Ef
2:14,15 "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo
derrubado a parede de separação que estava no meio, a inimizade, ABOLIU, na sua
carne, A LEI DOS MANDAMENTOS EM FORMA DE ORDENANÇAS, para que dos dois criasse
em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz".
Esta
parece ser uma contradição entre as palavras de Jesus e as palavras do
apóstolo. Jesus disse que não veio para "abolir" a Torá e o apóstolo
dos gentios (Paulo) disse que Jesus aboliu na sua carne a "Torá dos
Mandamentos na Forma de Ordenanças". Na verdade são os detalhes do texto
que provam que não! Muitos teólogos se baseiam neste texto para afirmarem que
JESUS ABOLIU A LEI\TORAH. Mas, cometem um erro básico de interpretação. Paulo é
explicito ao afirmar que, o que JESUS aboliu foi: A LEI\TORAH? Não! Foi a
"LEI DOS MANDAMENTOS EM FORMA DE ORDENANÇAS" isto é apenas um elemento
com várias expressões. Na verdade deve-se entender a palavra
"ordenanças" no original para uma compreensão precisa.
"Ordenanças"
no grego é o substantivo "dogmas" (δογμα)
[dogma], esta expressão pode ser traduzida como interpretação, dogma, doutrina
de homens, etc. Esta expressão grega aparece no Novo Testamento sempre
associado com "ordenanças de homens" nunca com ordenanças dadas por
Deus. A palavra grega para ordenanças no N.T. é dikaioma [dikaiwma] e não
dogma. Esta é a diferença básica.
Concluímos com isto que,
o que JESUS aboliu foram "AS ORDENANÇAS EXTRA-BÍBLICAS DO HOMEM".
Se observarmos o início
do trecho citado e analisarmos a história perceberemos que isto faz sentido. O
texto diz que Jesus derrubou a parede de separação que estava entre judeus e
gentios, fazendo a paz. Esta parede era literal, no templo de Jerusalém
existiam compartimentos para os visitantes do templo. Estes compartimentos eram
separados por paredes ou muros, existia o pátio dos sacerdotes, dos homens
judeus, dos gentios e das mulheres. Sendo assim os judeus estavam mais próximos
do templo e os gentios separados destes, estavam mais distantes. Mas,
pergunta-se: Onde está na Torá ou nos Profetas uma ordenança que diz que os
gentios que temiam o Deus de Israel deveriam ficar longe dos judeus ou
separados por <<um muro>> dos mesmos? Em lugar nenhum! Na verdade
esta era uma "INTERPRETAÇÃO EXTRA-BÍBLICAS DE HOMENS ESTABELECIDAS COMO
MANDAMENTO OU ORDENANÇA", um dogma que afastava os não-judeus da Torá e da
presença de Deus.
Um texto interessante:
Ezequiel 44:7,9 diz: Porque introduzistes estrangeiros, incircuncisos de
coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o
profanarem em minha casa, quando ofereceis o meu pão, a gordura, e o sangue; e
eles invalidaram a minha aliança, por causa de todas as vossas abominações.
Assim diz o Senhor DEUS: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração ou
incircunciso de carne, entrará no meu santuário, dentre os estrangeiros que se
acharem no meio dos filhos de Israel.
Em que lugar aqui Deus
diz pra edificar <<um muro>> de separação? Em lugar nenhum; Deus
disse sim é verdade que nenhum estrangeiro incircunciso de coração ou de carne
entrará no Santuário dEle, dentre os estrangeiros que se acharem no meio dos
filhos de Israel!
Mas veja que coisa
interessante: Mediante a nova aliança, nós que sem cristo somos gentios e
estrangeiros, ao crermos no Deus de Israel e no Seu Messias que deu a vida no
Madeiro, deixamos de ser estrangeiros, deixamos de ser gentios, também não nos
tornamos judeus, mas através da fé\confiança em Deus e no Seu Messias, ao
adentrarmos na nova aliança feita por Deus com toda a casa de Israel e de Judá,
nós nos tornamos pela fé\confiança, membros integrantes da família de Deus, bem
como circuncidados no coração!
Sendo assim, não há mais
distinção e separação, pois através da nova aliança e mediante a fé fomos
unidos a Israel, passamos a fazer parte de Israel!
Efésios 2:19 Portanto,
não sois mais estrangeiros, nem imigrantes; pelo contrário, sois concidadãos
dos santos e membros da família de Deus,
Foi exatamente esta
distinção que OCASIONAVA SEPARAÇÃO que Jesus veio abolir, E NÃO A TORAH DE
DEUS. Para que dos judeus e gentios fizesse apenas um povo, nele, cada um
cumprindo seu respectivo chamado.
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