras e nem prazo de validade!
Tudo deve ser feito:

1. De boa vontade;
2. Com alegria;
3. De coração aberto;
4. Voluntariamente;
5. Por amor;
6. Por gratidão;
7. Por reconhecimento.


O ponta pé inicial é 10%, e o ápice é 100%!

A História Da Humanidade Não Se Divide Em Dispensações!

John Nelson Darby foi o responsável por elaborar uma visão dispensacionalista; segundo ele, Deus trabalha com dispensações, que ao todo seriam sete:

1. Inocência.
2. Consciência.
3. Governo humano.
4. Patriarcal.
5. Lei.
6. Da igreja e graça.
7. Dispensação do Reino.


Essa linha teológica é também pré-tribulacionista.

No dispensacionalismo se ensina que lei é uma dispensação com tempo para começar e pra acabar por causa da incapacidade humana, e que a graça de Deus é uma dispensação com tempo para começar e com tempo para acabar; bem como se ensina que a igreja assumiu o lugar de Israel como povo de Deus; nesse caso a graça substituiu a lei, o evangelho substituiu a torah, a igreja substituiu israel; Só que não é bem assim!

Primeira coisa: Deus não divide a história da humanidade em dispensações.

A palavra dispensação aparece sim algumas poucas vezes nos escritos da nova aliança:

Ef 1:10 dispensação da plenitude dos tempos...
Ef 3:2 dispensação da graça de Deus [não é a dispensação da graça ensinada no dispensacionalismo; o sentido aqui é outro.]...
Ef 3:9,2-6 dispensação do mistério...
Cl 1:25 dispensação de Deus...


Porém, o que Paulo está querendo ensinar é que: Aprouve a Deus num tempo determinado por Ele mesmo, enviar Seu Filho para formar um povo para Deus o Pai composto por pessoas dentre todas as nações da terra, a começar por Israel, e isso se dá na Nova Aliança inaugurada oficialmente na cruz com o derramamento de sangue do Cordeiro de Deus; Deus manifestou essa graça de forma mais plena através de Cristo mediante a nova aliança feita com as duas casas de Israel, neste tempo presente que Paulo chama de "a dispensação da plenitude dos tempos", onde o mistério oculto, que é fazer com que pessoas de todas as nações se tornem o povo do Eterno por intermédio da fé em Cristo, foi revelado, e está até agora em processo de cumprimento.

Essa dispensação sim existe, e é nesse tempo que estamos; porém, a história da humanidade não se divide em dispensações; e aí entra a segunda coisa.

Segunda coisa: Deus trabalha desde o princípio com alianças, e isso está registrado.

Veja muitas destas alianças:

1) Aliança Adãmica. Os 6:7
2) Aliança Noatica, Universal. Gn 9:9-17
Aliança Patriarcal 
3) com Abraão, Gn 15:12-21; Gn 17:4
4) Isaque, Gn 26:3-5
5) Jacó, Gn 28:13-15
6) Com Israel. Êx 31:16
7) Aliança Sinaítica com Israel. Êx 24:1-11
8) Aliança com Josué. Js 1:1-8
9) Aliança Davídica. 1 Cr 17:1-15 / 2 Sm 23:5
10) Nova Aliança que adentra a eternidade com as duas casas de Israel. Jr 31:31-34


A história da humanidade se divide em alianças e não em dispensações!
As principais alianças são:

1. Com Adão.
2. Com Noé e Humanidade.
3. Com os patriarcas.
4. Com Israel no Sinai.
5. Com Davi.
6. Com Israel no Calvário.


Neste tempo presente:

1. A igreja não substituiu Israel como povo de Deus, nós fomos enxertados.
2. A graça não substituiu a lei.
3. O evangelho não substituiu a Torah de Deus.


Lei e Torah é a mesma coisa; quando se fala tempo da lei está sendo dito tempo da torah; o que envelheceu e acabou não foi a lei de Deus, não foi a torah de Deus, foi tão somente a aliança feita no Sinai!

Sendo assim, a expressão "tempo da lei", dando a entender que hoje não se deve observar mais a Lei de Deus, a Torah de Deus, não passa de um grande equívoco no interpretar as cartas Paulinas.

Thiago Sanchez, servo, pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário