sábado, 18 de maio de 2019

“O Véu Se Rasgou Do Alto A baixo”


Temática: “O Véu Se Rasgou Do Alto A baixo”

Texto: E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. Marcos 15:38

Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará. E colocá-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo, Êxodo 26:31-33

Levítico 16:2 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque Eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.

Quanto ao véu que cobria o Santo dos Santos, ele possuiu tamanhos variados conforme as mudanças que ocorreram com o santuário. Nos dias de Moisés, o véu media 10 côvados, cerca de 4,5 de largura e altura. O véu do templo de Salomão media 30 côvados, cerca de 13,5 m de altura. O segundo templo construído nos dias de Neemias e Esdras era muito simples, porém quando Herodes o Grande reformou o templo, o véu media 40 côvados. Há uma certa dificuldade em precisar a mensuração do côvado nessas diferentes épocas, porém o historiador judeu Flávio Josefo deu algumas descrições sobre o véu do templo em seus dias, que também foi contemporâneo de Jesus. Ele tinha pelo menos 18 metros de altura por 18 de largura e a sua espessura era de 12 cm.

Josefo relatou que aquele véu com uma espessura de 12 cm nem sequer dois cavalos puxando um de cada lado teriam a força necessária para rompê-lo. Portanto o véu que se rasgou em duas partes de cima a baixo foi algo que os sacerdotes e todo o Israel não conseguiam explicar.

“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo” (Mateus 27:50-51a).

Hebreus 10:19-21 "Sendo assim, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos mediante o sangue de Jesus, por um novo e vivo Caminho que Ele nos descortinou por intermédio do véu, isto é, do seu próprio corpo; e tendo um magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus."

Thiago G. Sanchez, servo, pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário