“FIM NÃO É TÉRMINO E SIM FINALIDADE, OBJETIVIDADE”
RM 10:4
"Fim" vem do grego "telos" e significa tanto: fim, no sentido de término; como no sentido de objetivo.
Em grego foi usada a palavra telos (τελος) e em aramaico sake (סָכֵה), sendo que ambas denotam finalidade, objetivo.
Então, em Rm 10: 4, Paulo quer dizer que o objetivo da Torá é nos levar ao Messias, e não que a Torá foi abolida pelo Messias.
Fim no sentido de objetivo. O objetivo da Torah é o conduzir os homens a fé no Messias. Ela serve de aio para conduzir a Cristo. É através da Torah que se anunciava as boas novas pois é ela que de Cristo fala e quando obedecemos ela estamos acertando o alvo mas quando a desprezamos erramos o alvo e caímos na anomia.
Como Deus vai inutilizar algo responsável por conduzir os homens a Cristo? É por meio dela que o Espírito convence e conduz a Cristo!
Ou podemos dizer: O fim do Legalismo é a fé no Messias, que me leva a desistir de uma vez por todas de tentar por esforço próprio merecer algo que só se obtém por meio de Cristo e da confiança na obra que ele executou no madeiro.
Ambas as compreensões batem perfeitamente com o contexto original.
É o famoso: eu desisto de tentar obedecer para merecer justificação; a partir de agora eu creio e como resultado de minha justificação através de Cristo eu obedeço produzindo boas obras como resultado da minha salvação graciosa pela fé!
Obedecer a Torah e não crer em Jesus é o mesmo que não obedecer a Torah.
É como se a torah personificada por uma pessoa virasse e dissesse, você deve me obedecer mas se você não confiar em Jesus seus esforços serão todos em vão.
Entendendo a Torah dessa forma, acaba de uma vez todas o legalismo, mas não a obediência sadia a Torah em si!
O ponto central é: confiamos que nossa justificação se dá de que maneira?
R: Única e Exclusivamente graciosamente através da confiança em Cristo e em sua obra realizada no madeiro.
O que Deus, porém, espera de nós, a partir d’então?
R: Um viver onde venhamos demonstrar na prática que amamos a Deus e Cristo, bem como que amamos o nosso próximo a quem vemos, porque a fé sem obras é morta, um cadáver, um corpo sem espírito.
A obediência para a santificação é a finalidade ou o objetivo da torah, interessante o subtítulo em negrito em algumas bíblias no texto de Deuteronômio 6: “o fim da lei\torah é a obediência.” Fim aí não é no sentido de término e sim de finalidade, de objetivo. Uma vida em santificação; como purificará o jovem o seu caminho? Santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade!
Se você tiver uma bíblia aplicação pessoal e ler o negrito e o subtítulo impresso acima do capítulo 6 de Deuteronômio, que está corretíssimo, verá escrito que o fim (no sentido de finalidade e objetividade) da lei, torah, é amar a Deus, o que obviamente deve ser demonstrado na prática por meio de uma vida de obediência aos seus mandamentos divinos e isso não pode ser feita de forma legalista e sim com inteira confiança no Messias como Paulo também explicou em Romanos.
Na Bíblia de Estudo aplicação pessoal consta:
O Negrito em Deuteronômio 6: Ame o Senhor, teu Deus
Abaixo desse negrito pode ser lido em itálico, ou seja, inclinado: O fim da lei é a obediência
Na Bíblia de estudo explicada consta no mesmo lugar:
O negrito: O fim da lei é a obediência
Na Bíblia revista e atualizada de 1992 consta no mesmo lugar:
O negrito: O fim da lei é a obediência
Na Bíblia de estudo Genebra consta no mesmo lugar:
O negrito: O fim da lei é a obediência
Na Bíblia de estudo palavra chave consta no mesmo lugar:
O negrito: O fim da lei é a obediência
Na Bíblia Apologética de estudo consta no mesmo lugar:
O negrito: O fim da lei é obediência
Na Bíblia revista e corrigida de 2010 consta no mesmo lugar:
O negrito: O fim da lei é a obediência
Dando assim a entender corretamente que fim da lei ou fim da torah significa propósito, objetividade, finalidade, e não cessação em sim! O que podemos dizer que acaba por meio da confiança em Cristo é o legalismo que significa confiar em si mesmo e nos próprios esforços a própria justificação, aceitação divina, e salvação pessoal; mas a torah não foi dada por Deus para essa finalidade, isso não passa de uma distorção da finalidade para a qual Deus deu sua Torah ao seu povo, que como ficou claro são duas: amar na prática e confiar no Ungido de Deus a saber em Cristo.
Cristo que em sua morte fez iniciar-se a nova aliança prometida por Deus, não poderia por fim à torah em si na nova aliança simplesmente porque Deus o Pai a maior autoridade da Escritura e na Escritura deixou claro que a Torah permaneceria como manual de instrução, fé e prática, na nova aliança, é só ler: Jeremias 31:31-34 E ninguém nas escrituras contrariou Deus o Pai quanto a isto pois se assim o fizesse seria um falso profeta, um falso mestre!
Pr. Thiago G. Sanchez
Nenhum comentário:
Postar um comentário