terça-feira, 19 de março de 2019

TEMA: “COMO DESFRUTAR DAS BÊNÇÃOS\PROMESSAS JÁ LIBERADAS?”


[Obs: textos inseridos aqui são da tradução NVI(br)]

Obs: Essa mensagem vale primeiramente para Israel e depois à nós – Gentios (comunidade gentílica messiânica – Igreja) enxertados na boa oliveira que é Israel

Deuteronômio 28: 1a na NVI diz: “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu D’us, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou...”

Israel nesse momento, se encontrava ainda no deserto, na transição do Egito à Terra Prometida, quase 40 anos se passaram desde o dia que Israel saiu do Egito à Terra de Canaã; D’us TINHA E AINDA TEM coisas extraordinárias à fazer por esse povo que D’us formou dentre todos os povos para si.

Moisés está dizendo àquela geração do povo de D’us: Há se vocês aplicarem os ensinamentos que eu estou lhes transmitindo da parte de D’us; sabe o que D’us vai fazer na vida de vocês e por vocês?!

E Moisés diz o que D’us fará por Israel: V 1b na NVI diz: “...O Senhor, o seu D’us, os colocará muito acima de todas as nações da terra.”

Mas de que maneira D’us fará isso?! V 2a na NVI diz: “Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão...”

Ou seja: D’us fará isso por meio das bênçãos que Ele irá liberar sobre o seu povo Israel.

Moisés, porém, frisa que há uma condição para que D’us os exalte, liberando todas as suas bênçãos sobre esse povo para que delas eles desfrutem. V 2b na NVI diz: “...se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus.”
                                                        
VEJAMOS A MANEIRA COMO MOISÉS DECLARA QUE D’US ABENÇOARÁ SEU POVO ISRAEL:
1= V 3 na NVI diz: “Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo.”
O que significa isso? Significa que D’us abençoaria Israel em qualquer lugar.

2= V 4 na NVI diz: “Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos.”
O que significa isso? Significa que não haveria nenhum tipo de esterilidade no meio de Israel.

3= V 5 na NVI diz: “A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas.”
O que isso significa? Significa que D’us abençoará o transporte e o instrumento de trabalho.

4= V 6 na NVI diz: “Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.”
O que isso significa? Significa que D’us fará dar tudo certo.

5= V 7 na NVI diz: “O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão.”
O que isso significa? Significa que D’us fará Israel ter sempre êxito nas guerras e batalhas.

6= V 8 na NVI diz: “O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá.”
O que isso significa? Significa que tudo o que Israel tem e faz, D’us abençoará.

7= V 9a na NVI diz: “O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento...”
O que isso significa? Significa que D’us confirmará aquilo que um dia saiu da boca Dele.

Moisés frisa novamente o seguinte: V 9b na NVI diz: essas coisas só vão acontecer se: “Israel guardar os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andar nos caminhos dele.”


8= V 10 na NVI diz: “Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês.”
O que isso significa? Significa que o que D’us queria com tudo isso era, que Israel fosse conhecido como povo de D’us, cujo El Shaday estava ao lado deles e com eles para abençoa-los em todos os sentidos, inclusive material; D’us faria Israel alcançar esse testemunho de todos os povos ao redor.

9= V 11 na NVI diz: “O Senhor lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês.”
O que isso significa? Significa que D’us faria de Israel um povo bem sucedido em todos os sentidos e em todas as coisas.

10= V 12 na NVI diz: “O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado.”
O que isso significa? Significa que todas as bênçãos que sobre Israel há de vir, virá do céu; D’us irá liberar todas as bênçãos sobre seu povo Israel e fará de Israel um instrumento de benção no mundo.

11= V 13 na NVI diz: “O Senhor fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, do seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo.”
O que significa isso? Significa que D’us fará de Israel uma nação líder.

V 14 na NVI diz: “Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto.”
O que isso significa? Significa que tudo isso está condicionado a obediência à aliança de Deus que deu início no Sinai; Aliança essa (chamada de ‘nova aliança’ – Hb. B’rit Hadashah), iniciada no Sinai, e concluída no Calvário através do sacrifício de Cristo.

O que é a nova aliança? Seria a exclusão da lei\torá? Vejamos na palavra:

Jeremias 31: 31-33 Obs: V 33 na A.r.a diz: “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: NA MENTE, LHES IMPRIMIREI AS MINHAS LEIS, TAMBÉM NO CORAÇÃO LHAS INSCREVEREI; EU SEREI O SEU D’US, E ELES SERÃO O MEU POVO.”

Não existe nova aliança sem a Lei ou Torá. A nova aliança é a Lei\torá tirada das pedras e escrita não com tinta, mas com o Espírito do D’us vivo, no coração não mais de pedra, mas de carne; a nova aliança não é a anulação da Lei\Torá.

V 33 A explicação sobre o que é a nova aliança NO ORIGINAL: “Dei (Obs: passado\No Sinai) a minha torá entre eles ou no meio deles (escrita em pedras), e sobre o coração deles a escreverei (Futuro\No Calvário) (a torá) no seu coração; e serei para eles D’us e eles serão pra mim como povo”

O que vemos aqui então é na verdade O processo da nova aliança; porque o que aconteceu no Sinai já era o início da nova aliança! Segundo como está escrito NO ORIGINAL. Porém, a JFA remove o Sinai e apresenta apenas o calvário; já o original apresenta o Sinai e o Calvário!

Hoje, temos (e quando digo ‘temos’ eu me refiro primeiramente a Israel e depois à nós – Gentios [comunidade gentílica messiânica – Igreja] enxertados na boa oliveira que é Israel, fazendo parte assim também de Israel) da parte de D’US, em CRISTO (através da FÉ Nele) todas as bênçãos de que necessitamos por meio da GRAÇA dele, mas só usufruímos dessas bênçãos mediante a OBEDIÊNCIA à sua voz\palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário