terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

"EFRAIM = ISRAEL = Uma multidão de Nações"



"EFRAIM = ISRAEL = Uma multidão de Nações"

Texto: Gênesis 48:14,16,19 "Mas Israel, estendendo a mão direita, colocou-a sobre a cabeça de EFRAIM, que era o menor, e a esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as mãos assim propositadamente, sendo embora este o primogênito ... o anjo que me tem livrado de todo o mal, abençoe estes mancebos, e SEJA CHAMADO NELES O MEU NOME, e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e MULTIPLIQUEM-SE ABUNDANTEMENTE no meio da terra ... Mas seu pai, recusando, disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; ele também se tornará um povo, ele também será grande; contudo o seu IRMÃO MENOR SERÁ MAIOR do que ele, e a sua descendência SE TORNARÁ UMA MULTIDÃO [PLENITUDE] DE NAÇÕES [GENTIOS]."

DETALHES:

1.  “MULTIDÃO” hebraico: m ̂elo’ = plenitude, aquilo que preenche, totalidade, massa, aquilo que preenche, conteúdo total.


2.  “NAÇÕES” hebraico: gowy = nações, povos.


Romanos 11:25 "Irmãos, não quero que ignoreis este mistério para que não sejais presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios".

PONTUANDO E ESCLARECENDO:

1. EFRAIM começa com um indivíduo apenas.

2. EFRAIM é adotado como filho e chamado pelo nome Israel.

3. EFRAIM se torna uma tribo.

4. EFRAIM se torna um Reino.

5. Um EFRAIMITA é colocado sobre este Reino.

6. O reino do Norte passa a ser chamado casa de EFRAIM.

7. A casa de EFRAIM é rejeitada temporariamente por Deus como povo.

8. A casa de EFRAIM é dispersa pelo mundo a fora após o cativeiro Assírio.

9. A Casa de EFRAIM se mistura com as nações e ocorre uma miscigenação, uma transmissão de DNA dos que fazem parte do povo eleito para os gentios que não faziam parte do povo eleito.

10. A casa de EFRAIM se torna uma multidão de nações que herdam o DNA dos patriarcas passando assim a fazer parte de uma das casas do povo escolhido, casa está que porém foi temporariamente rejeitada, ovelhas perdidas da casa de Israel, ovelhas perdidas da casa de Efraim mundo a fora.

11. Em Cristo, aquele (agora gentio com DNA da casa de EFRAIM temporariamente rejeitada, portanto integrante da casa de EFRAIM e do povo de Israel) que não era povo, será chamado povo, ao se unir pela fé ao corpo do Messias.

12. A igreja de Cristo começa com integrantes da casa de Judá, e a casa de Judá é Israel; de modo que não tem como dasassociar a igreja de Cristo de Israel.

13. A igreja de Cristo passa a ser composta também de gentios com DNA dos patriarcas através de alguém da casa de EFRAIM (casa essa que fora rejeitada e não mais chamada de povo) que entrou em sua árvore genealógica; e a casa de EFRAIM é Israel; de modo que novamente não tem como desassociar a igreja de Cristo de Israel.

14. A igreja de Cristo também passa a ser composta de gentios com uma linhagem puramente gentilica que não herdou em momento algum o DNA dos patriarcas, pois ninguém da casa de EFRAIM entrou em sua árvore genealógica, mas ao terem contato com o Evangelho pregado para as ovelhas perdidas da casa de Israel mundo a fora, abraçam a mensagem e exercem fé no Messias; de modo que nem todo gentio que crê no Messias, crê porque é da casa de EFRAIM ou da casa de Judá por DNA herdado através de um antepassado.

15. A igreja de Cristo em parte é o Israel de Deus pois em parte ela é composta por integrantes das duas casas de Israel, a casa de EFRAIM e a casa de Judá.

16. Assim como Jacó adotou EFRAIM, e fez EFRAIM ser chamado também de Israel, a igreja composta por gentios puramente gentios sem DNA dos patriarcas também foi adotada e recebeu o privilégio de ser chamada de Israel, se identificando com a casa de EFRAIM que se tornou uma multidão (plenitude) de nações (gentios)

17. Houve um reconciliar e unificar entre as duas casas de Israel (gentios com DNA dos patriarcas e judeus) no corpo de Cristo pela fé.

18. Houve um adotar graciosamente no corpo de Cristo pela fé, se tornando também Israel, povo de Deus, a família de Deus, o Israel de Deus, exatamente como ocorreu com EFRAIM que não era Israel mas que recebeu o privilégio de ser chamado Israel.

19. Os gentios com DNA dos patriarcas por meio de alguém da Casa de EFRAIM que entrou em sua árvore genealógica, são a casa de EFRAIM.

20. Os judeus são a casa de JUDÁ; os gentios que tiveram algum judeu entrando em sua árvore genealógica passa a ter também o DNA dos patriarcas e passa a fazer parte da casa de JUDÁ.

21. Através de Cristo estas duas casas são unificadas; ou seja, nesse ponto a igreja de Cristo é o Israel de Deus pois é composta por integrantes com DNA das duas casas que são unidos em um corpo o do Messias.

22. Ocorre através de Cristo uma restauração, uma unificação, uma reconciliação, conforme Efésios 2, tanto entre gentios com DNA dos patriarcas e os judeus, entre estes e Deus, como também entre gentios puramente gentios e Deus, todos em um único corpo tendo uma única cabeça que é Cristo.

23. Quando se fala de casa de EFRAIM hoje, se fala gentios que mesmo sem saberem possuem em si o DNA dos patriarcas.

24. Qualquer tentativa de desassociar a igreja de Cristo do Israel de Deus será perca de tempo.

CONCLUSÃO: DEUS SEMPRE ESTEVE NO CONTROLE DE TUDO E SEMPRE ESTARÁ!

"... a sua descendência se tornará UMA MULTIDÃO [PLENITUDE] DE NAÇÕES [GENTIOS]".


DESEJANDO ESSE ESTUDO EM PDF CLIQUE AQUI!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário