segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

"OS CICLOS DAS FESTAS BÍBLICAS"




"OS CICLOS DAS FESTAS BÍBLICAS"
Escatologia Pós-Tribulacionista
[MOEDIM = Tempos Determinados]

CICLOS QUE REPRESENTAM O TEMPO PRESENTE PROFÉTICO:

1.   PÁSCOA;

Êxodo 12:3,6,7,12,13 “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família ... E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem ... E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.”

Aponta para a morte de Cristo, do corpo de Cristo e para o sangue que nos proporciona vida, nos livra da ira de Deus, e nos proporciona libertação do Egito.

Em Jo 1:29, João o imersor, ao dizer acerca de Jesus: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, de modo algum tem mente o cordeiro de Pêssach, como alguns pensam; na verdade o cordeiro que João que era de família sacerdotal tinha em mente era o cordeiro em levítico, para expiação de pecados especificamente por ignorância.

VEJA: Lv 5:17-19 “E, se alguma pessoa pecar, e fizer, contra algum dos mandamentos do Senhor, aquilo que não se deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo será ela culpada, e levará a sua iniqüidade; E trará ao sacerdote um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação, para expiação da culpa, e o sacerdote por ela fará expiação do erro que cometeu sem saber; e ser-lhe-á perdoado. Expiação de culpa é; certamente se fez culpado diante do Senhor.”

NÃO CUSTA NADA LEMBRAR:
Carneiro é o macho da ovelha.
A carneiro é o animal adulto, e o cordeiro é o animal com até um ano de idade.

O CORDEIRO QUE JOÃO TEM EM MENTE TRATA-SE DO MESMO CORDEIRO COM O QUAL JESUS É COMPARADO NA PROFECIA EM ISAÍAS 53, O CORDEIRO QUE EXPIA PECADOS ESPECIFICAMENTE POR IGNORÂNCIA.

Isaías 53:3-7 “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

É POR ISSO QUE DIZ QUE, SE CONTINUARMOS PECANDO MESMO DEPOIS DE TERMOS O CONHECIMENTO DA VERDADE, OU SEJA, NÃO ESTANDO MAIS NA IGNORÂNCIA, JÁ NÃO RESTA MAIS SACRIFÍCIO PORQUE O SACRIFÍCIO É PARA PECADOS POR IGNORÂNCIA.

Hebreus 10:26-31 “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

OU SEJA, NA CRUZ JESUS É TANTO O CORDEIRO DE PÊSSACH, COMO TAMBÉM O CORDEIRO PARA EXPIAR PECADOS POR IGNORÂNCIA.

2.   PÃES ÁZIMOS;

Aponta para o processo contínuo de remoção do Chamets / fermento da nossa vida, a santificação é um processo pelo qual passamos e a santidade é um estilo de vida a se buscar, expurgando a maldade, a malícia, crucificando a carne com seus desejos pervertidos, etc., pois fazemos parte do corpo de Cristo, e tal corpo tem que ser um corpo sem pecado.

1 Coríntios 5:6-8 “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de FERMENTO faz levedar toda a MASSA? ALIMPAI-VOS, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.”

Assim como deveria haver remoção do FERMENTO (CHAMETS = tipo de fermentação de grão comestíveis de alto teor de carboidrato = cevada, trigo, aveia, espelta ou trigo-vermelho) das casas, assim também deve haver contínuo e diário remover de todo resquício de fermento de nossas vidas, devemos passar a limpo a vida anterior de pecado que viviamos, bem como também os pensamentos vingativos, as maquinações maléficas, todo tipo de pensamento idólatra e os promíscuos, tudo isso devem ser expurgados da nossa mente, tudo o que nos recorda tais coisas nos incitando a voltar para tais práticas, deve ser lançado ou removido fora; estamos falando de um novo estilo de vida resultado de uma mentalidade renovada, moldada, através da Palavra de Deus e pelo Espírito de Deus.

3.   PRIMÍCIAS;

Levítico 23:9-11 “E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.

Primícias tem como duração 49 dias, ou seja, 7 x 7.

1 2 3 4 5 6 7 dias
1 2 3 4 5 6 7 dias
1 2 3 4 5 6 7 dias
1 2 3 4 5 6 7 dias
1 2 3 4 5 6 7 dias
1 2 3 4 5 6 7 dias
1 2 3 4 5 6 7 dias

Ou seja,
7 semanas = 49 dias

No primeiro dia da festa de primícias um molho das primícias deveria ser levado ao sacerdote, que o moveria perante Deus, para que o povo fosse aceito.

O primeiro dia de primícias cai sempre em um domingo e foi justamente nesse dia que Jesus ressuscitou como primícias dos que dormem. 1 Coríntios 15:19,20

O povo era aceito por Deus por meio das primícias.

Nós somos aceitos por Deus causa de Cristo; fomos unidos ao corpo de Cristo.

Cristo frutificou com sua morte, ou seja, através da fé\confiança no Cristo crucificado e ressurreto, integrantes das duas casas de Israel, redimidos e unificados em Cristo, passam a configurar o corpo de Cristo aqui na terra. João 12:24

Jesus após ressuscitar esteve na terra até o dia 40º de primícias, faltando 9 dias para o 49º dia, ou 10 dias para o 50º dia que é o dia de pentecostes.

Aponta para a morte de Cristo e para o corpo de Cristo, a saber, pessoas d'entre todas as tribos, línguas, povos, nações, que crêem e são fiéis/leais a Deus e a Cristo incondicionalmente; que morreram com Cristo e profeticamente ressurgiram nele para uma nova vida de relacionamento com Deus por intermédio de Cristo; assim como o trigo deveria ser movido e apresentado a Deus para que o povo fosse aceito por Deus, tais pessoas foram aceitas por Deus por meio de Cristo que é o grão de trigo, a primícia, movida; e agora tais crentes que formam o corpo do Messias devem frutificar produzindo as tais boas obras que segundo Paulo para as tais fomos criados ou feitos novas criaturas.

4.   PENTECOSTES.

Levítico 23:16 “Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor.”

Nesta festa ou neste dia, deveria-se levar dois pães feitos da farinha das primícias para serem movidos como oferta das primícias.

Estes dois pães, por sua vez, eram com fermento e untados com óleo.

Estes dois pães representam as duas casas de Israel ungidas, o povo ungido de Deus, povo esse em Cristo, que compõe o corpo de Cristo, o pão. Apocalipse 14:1-5

O NÚMERO 144 APONTA PARA MUITAS COISAS PROFÉTICAS NA BÍBLIA:

. A descendência de Abraão passaria 400 anos no Egito, mas ao fim destes, eles sairiam dessa escravidão, e 400 anos x 360 dias, equivale a 144.000.

. Os 144.000 selados que cantam em Apocalipse apontam para um Reino sacerdotal, reino esse que corresponde as duas casas de Israel unificadas no corpo de Cristo que profetizarão no período da última semana profética de anos de Daniel 9:24-27, na tribulação, no tempo da falsa paz, e nos últimos três anos e meio que será o tempo da grande tribulação aonde se vê o anticristo fazendo guerra e com a permissão de Deus prevalecendo contra os santos temporariamente.

. A Muralha da Nova Jerusalém possui 144 côvados.

. Os seis dias de trabalho (da criação) equivalem a 144 horas, apontando então para um tempo de trabalho ou de serviço de Deus, e estes seis dias apontam para seis milênios que estão muitos próximos de findar, já que o ano 2020 equivale ao ano 5991, ou seja, faltam 9 anos para que os seis mil anos representados pelos seis dias da criação se completem, para então termos o milênio sabático que vai do ano 6000 até o ano 7000.

Doze tribos (as duas casas) de Israel em Israel para celebrar a festa de Pentecostes. Atos 2:1-11,41,42

E como resultado desse mover divino, começa a ocorrer profeticamente o que se lê em Oséias, das duas casas faz-se um só povo, com uma só cabeça. Oséias 1:11

Pães com fermento mas ungidos.

Aponta para o revestimento de poder, a capacitação do Alto, para uma vida de poder sobre a terra, a fim de tanto resistir fielmente ao pecado e ao diabo, como também a fim de anunciar a todo custo a verdade do Evangelho ao mundo tanto no tempo presente, como também principalmente no tempo para o fim, a saber, no tempo da tribulação e grande tribulação, tempo este no qual haverá um derramamento ainda maior do Espírito Santo de Deus para se cumprir a missão de anunciar a vinda de Cristo e o estabelecimento do Seu Reino sobre a terra no tempo do fim; nesse tempo dois pães levedados de ungido com óleo deveriam ser apresentados a Deus para que o povo fosse aceito e isso aponta para as duas casas de Israel, Judá e Efraim, crentes no Messias, que mesmo ungidas por meio do Espírito ainda são pecadores pois seus corpos não passaram pela devida e necessária libertação do poder do pecado, o que se deve fazer até lá e crucificar a carne, mortificar tais membros sobre a face da terra, o que é uma luta interna diária.

AGORA FALTAM OS SEGUINTES CICLOS PROFÉTICOS:

1.   VOZ/GRITO/CLAMOR COMO QUE DE TROMBETA;

Aponta para as duas testemunhas no poder e espírito de Moisés e Elias, e tais testemunhas é formada por crentes fiéis dentre as duas casas de Judá e de Efraim unidas em Cristo, confrontando o pecado e anunciando a vinda do Senhor para estabelecer o Reino, tudo isso com voz como que trombeta e confirmando isso por meio da realização de sinais no céu e na terra pois para isso receberão poder do alto.

2.   FINALIZAÇÃO DE EXPIAÇÃO;

Aponta para a saída do Sumo sacerdote eterno, que é Jesus; do Santo dos Santos, ou seja, da direita de Deus onde intercede por nós pois se compadece pelas nossas fraquezas, pelas nossas limitações; esse encerramento de expiação com o fim da intercessão se dará na vinda dele após o fim da grande tribulação em algum ponto no Armagedom: ainda que estejamos profeticamente em Yom Kippur no tempo presente, e que este tempo se iniciou após a ascenção de Cristo, nós podemos colocar esse evento para o tempo do fim, harmonizando com a sequência cronológica dos ciclos, ou seja, após o ciclo do grito/clamor/voz como de Trombetas (mais conhecido como festa das trombetas).

3.   JUBILEU;

Aponta para a consumação plena de Isaías 61, a abertura de prisão aos presos (inclui a libertação física), o dar vista aos cegos, o curar os doentes, o libertar do poder do pecado, o ressuscitar os justos e fiéis mortos, o transformar estes fiéis vivos e os ressurretos para então serem arrebatados ao encontro com Cristo em sua vinda, nos livrando da ira de Deus (que será derramada através dos sete cálices de apocalipse no fim da grande tribulação, em algum ponto no Armagedom), e não apenas do lago de fogo sete enxofre que também é o lugar da manifestação da ira de Deus.

4.   TABERNÁCULO;

Aponta para o Reino do Messias que será de Justiça, de paz, de longevidade, de prosperidade, tempo este no qual se dará o fim deste mundo atualmente influenciado pelo diabo de seus anjos, céu e terra serão restaurados, regenerados, e assim teremos no Reino Milenar um novo céu e a nova terra pois em parte se cumprirá o fim do mundo que na verdade cumprirá de forma plena no juízo final onde também se terá novo céu e nova terra pois o diabo de seus anjos após o fim do milênio será solto novamente por certo tempo para que ocorra a última rebelião; o milênio será o verbo divino Tabernaculando sobre a terra novamente, mas agora de forma divina e gloriosa; Tabernáculos também faz conexão com o shabat, com o sétimo dia, após a criação do céu e terra e após a queda humana; faz conexão com o sétimo milênio; já o oitavo dia dessa festa aponta para a eternidade, e o número oito chega até a ser usado deitado para representar ou simbolizar o infinito.


Desejando esse estudo em PDF clique AQUI!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário