terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

"O QUE JESUS REQUER DE TODOS INCLUINDO DAQUELES QUE ASPIRAM OU PENSAM EM SE TORNAR TAMBÉM DISCÍPULOS DELE?"

"O QUE JESUS REQUER DE TODOS INCLUINDO DAQUELES QUE ASPIRAM OU PENSAM EM SE TORNAR TAMBÉM DISCÍPULOS DELE?"

TEXTO 1: Lucas 9:23 - Em seguida dizia a TODOS: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

COMPROMISSO!

TEXTO 2: Marcos 8:34 - E chamando a si a MULTIDÃO com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.

COMPROMISSO!

CONTEXTOS:

Lucas 9:57-62 - Indo eles caminho fora, ALGUÉM lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

Marcos 8:34-38 - Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma? Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.

Mateus 8:18-22 - Vendo Jesus muita gente ao seu redor, ordenou que passassem para a outra margem. Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.

OU SEJA:

O que Jesus requer de TODOS, sem excessão, é a mesma coisa, a saber, COMPROMISSO!

Ele só tem COMPROMISSO com quem tem COMPROMISSO com Ele sem excessão.

E para que se tenha compromisso com Ele, se é internalizado o Parakletos.

“Parákletos (παρáκλητος)”, literalmente significa: “chamado para o lado de alguém”, ou seja, para ajudar, ajudador.

Parákletos (forma como o Espírito do Deus Santo é identificado), é traduzido como: "Consolador", "Ajudador", "Advogado".

Jo 14:16,17 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

Então, até um neófito, ou seja, um recém chegado a fé cristã, pode sim (e deve!) ter compromisso com Deus e com Cristo, pois tal indivíduo, mesmo sendo um recém chegado a fé cristã, conta com a ajuda do Parakletos (o Espírito do Santo Deus), que (mediante o exercer uma fé sincera é genuína em Cristo como seu Senhor e Salvador) é internalizado em tal indivíduo recém ingressado numa nova jornada de amor a Cristo e obediência aos ensinamentos da Palavra de Deus, nesse tempo posterior a glorificação de Jesus o Cristo.

João 7:38-40 - Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

CONCLUSÃO:

Mateus 7:13,14 - Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

COMPROMISSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário