quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

"EFRAIM - A SUA DESCENDÊNCIA SE TORNARÁ UMA PLENITUDE DE GENTIOS"


"EFRAIM - A SUA DESCENDÊNCIA SE TORNARÁ UMA PLENITUDE DE GENTIOS"

Gênesis 48:14,16,19 "Mas Israel, estendendo a mão direita, colocou-a sobre a cabeça de EFRAIM, que era o menor, e a esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as mãos assim propositadamente, sendo embora este o primogênito ... o anjo que me tem livrado de todo o mal, abençoe estes mancebos, e SEJA CHAMADO NELES O MEU NOME, e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e MULTIPLIQUEM-SE ABUNDANTEMENTE no meio da terra ... Mas seu pai, recusando, disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; ele também se tornará um povo, ele também será grande; contudo o seu IRMÃO MENOR SERÁ MAIOR do que ele, e a sua descendência SE TORNARÁ UMA MULTIDÃO [PLENITUDE] DE NAÇÕES [GENTIOS]."

PRIMEIRO DETALHE:

Gn 48:16 diz: "o Anjo מַלאָךְ que me tem livrado גָּאַל de todo mal רַע, abençoe בָּרַךְ estes rapazes נַעַר; seja neles chamado קָרָא o meu nome שֵׁם e o nome שֵׁם de meus pais אָב Abraão אַברָהָם e Isaque יִצחָק; e cresçam דָּגָה em multidão רֹב no meio קֶרֶב da terra אֶרֶץ."

A palavra "Cresçam" do hb. דגה (dagah / dagar), SIG: multiplicar, aumentar; mas também significa peixe.

Ou seja, tornar-se tão fecundo como os peixes do mar.

Essa bênção recai sobre o primogênito, que é: EFRAIM (duplamente frutífero)!

Por isso, nós podemos ver esse texto em algumas versões bíblicas da seguinte forma:

ACF'07, Almeida Corrigida Fiel, 2007

Gn 48:16

O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.

ACF'11, Almeida Corrigida Fiel, 2011

Gn 48:16

O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.

ARC, Almeida Revista e Corrigida (Portugal), 2001

Gn 48:16

O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome dos meus pais, Abraão e Isaac, e multipliquem-se, como peixes em multidão, no meio da terra.

ARC'09, Almeida Revista e Corrigida, 2009

Gn 48:16

o Anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes; e seja chamado neles o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e multipliquem-se, como peixes em multidão, no meio da terra.

ARCA, Almeida Revista e Corrigida, Anotada

Gn 48:16

O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se, como peixes em multidão, no meio da terra.

BHSefer, Biblia Hebraica Sêfer

Gn 48:16

o anjo que me salvou de todo mal, abençoe aos jovens; e seja chamado neles meu nome, e o nome de meus pais Abrahão e Isaac; e multipliquem como os peixes, muito, no meio da terra.

BdEP, Bíblia de Estudo Pentecostal, 2009

Gn 48:16

o Anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes; e seja chamado neles o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e multipliquem-se, como peixes em multidão, no meio da terra.

CF, Corrigida Fiel, 1753-1995

Gn 48:16

O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.

LTT'15, Bíblia Literal do Texto Tradicional, 2015

Gn 48:16

O Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.

LTT'18, Bíblia de Estudo LTT 2018

Gn 48:16

O Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.

PCF, Portuguese Corrigida Fiel (1753/1995)

Gn 48:16

O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.

O mestre disse o que para Pedro e quem com ele estava?

Eu vos farei ... De homens!

Ou seja: A ORDEM É PARA PESCAR A CASA DE EFRAIM CUJO A DESCENDÊNCIA É UMA PLENITUDE DE GENTIOS\NAÇÕES!

DAÍ ENTREMOS NOS OUTROS DETALHES:

1.  “MULTIDÃO” hebraico: m ̂elo’ = plenitude, aquilo que preenche, totalidade, massa, aquilo que preenche, conteúdo total.

2.  “NAÇÕES” hebraico: gowy = nações, povos.

Romanos 11:25 "Irmãos, não quero que ignoreis este mistério para que não sejais presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios".

Quando o ETERNO rejeita Efraim como povo ele os envia para o cativeiro e posteriormente estes se dispersam pelo mundo a fora e ao se relacionar com as nações ocorre a miscigenação transmitindo assim o DNA dos patriarcas para inúmeros gentios, nações.

Oséias 1:6 “E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei”.

PORÉM, essa casa será restaurada se tornando novamente povo.

Oséias 1:8-10 “E, depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus. Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.

A CASA DE EFRAIM (Gentios na carne, mas com o DNA de Efraim) rejeitada por Deus lá atrás,

Efraim não era mais povo de Deus.

Efraim agora é gentio por natureza porém com dna dos patriarcas.

Efraim é reconciliado e unido a casa de judá crente no messias, formando um corpo; enquanto toda a casa de efraim não entrar no corpo do messias, o eterno não tratará da casa de judá segundo a carne o que só ocorrerá no tempo do fim para o armagedom.

Isso é a igreja!

A igreja do Messias, são não uma mas as duas casas de Israel, unidas em Cristo, formando um corpo chamado igreja, família de Deus, Igreja de Cristo, corpo do Messias, o Israel de Deus, o Israel do Espírito. A casa de Efraim são gentios com DNA dos patriarcas, mais os judeus puros quanto gentios com DNA dos patriarcas por introdução de algum judeu devido ao espalhamento de judeus por causa das diásporas e inquisições que provocaram espalhamento de judeus mundo a fora e por isso houve também a transmissão do DNA para a árvore genealógica de muitos gentios.
Efésios 2:1-22 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”
Essa é a união das duas casas de israel, em um corpo, tendo sobre si uma cabeça, que é cristo.
Nós ainda estamos profeticamente em yom kippur expiação até porque a expiação não é só sacrifício mas intercessão dentro do Santuário, e onde é que Cristo está e fazendo o que? Então no pós tribulacionismo ainda será yom kippur profeticamente pois o Messias INDISCUTIVELMENTE ainda estará como sumo sacerdote fazendo intercessão junto ao Pai.

No tempo do milênio este corpo formado pelas duas uniões das duas casas esta vai viver na terra santa e governar com o messias sobre a terra.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário