HB 10: 4
EXISTE UM DIA CONHECIDO COMO DIA DO PERDÃO. EM HEBRAICO SE DIZ: YOM KIPPUR. É A ESSE DIA QUE O ESCRITOR DESTE DOCUMENTO ESTÁ SE REFERINDO AQUI.
NESSE DIA ERA REALIZADA EXPIAÇÃO PRIMEIRAMENTE DO SUMO SACERDOTE.
EM SEGUIDA ERA REALIZADA EXPIAÇÃO DO POVO.
COMO RESUMIDAMENTE PODEMOS LER EM: HEBREUS 5: 1-3
NA EXPIAÇÃO DO SUMO SACERDOTE:
O SUMO SACERDOTE PEGAVA UM BOI JOVEM OU UM TOURO (DO REBANHO DELE) E OFERECIA POR ELE E POR SUA CASA, SOBRE O ALTAR DO SACRIFÍCIO, VESTIDO DE VESTE DE LINHO BRANCO ELE ENTRAVA NO SANTUÁRIO EM DIREÇÃO AO SANTO DOS SANTOS LEVANDO O SANGUE DESTE ANIMAL SACRIFICADO, EM UMA BACIA DE COBRE, PARA ASPERGIR 7 VEZES SOBRE O PROPICIATÓRIO O SANGUE COM O DEDO. (LV 16: 6,11-14)
ARÃO ERA UM PECADOR ASSIM COMO O POVO E TAMBÉM NECESSITAVA SE ARREPENDER E DO PERDÃO DE D'US. ELE MESMO SENDO UM PECADOR [A PESAR DE SE DEDICAR PARA VIVER UMA VIDA EM SEPARAÇÃO PARA D'US], FOI ESCOLHIDO POR D'US PARA TAL SERVIÇO. HB 5: 4
NA EXPIAÇÃO DA NAÇÃO INTEIRA:
O SUMO SACERDOTE SAIA DO SANTUÁRIO E OFERECIA EM SEGUIDA UM BODE SOBRE O ALTAR DO SACRIFÍCIO, AGORA O SACRIFÍCIO ERA PELO POVO, PELA NAÇÃO, E VESTIDO DE VESTE DE LINHO BRANCO, NOVAMENTE ELE ENTRAVA NO SANTUÁRIO EM DIREÇÃO AO SANTO DOS SANTOS PARA ASPERGIR SOBRE O PROPICIATÓRIO O SANGUE. (LEVÍTICO 16: 15-19)
DUAS VEZES NO DIA DE YOM KIPPUR O SUMO SACERDOTE ENTRAVA NO SANTO DOS SANTOS. HB 9: 7
UM DIA POR ANO, O SUMO SACERDOTE TINHA A AUTORIZAÇÃO DE D’US PARA ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS E FAZER EXPIAÇÃO PARA ENCOBRIR OS PECADOS DELE E DA NAÇÃO PARA RECEBER O PERDÃO E ASSIM ESCAPAR DO JUÍZO DE D’US.
ESSE DIA É CONHECIDO COMO: “O DIA DA EXPIAÇÃO” OU “O DIA DO PERDÃO” – YOM KIPPUR, QUE OCORRE NO DIA 10 DE TISHREI SÉTIMO MÊS NO CALENDÁRIO JUDAICO; NESSE DIA DE EXPIAÇÃO QUASE TODO ISRAEL E A COMUNIDADE JUDAICA AO REDOR DO MUNDO JEJUA. NINGUÉM COME OU BEBE, POR UM PERÍODO DE 24 (VINTE E QUATRO) HORAS. CADA PESSOA, QUE NÃO ESTEJA DOENTE OU GRÁVIDA, OU SEJA, MAIOR DE DOZE ANOS JEJUA, ABSTÉM-SE DE COMIDA E BEBIDA POR 24 HORAS, ISTO AUMENTA A SERIEDADE DO DIA NO QUAL SE CONTEMPLA OS PECADOS E FRAQUEZAS.
O SUMO SACERDOTE NÃO PODERIA COMPARECER DE MÃOS VAZIAS NA PRESENÇA DE D'US. HB 8: 3
ELE ENTRAVA LEVANDO SANGUE. LV 17: 11 / HB 9: 22
HAVIA UM OUTRO BODE QUE NÃO ERA SACRIFICADO, MAS O SUMO SACERDOTE COLOCAVA SUA MÃO SOBRE A CABEÇA DESSE BODE E EM SEGUIDA O BODE ERA LEVADO PARA O DESERTO, PARA BEM LONGE, SIMBOLIZANDO QUE OS PECADOS DA NAÇÃO ESTAVAM SENDO LEVADOS PARA BEM LONGE DO ARRAIAL. (LV 16: 20-22)
PRA, VAMOS DIZER ASSIM, DAR UMA ELEVADA, FAZER UMA MÉDIA, AGRADAR A D'US:
UMA OFERTA DA OLAH OU HOLOCAUSTO QUE ERA UMA OFERTA DE ELEVAÇÃO, ERA OFERECIDA PELO SUMO SACERDOTE POR ELE E PELO POVO, PARA FAZER UMA MÉDIA, PRA AGRADAR A D'US. (LV 16: 23,24)
(ESSE SACRIFÍCIO ERA UM CORDEIRO/CARNEIRO, TRAZIDO PELO POVO JUNTAMENTE COM OS DOIS BODES).
CRISTO TAMBÉM FOI FEITO POR D'US E NÃO POR ELE MESMO SUMO SACERDOTE. HEBREUS 5: 5
Mas havia uma diferença entre Arão e Cristo: Arão era pecador; Cristo era santo e perfeito com um sacerdócio eterno. Hb 7: 23-28 / Hb 4: 14-16 podemos confiar sem medo a nossa vida e as nossas necessidades de perdão a Cristo - nosso sumo sacerdote eterno!
ARÃO REALIZAVA O SACRIFÍCIO ANUALMENTE NO SANTUÁRIO TERRENO; CRISTO O REALIZOU UMA ÚNICA VEZ NO SANTUÁRIO ORIGINAL E CELESTIAL, APENAS PELO POVO E NÃO POR SI PRÓPRIO. HB 9: 12-14,24-28
OS CORPOS DOS ANIMAIS SACRIFICADOS PARA EXPIAÇÃO ERAM QUEIMADOS FORA DO ARRAIAL. HB 13: 11 \ LV 16: 27
YOM KIPPUR É UMA FESTA ETERNA. LV 23: 26-32
TODO DIA É DIA DO PERDÃO. TODO DIA É DIA DE SE ARREPENDER, CONFESSAR OS PECADOS E RECORRER AO SACRIFÍCIO DE CRISTO! HOJE PODE SER YOM KIPPUR EM SUA VIDA SE HOJE VOCÊ MANIFESTAR ARREPENDIMENTO NA PRESENÇA DE D'US E CONFIAR NO SACRIFÍCIO DE CRISTO.
HB 10: 12-18 GLÓRIAS A D'US POR INTERMÉDIO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR!
AQUELES DENTRE O POVO JUDEU QUE NÃO ACREDITAM EM JESUS COMO MESSIAS, O PROCESSO DE ARREPENDIMENTO É COMPLICADO PELO FATO DE QUE HÁ MUITOS TEXTOS BÍBLICOS QUE ELES LÊEM DURANTE OS CULTOS DO DIA DA EXPIAÇÃO, QUE MENCIONAM A NECESSIDADE DE SANGUE E SACRIFÍCIO PARA A EXPIAÇÃO.
AQUELES, PORÉM, QUE ACREDITAM EM YESHUA, O MESSIAS, SABEM QUE O SANGUE DE BODES E TOURO OU BOI, NÃO MAIS CORRE NO ALTAR PARA EXPIAR OS PECADOS DE ISRAEL, MAS O SANGUE DERRAMADO POR YESHUA POR NOSSAS TRANSGRESSÕES ESTÁ AINDA DISPONÍVEL PARA EXPIAR E PERDOAR E REDIMIR OS JUDEUS E A NÓS DE DOS PECADOS.
D’US JÁ PROVEU O CORDEIRO PARA EXPIAÇÃO DOS PECADOS. O SANGUE DE YESHUA, QUE ESTÁ AINDA FRESCO E NÃO SECO, E É CAPAZ DE PERDOAR OS PECADOS DA HUMANIDADE.
EXISTE O DIA ESPECÍFICO DE YOM KIPPUR – DÉCIMO DIA DO SÉTIMO MÊS DO CALENDÁRIO JUDAICO; PORÉM, ENTENDA QUE TODO DIA É DIA DO PERDÃO PORQUE TODO DIA É DIA DE RECONHECER NOSSOS PECADOS, NOS ARREPENDERMOS, NOS HUMILHARMOS E RECORRERMOS AO SANGUE DE CRISTO! 2 CRÔNICAS 7: 14
Pr. Thiago G. Sanchez
Nenhum comentário:
Postar um comentário