quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

“O CENTURIÃO GENTIO E AS DUAS CASAS DE ISRAEL”



“O CENTURIÃO GENTIO E AS DUAS CASAS DE ISRAEL”

Texto: Mateus 8:5-13 Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, suplicando: “Senhor, meu servo está em casa, paralítico e sofrendo horrível tormento”. Então, Jesus lhe disse: “Eu irei curá-lo”. Ao que respondeu o centurião: “Senhor, não sou digno de receber-te sob o meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. Porque eu também sou homem debaixo de autoridade e tenho soldados às minhas ordens. Digo a um: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem. Ordeno a meu servo: Faze isto, e ele o faz”. Ao ouvir isto, Jesus maravilhou-se, e disse aos que o seguiam: “Com toda a certeza vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei alguém com tão grande fé. Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. Entretanto, os herdeiros do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Então disse Jesus ao centurião: “Vai-te, e da maneira como creste, assim te sucederá!” E naquela mesma hora o servo foi curado.

Essa passagem nos ensina algo que nem todos que a lêem conseguem extrair:

O Centurião que se tratava de um gentio representa a casa de Efraim que diz respeito a dez tribos do Reino do Norte que foi dispersa pelas nações após o cativeiro assírio em 722a.C. com isso houve uma miscigenação entre a casa de Efraim e os gentios, e devido a este fato o DNA da casa de Efraim e logo também dos patriarcas Abraão, Isaque, e Jacó, foi transmitido para as nações gentílicas.

Israel se trata da casa de Judá que residia na terra de Israel nos tempos do Messias.

Duas e meia, ou três, comparado a 12 ou 13, é muito ou pouco? Pouco, certo? Pois bem tendo isso em mente vamos ver o que certo indivíduo perguntou para Jesus: Lucas 13:22-30 Mais tarde, seguiu Jesus a percorrer muitas outras cidades e povoados, ensinando e caminhando em direção a Jerusalém. Foi quando alguém lhe indagou: “Senhor, haverão de ser poucos os salvos?” E Ele lhes exortou: “Esforçai-vos por adentrar pela porta estreita, pois Eu vos asseguro que muitas pessoas procurarão entrar e não conseguirão. Quando o proprietário da Casa tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, excla-mando: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele, contudo, vos responderá: ‘Não vos co-nheço, nem sei de onde sois vós!’. E vós insistireis: ‘Comíamos e bebía-mos reclinados ao redor da Tua mesa, e pregavas em nossas ruas’. No entanto, Ele vos afirmará: ‘Não vos conheço, tampouco sei de onde sois. Re-tirai-vos para longe de mim, vós todos os que viveis a praticar o mal!’ Ali haverá grande lamento e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaque e Jacó, bem como todos os profetas no Reino de Deus, mas vós, porém, absolutamente excluídos. Pessoas virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e ocuparão seus lugares à grande mesa no Reino de Deus. Com toda a certeza, existem últimos que virão a ser primeiros, e primeiros que serão os últimos”.

Israel, a saber, a casa de Judá, recebeu primeiro o Evangelho do Reino, mas não creu nele, e por isso o rejeitou, e como resultado o Messias foi crucificado conforme o propósito de Deus; A casa de Judá segundo a carne, desprezou o Evangelho do Reino e o Messias de Deus.

Os gentios com DNA dos patriarcas, a saber, a casa de Efraim segundo a carne, recebeu por último o Evangelho do Reino, creu nele e no Messias de Deus.

SENDO ASSIM, a casa de Efraim mesmo recebendo o Evangelho por último, está entrando primeiro no Reino, enquanto que a casa de Judá segundo a carne mesmo tendo recebido primeiro o Evangelho entrará por último conforme se pode ver nas profecias.

POR EXEMPLO, em Zacarias 12:9-14 lê-se: E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém; Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido. E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte; A família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte. Todas as mais famílias remanescentes, cada família à parte, e suas mulheres à parte.”

De modo que todo Israel, ou seja, as doze tribos de Israel em si, formada por casa de Efraim (10 tribos, hoje gentios com DNA dos patriarcas) e por casa de Judá (3 tribos composta de judeus mas também composta de gentios com DNA dos patriarcas) será salvo!

É importante ressaltar que nem toda a casa de Judá atualmente é incrédula, muitos judeus (muitos da casa de Judá), bem como gentios com DNA dos patriarcas por meio de alguém da casa de Judá que entrou em sua linhagem ou árvore genealógica, já abraçaram e estão abraçando o Evangelho e o Messias.

Romanos 11:26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.

Estes que dizem respeito aos crentes das duas casas de Israel constitui a igreja de Cristo, e trata-se do corpo de Cristo, da família de Deus, do Israel de Deus, restaurado e unificado com um corpo tendo sobre si uma só cabeça, a saber, Cristo!

Dentro deste corpo espiritual\místico (enquanto o Evangelho tem sido pregado pelo mundo a fora para resgatar principalmente as ovelhas perdidas da casa de Israel, a saber, a casa de EFRAIM, os gentios com DNA dos patriarcas que se quer sabem que são da casa de Efraim segundo a carne ou da casa de Judá segundo a carne) gentios com DNA puramente gentio (ao ter contato com o mesmo Evangelho do Reino que a casa de Judá teve mais rejeitou) abraçam o Evangelho e são inseridos no corpo de Cristo, passando a fazer a vontade de Deus como filhos que fazem a vontade do pai, passando a fazer parte do Israel de Deus por adoção (assim como Jacó fez com Efraim e Manassés - filhos de José), da família de Deus.

O Israel herdeiro das promessas não é o Israel (integrantes das doze ou treze tribos) segundo a carne, mas o Israel (integrantes das doze ou treze tribos) segundo o Espírito, que abraçaram o Evangelho confiando no Messias; O Israel segundo a carne que rejeita o evangelho e a confiança no Messias não herdarão a promessa, por isso a semelhança de Ismael, serão lançados fora.

CONCLUSÃO:

O Centurião gentio primeiramente tipifica a casa de Efraim – gentios com DNA dos patriarcas que foram os últimos a receberem o Evangelho e ainda sim o receberam e nele creram primeiro; enquanto que a casa de Judá que recebeu primeiro o rejeitou juntamente com o Messias; mas tipifica também os gentios com DNA puramente gentio que ao ter contato com o Evangelho o abraçam juntamente com o Messias.

Quem tem ouvidos para ouvir que ouça!

DESEJANDO ESSE ESTUDO EM PDF CLIQUE AQUI!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário