domingo, 2 de fevereiro de 2020

“PORQUE SE DEVE REJEITAR O PRÉ TRIBULACIONISMO?!”



“PORQUE SE DEVE REJEITAR O PRÉ TRIBULACIONISMO?!”

“O pré tribulacionismo ensina que a igreja de Cristo é algo distinto de Israel; sendo assim, a igreja de Cristo será arrebatada antes da grande tribulação e somente Israel passará pela tribulação e grande tribulação.”

Tudo isso porém é puro engano e mentira!

PORQUE SE DEVE REJEITAR O PRÉ TRIBULACIONISMO?

1.  A igreja de Cristo é algo distinto de Israel?

PRECISAMOS ENTENDER O PROPÓSITO DE DEUS (QUE SEMPRE ESTEVE, ESTÁ, E ESTARÁ, NO CONTROLE DE TUDO!) POR DETRÁS DAS DISPERSÕES DA CASA DE EFRAIM E DE JUDÁ.

SE na minha ancestralidade entrou alguém da casa de Efraim ou da casa de Judá, os descendentes que surgem posteriormente passam a ter também o DNA dos patriarcas Abraão Isaque e Jacó.

PORTANTO, devido ao DNA introduzido em algum ponto na minha árvore genealógica, eu que naturalmente não faria parte da casa de Efraim ou de Judá, passo a fazer parte do povo eleito, pois herdo o DNA dos patriarcas que veio a ser introduzido em minha árvore genealógica, em minha linhagem.

E isso, graças a dispersão que ocorreu, seja da casa de Efraim pelo mundo a fora após 722a.C., seja as da casa de Judá posteriormente, também pelo mundo a fora, que mesmo ao fim do cativeiro e a oportunidade de voltar para sua terra ainda sim optaram por continuar vivendo onde estavam vivendo!

O próprio Jesus que tinha o DNA de Abraão, tinha também o DNA dos gentios pois gentios foram introduzidos em sua árvore genealógica ou ancestralidade; ou seja, Jesus era judeu, tinha sangue e DNA de judeu, e podemos também dizer que tinha sangue e DNA de gentio.

A casa de Efraim não é mais povo por si só; porém, em Cristo a casa de Efraim (as dez tribos do norte: Rúben, Simeão, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Efraim, Manassés) volta a ser povo pois alcança graça e misericórdia de Deus, sendo introduzida no corpo de Cristo.

2 Reis 17:8-23 “E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram retas, contra o Senhor, seu Deus; e edificaram altos em todas as suas cidades, desde a torre dos atalaias até à cidade forte. E levantaram estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros e debaixo de todas as árvores verdes. E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações que o Senhor transportara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o Senhor. E serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis estas coisas. E o Senhor protestou a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a Lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. Porém não deram ouvidos; antes, endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor, seu Deus. E rejeitaram os estatutos e o concerto que fizera com seus pais, como também os testemunhos com que protestara contra eles; e andaram após a vaidade e ficaram vãos, como também após as nações que estavam em roda deles, das quais o Senhor lhes tinha dito que não fizessem como elas. E deixaram todos os mandamentos do Senhor, seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e se prostraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal. Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mal aos olhos do Senhor, para o provocarem à ira. Pelo que o Senhor muito se indignou contra Israel e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão a tribo de Judá. Até Judá não guardou os mandamentos do Senhor, seu Deus; antes, andaram nos estatutos que Israel fizera. Pelo que o Senhor rejeitou a toda semente de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os tirou de diante da sua presença. Porque, depois que o Senhor rasgou a Israel da casa de Davi, e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate, Jeroboão apartou a Israel de seguir o Senhor e os fez pecar um grande pecado. Assim, andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles. Até que o Senhor tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim, foi Israel transportado da sua terra à Assíria, onde permanece até ao dia de hoje.”

A casa de Judá (as três [ou duas e meia] tribos do sul: Judá, Benjamim, Levi), ao exercer fé no Cristo é igualmente introduzida no corpo de Cristo.

As duas casas do Israel natural trata-se ainda (de certa forma) de um povo eleito.

Sendo assim, passo a fazer parte da casa de Efraim NATURAL (se alguém da casa de Efraim entrou em minha árvore genealógica), ou da casa Judá NATURAL (se alguém da casa de Judá entrou em minha árvore genealógica).

Ou seja, passo a fazer parte deste Israel natural, de um povo eleito.

No messias, o povo que não é mais povo, a saber, a casa de Efraim, volta a ser povo de Deus por graça e misericórdia.

No messias os que passaram a fazer parte desta casa, pelo fato de alguém pertencente as 10 tribos ter entrado em sua árvore genealógica, por graça e misericórdia passa também a ser povo de Deus, passa a ser integrante do corpo místico ou espiritual do Messias aqui na terra, corpo este que também é chamado de igreja de Cristo, de Israel de Deus, ou seja, de Israel espiritual eleito de Deus, compondo assim a família de Deus.

Deus o Pai adota todos que recebem a Seu Enviado (João 1:11,12) dentre as duas casas [de Efraim e de Judá], e dos demais que não tem qualquer ligação com estas duas casas, por pura graça e misericórdia.

Este corpo místico ou espiritual:

PRIMEIRAMENTE FORMADO PELA unificação através da internalização do Espírito Santo de Deus, principalmente por pessoas que por sangue e DNA são descendentes dos patriarcas, espalhadas por toda a terra;

E TAMBÉM POR FORMADO POR aqueles que não tem sangue e DNA dos patriarcas mas que ao terem contato com o Evangelho pregado para as nações, podem também abraça-lo e assim ser também adotado como filhos por Deus, do mesmo modo que Efraim e Manassés foram adotados como filhos por Jacó!

Sendo assim, esse entendimento de que a igreja de Cristo e Israel são duas coisas distintas trata-se de algo errôneo.

2.  A igreja de Cristo será arrebatada antes da grande tribulação e somente Israel passará pela tribulação e grande tribulação?

PELO MENOS TRÊS QUESTÕES PRECISAM SER MELHOR ENTENDIDAS: COMO O LADRÃO DA NOITE, A GRANDE TRIBULAÇÃO E A IRA DE DEUS, E, A ESPERANÇA NO CRISTO VIVO.

PRIMEIRA QUESTÃO: COMO O LADRÃO DA NOITE.

1 Tessalonicenses 5:1,2 "Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite;"

A EXPRESSÃO PROFÉTICA "O DIA DO SENHOR" ABRANGE DUAS COISAS:

A.  O período de tempo da última semana de anos em Daniel 9:24-27.
B.  A vinda do Senhor no fim e não antes da última semana de anos em Daniel 9:24-27

AGORA A EXPRESSÃO "COMO LADRÃO DA NOITE" APLICA-SE A:

a)  A última semana de Daniel 9, mais precisamente a segunda metade de 3 anos e meio. 1 Tessalonicenses 5:1-5
b)  A vinda do senhor particular para o crente mau e infiel QUE pode ser a qualquer momento inclusive agora mesmo. Mateus 24:45-51 / Apocalipse 3:3
c)  A vinda do Senhor ao término da última semana de anos em Daniel 9:24-27. Mateus 24:43,44 / 2 Pedro 3:10 / Apocalipse 16:15

A vinda do Senhor será DE REPENTE E INESPERADAMENTE sim!

DE REPENTE porque será em algum momento após o fechamento da última semana de anos de Daniel 9:24-27.

INESPERADAMENTE porque será no mês, no dia, na hora, no minuto, que muitos pensarão: não pode ser agora, agora, dá tempo de proceder nesciamente e cometer algumas loucuras um pouquinho!

AGORA É BOM EU ESCLARECER UMA COISA IMPORTANTE: Não é agora que ocorrerá o arrebatamento, ou seja, não é em momento algum antes da tribulação e grande tribulação; ainda é necessário que algumas coisas proféticas ocorram conforme as profecias em Daniel 2 e Daniel 7 por exemplo.

UM TEXTO A USAR COMO UMA SIMBOLOGIA:

I Samuel 10:8 "Tu, porém, descerás adiante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ter contigo, para oferecer holocaustos e sacrifícios de ofertas pacíficas. Esperarás sete dias, até que eu vá ter contigo e te declare o que hás de fazer."

I Samuel 13:8-10,13 "Esperou, pois, sete dias, até o tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo, deixando a Saul, se dispersava. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. Mal tinha ele acabado de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar ... Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou. O Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;"

Lembrai-vos da parábola das dez virgens!

SEGUNDA QUESTÃO: A GRANDE TRIBULAÇÃO E A IRA DE DEUS.

A perseguição por parte do anticristo e de parte das nações da terra (sob a influência espiritual do Diabo), é a ira do grande dragão, e se iniciará na segunda metade de três anos e meio, conhecidos como grande tribulação! Apocalipse 12:12-17

Os sete selos, as sete trombetas com três ais inseridos dentro delas, se darão simultaneamente dentro dos sete anos conhecidos como tribulação e grande tribulação! Na sétima trombeta os três ais de apocalipse já terão sido exclamados, os sete selos já terão sido abertos.

As sete taças (que são a ira de Deus. Apocalipse 16:1) serão derramadas sobre a terra no momento do arrebatamento onde seremos transformados no momento da segunda vinda do Messias para intervir no Armagedom.

As sete taças são a ira de Deus. Apocalipse 6:12-17 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

O sexto e o sétimo selo ocorrerão muito próximos quase que colados, pois o sexto selo está ligado a vinda do Messias que será na sétima e última trombeta.

A ira de Deus não abrange apenas as sete taças em si que serão derramadas no Armagedom quando o Messias vier e ocorrer o arrebatamento.

Apocalipse 15:1,7 Vi no céu ainda outro sinal, grande e admirável: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus ... Então um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro. Estas taças estavam cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre.

Apocalipse 11:18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

A ira de Deus abrange também o lago de fogo. Apocalipse 14:8-10,18-20 Um segundo anjo seguiu o primeiro e disse: —Caiu! Caiu a grande cidade de Babilônia! Ela fez com que todas as nações bebessem do vinho do seu adultério, o qual se transformaria no vinho da ira de Deus. Um terceiro anjo seguiu os outros dois e disse em voz alta: —Aqueles que adorarem o monstro e a sua imagem e receberem a sua marca na testa ou sobre a mão, irão beber do vinho da ira de Deus, o qual está preparado, sem mistura, no cálice da ira de Deus. Eles serão atormentados com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro ... E saiu ainda outro anjo do altar. Ele tinha poder sobre o fogo e gritou bem alto para o anjo que tinha a foice afiada: —Use a sua foice afiada e corte os cachos de uvas das videiras da terra, pois as uvas já estão maduras. Então o anjo passou a sua foice sobre a terra, cortou os cachos de uvas das videiras e jogou as uvas num grande tanque para serem espremidas. Esse tanque representa a ira de Deus. As uvas foram pisadas nesse tanque, fora da cidade. E correu tanto sangue desse tanque que chegou até aos freios dos cavalos, por uma distância de uns trezentos quilômetros.

Não só o Deus todo poderoso estará irado, como também o Cordeiro. Apocalipse 6:16,17

Na segunda vinda do Messias para realizar o arrebatamento e intervir no Armagedom, essa ira de Deus e também do Cordeiro será manifesta sobre o anticristo e sobre as nações aliadas ao Anticristo, pelejando contra Israel natural e o Israel de Deus. Apocalipse 19:15-21

Destes juízos, representados por sete taças, o Israel de Deus que guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus Cristo, será livrado!

TERCEIRA QUESTÃO: ESPERANÇA NO CRISTO QUE VIVE.

1 Tessalonicenses 4:18 "Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."

CONTEXTO CHAVE:

Verso 13 diz: "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança."

Consolai-vos com relação a que, a final de contas?

RESPOSTA: Aos que morreram se mantendo firmes na fé, a morte não é o fim, haverá sim ressurreição dos mortos, de modo que o que Paulo falou para os coríntios se aplica também aos de tessalônica; assim como há esperança para os que já haviam morrido em Cristo, há também esperança para os vivos caso estes morram também em Cristo, e esta esperança está ligada a Cristo - a primícia dos que dormem, e nos arremete para o arrebatamento que si será pós-tribulacionista.

1 Coríntios 15:13,19 "Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado ... Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima."

CONCLUSÃO:

Esta consolação que Paulo diz que um deveria proporcionar ao outro, não diz respeito a palavras acerca de um arrebatamento pré-tribulacionista.

Esta consolação que Paulo diz que um deveria proporcionar ao outro, diz respeito sim a palavras que lembre da realidade de uma ressurreição garantida para os salvos que servem a Deus e ao Senhor Jesus, palavras que ao mesmo tempo também leve aos ouvintes a não deixar de acreditar nessa esperança, e não só morrer em Cristo como também morrer por Cristo se for o caso, porque no arrebatamento os que morrerem em Cristo e por Cristo hão de ser ressuscitados pelo Senhor.

1 Tessalonicenses 4:14-17 "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor."

DESEJANDO O PDF CLIQUE AQUI!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário