quarta-feira, 20 de março de 2019

"Respondendo ao porquê de Asafe"


Porque os ímpios prosperam e vive dias bons enquanto que os justos na maioria das vezes vivem o oposto?
Texto: Salmos: 73. 1. Um salmo da família de Asafe. Com toda a certeza Deus é bom para Israel, ou seja, para todos quantos cultivam um coração sincero! 2. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. 3. Porquanto eu acumulava inveja dos arrogantes, ao ver a prosperidade desses ímpios. 4. Eles não passam por crises e sofrimentos, e têm o corpo esbelto e saudável. 5. Estão livres dos fardos cotidianos impostos a todos os mortais, não são atingidos por doenças como a maioria das pessoas. 6. Por isso, a soberba lhes serve de colar e, em seu orgulho, se vestem de violência. 7. Do seu íntimo brota a maldade, assim como da sua mente transbordam todos os ardis. 8. Eles zombam, e suas palavras são repletas de malícia; em sua arrogância exaltam a própria corrupção. 9. Contra os céus dirigem as palavras de suas bocas, e pela terra fazem espalhar a maldade de suas línguas. 10. Por isso, seu povo se volta para eles e se delicia sorvendo suas palavras até saciar-se. 11. Eles questionam: “Acaso poderá Deus saber disso? O Altíssimo se ocupará desses assuntos?” 12. Assim são os ímpios: sempre seguros, acumulando riquezas. 13. Pensando dessa forma, em vão conservei puro o coração e lavei as mãos em sinal de inocência? 14. Para que me atormento o dia todo, e sou repreendido, toda manhã? 15. Caso levasse a efeito me expressar assim, eu teria renegado a linhagem de teus filhos.
Dois textos importantes para podermos responder corretamente ao porquê de Asafe:
1) Mateus 5:45 "...que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos."
2) Lucas: 16. 19. Havia um certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que despendia todos os dias de sua vida de forma regalada.  20. E havia também um outro homem, chamado Lázaro, que coberto de chagas, vivia a esmolar, e fora abandonado no portão do homem rico.  21. Lázaro ansiava por alimentar-se ao menos das migalhas que porventura viessem a cair da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas.  22. E assim, chegou o dia em que o mendigo morreu e os anjos o levaram para junto de Abraão. Entretanto, o homem rico também morreu e foi sepultado.  23. Mas no Hades, onde estava em tormentos, ele olhou para cima e observou Abraão ao longe, com Lázaro ao seu lado.  24. Então, gritou: ‘Pai Abraão! Tem compaixão de mim e manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porquanto estou sofrendo muito em meio a estas chamas!’  25. No entanto, Abraão lhe replicou: ‘Filho, recorda-te de que recebeste todos os teus bens durante a tua vida, e Lázaro foi afligido por muitos males. Agora, entretanto, aqui ele está sendo consolado, enquanto tu estás padecendo.
Ou seja:
1. O RICO:
O rico aponta para o ímpio.
O ímpio recebe todo bem (pelo bem que tiver que feito em vida) em vida.
O ímpio após a morte não receberá bem algum.
O ímpio diz respeito também ao religioso que vive na impiedade.
O ir para o Hades e ser consumido por chamas diz respeito ao fogo eterno, ou seja, o lago de fogo, preparado para o diabo e seus anjos.
O abismo entre um ambiente e outro, é para ilustrar que se trata de uma situação inalterável.
A presença do Pai Abraão nessa história é para confrontar a falsa sensação de segurança alimentada pelos descendentes de Abraão segundo a carne quanto ao fogo juízo reservado para os que vivem na impiedade.
2. O MENDIGO:
Recebe o nome de Lázaro.
Lázaro na verdade é a transliteração grega do hebraico Elazar.
Elazar significa: Ajudado por Deus.
Esse mendigo era uma pessoa que confiava em Deus.
Esse mendigo era um homem justo.
Esse homem mesmo sendo justo ele só experimentou males e ainda sim manteve sua confiança firme em Deus.
O mendigo estava no estado deplorável, ele representa os pecadores arrependidos que haviam se achegado a Cristo, publicanos, meretrizes, que os religiosos desprezavam, ignoravam, e consideravam a escória da sociedade, pessoas  que os religiosos consideravam como sendo destinadas ao fogo eterno, ao juízo.
O justo pode até receber em vida, o bem, pelo bem que faz em vida, inclusive o mal, pelo mal que faz em vida, o justo pode até mesmo sofrer males injustamente, mas o justo pode esperar o bem que lhe estará reservado após a morte, num determinado momento por causa da sua confiança em Deus e em Cristo.
Esse determinado momento diz respeito ao Reino de Deus (a Era Messiânica) bem como a Eternidade na terra nova debaixo do céu novo, após o grande juízo final.
O ímpio até pode fazer algumas boas ações, e o que ele tiver que receber de bem ele receberá em vida pelas boas ações, mas após a morte ele num dado momento receberá a recompensa pelo seu estado diante de Deus: sem Deus e sem Cristo no mundo.
Salmo 73: 16. Todavia, quando busquei compreender tudo isso, reconheci que estava diante de uma tarefa muito acima das minhas forças; 17. até que entrei na Casa de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios.
Salmos: 73. 18. Na verdade, tu os colocas em terreno escorregadio e os fazes cair na destruição. 19. Como são destruídos de repente, absolutamente tomados de terror! 20. São como um breve sonho que se vai assim que acordamos; quando te levantares, ó Senhor, tu os farás desaparecer. 21. Quando meu coração estava amargurado e no meu íntimo curtia a inveja, 22. era eu um insensato e ignorante; minha atitude para contigo era semelhante a de um animal irracional. 23. Contudo, sempre estou diante de Ti; portanto, tomas a minha mão direita e me susténs. 24. Tu me diriges de acordo com os teus desígnios, e no fim me acolherás em glória. 25. A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti! 26. Embora minha carne e meu coração definhem, Deus é a rocha do meu coração e minha herança para sempre. 27. Eis que perecerão os que de ti se afastam, tu exterminas a todos os que te rejeitam. 28. Eu, porém, tenho por felicidade estar na presença de Deus. Em ti, Eterno Deus, deposito minha plena confiança, para proclamar todas as tuas obras!
Asafe foi um levita nos dias de Davi. Salmos: 37. 1. Ao mestre de música. Um salmo de Davi, servo do SENHOR. Não te indignes por causa das más pessoas; nem tenhas inveja daqueles que praticam a injustiça. 2. Pois eles em pouco tempo secarão como o capim, e como a relva verde logo murcharão. 3. Confia no SENHOR e pratica o bem; assim habitarás em paz na terra e te nutrirás com a fé. 4. Deleita-te no SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração. 5. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais Ele fará.
Conclusão:
Salmos: 73. 1. Um salmo da família de Asafe. Com toda a certeza Deus é bom para Israel, ou seja, para todos quantos cultivam um coração sincero!

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