Porque os ímpios prosperam e vive dias
bons enquanto que os justos na maioria das vezes vivem o oposto?
Texto: Salmos: 73. 1. Um salmo da
família de Asafe. Com toda a certeza Deus é bom para Israel, ou seja, para
todos quantos cultivam um coração sincero! 2. Quanto a mim, os meus pés quase
tropeçaram; por pouco não escorreguei. 3. Porquanto eu acumulava inveja dos
arrogantes, ao ver a prosperidade desses ímpios. 4. Eles não passam por crises
e sofrimentos, e têm o corpo esbelto e saudável. 5. Estão livres dos fardos
cotidianos impostos a todos os mortais, não são atingidos por doenças como a
maioria das pessoas. 6. Por isso, a soberba lhes serve de colar e, em seu
orgulho, se vestem de violência. 7. Do seu íntimo brota a maldade, assim como
da sua mente transbordam todos os ardis. 8. Eles zombam, e suas palavras são
repletas de malícia; em sua arrogância exaltam a própria corrupção. 9. Contra
os céus dirigem as palavras de suas bocas, e pela terra fazem espalhar a
maldade de suas línguas. 10. Por isso, seu povo se volta para eles e se delicia
sorvendo suas palavras até saciar-se. 11. Eles questionam: “Acaso poderá Deus
saber disso? O Altíssimo se ocupará desses assuntos?” 12. Assim são os ímpios:
sempre seguros, acumulando riquezas. 13. Pensando dessa forma, em vão conservei
puro o coração e lavei as mãos em sinal de inocência? 14. Para que me atormento
o dia todo, e sou repreendido, toda manhã? 15. Caso levasse a efeito me
expressar assim, eu teria renegado a linhagem de teus filhos.
Dois textos importantes para podermos
responder corretamente ao porquê de Asafe:
1) Mateus 5:45 "...que Ele faz
raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e
injustos."
2) Lucas: 16. 19. Havia um certo homem
rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que despendia todos os
dias de sua vida de forma regalada. 20. E havia também um outro homem,
chamado Lázaro, que coberto de chagas, vivia a esmolar, e fora abandonado no
portão do homem rico. 21. Lázaro ansiava por alimentar-se ao menos das
migalhas que porventura viessem a cair da mesa do rico. Até os cães vinham
lamber suas feridas. 22. E assim, chegou o dia em que o mendigo morreu e
os anjos o levaram para junto de Abraão. Entretanto, o homem rico também morreu
e foi sepultado. 23. Mas no Hades, onde estava em tormentos, ele olhou
para cima e observou Abraão ao longe, com Lázaro ao seu lado. 24. Então,
gritou: ‘Pai Abraão! Tem compaixão de mim e manda a Lázaro que molhe em água a
ponta do dedo e me refresque a língua, porquanto estou sofrendo muito em meio a
estas chamas!’ 25. No entanto, Abraão lhe replicou: ‘Filho, recorda-te de
que recebeste todos os teus bens durante a tua vida, e Lázaro foi afligido por
muitos males. Agora, entretanto, aqui ele está sendo consolado, enquanto tu
estás padecendo.
Ou seja:
1. O RICO:
O rico aponta para o ímpio.
O ímpio recebe todo bem (pelo bem que
tiver que feito em vida) em vida.
O ímpio após a morte não receberá bem
algum.
O ímpio diz respeito também ao
religioso que vive na impiedade.
O ir para o Hades e ser consumido por
chamas diz respeito ao fogo eterno, ou seja, o lago de fogo, preparado para o
diabo e seus anjos.
O abismo entre um ambiente e outro, é
para ilustrar que se trata de uma situação inalterável.
A presença do Pai Abraão nessa
história é para confrontar a falsa sensação de segurança alimentada pelos
descendentes de Abraão segundo a carne quanto ao fogo juízo reservado para os
que vivem na impiedade.
2. O MENDIGO:
Recebe o nome de Lázaro.
Lázaro na verdade é a transliteração
grega do hebraico Elazar.
Elazar significa: Ajudado por Deus.
Esse mendigo era uma pessoa que
confiava em Deus.
Esse mendigo era um homem justo.
Esse homem mesmo sendo justo ele só
experimentou males e ainda sim manteve sua confiança firme em Deus.
O mendigo estava no estado deplorável,
ele representa os pecadores arrependidos que haviam se achegado a Cristo,
publicanos, meretrizes, que os religiosos desprezavam, ignoravam, e
consideravam a escória da sociedade, pessoas que os religiosos
consideravam como sendo destinadas ao fogo eterno, ao juízo.
O justo pode até receber em vida, o
bem, pelo bem que faz em vida, inclusive o mal, pelo mal que faz em vida, o
justo pode até mesmo sofrer males injustamente, mas o justo pode esperar o bem
que lhe estará reservado após a morte, num determinado momento por causa da sua
confiança em Deus e em Cristo.
Esse determinado momento diz respeito
ao Reino de Deus (a Era Messiânica) bem como a Eternidade na terra nova debaixo
do céu novo, após o grande juízo final.
O ímpio até pode fazer algumas boas
ações, e o que ele tiver que receber de bem ele receberá em vida pelas boas
ações, mas após a morte ele num dado momento receberá a recompensa pelo seu
estado diante de Deus: sem Deus e sem Cristo no mundo.
Salmo 73: 16. Todavia, quando busquei
compreender tudo isso, reconheci que estava diante de uma tarefa muito acima
das minhas forças; 17. até que entrei na Casa de Deus, e então compreendi o
destino dos ímpios.
Salmos: 73. 18. Na verdade, tu os
colocas em terreno escorregadio e os fazes cair na destruição. 19. Como são
destruídos de repente, absolutamente tomados de terror! 20. São como um breve
sonho que se vai assim que acordamos; quando te levantares, ó Senhor, tu os
farás desaparecer. 21. Quando meu coração estava amargurado e no meu íntimo
curtia a inveja, 22. era eu um insensato e ignorante; minha atitude para
contigo era semelhante a de um animal irracional. 23. Contudo, sempre estou
diante de Ti; portanto, tomas a minha mão direita e me susténs. 24. Tu me
diriges de acordo com os teus desígnios, e no fim me acolherás em glória. 25. A
quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar
junto a ti! 26. Embora minha carne e meu coração definhem, Deus é a rocha do
meu coração e minha herança para sempre. 27. Eis que perecerão os que de ti se
afastam, tu exterminas a todos os que te rejeitam. 28. Eu, porém, tenho por
felicidade estar na presença de Deus. Em ti, Eterno Deus, deposito minha plena
confiança, para proclamar todas as tuas obras!
Asafe foi um levita nos dias de Davi.
Salmos: 37. 1. Ao mestre de música. Um salmo de Davi, servo do SENHOR. Não te
indignes por causa das más pessoas; nem tenhas inveja daqueles que praticam a
injustiça. 2. Pois eles em pouco tempo secarão como o capim, e como a relva
verde logo murcharão. 3. Confia no SENHOR e pratica o bem; assim habitarás em
paz na terra e te nutrirás com a fé. 4. Deleita-te no SENHOR, e Ele satisfará
os desejos do teu coração. 5. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o
mais Ele fará.
Conclusão:
Salmos: 73. 1. Um salmo da família de
Asafe. Com toda a certeza Deus é bom para Israel, ou seja, para todos quantos
cultivam um coração sincero!
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