sexta-feira, 4 de outubro de 2019

"QUER SER DISCÍPULO E SERVIR A CRISTO?!"



"QUER SER DISCÍPULO E SERVIR A CRISTO?!"

Essa é uma mensagem que todo voluntário à seguir e servir a Cristo deveria ouvir antes de decidir seguir e servir a Cristo; não basta querer, é necessário estar ciente e disposto pois tal decisão tomada lhes exigirá muito e por que não dizer que lhes exigirá tudo...

Veremos por meio deste, o custo de ser e para ser seguidor e discípulo de Jesus.

Texto: Lc 14:25-33 diz: Milhares de pessoas acompanhavam Jesus; então, dirigindo-se à multidão lhes declarou: “Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. Da mesma forma, todo aquele que não carrega a sua própria cruz e segue após mim não pode ser meu discípulo. Porquanto, qual de vós, desejando construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o custo do empreendimento, e avalia se tem os recursos necessários para edificá-la? Para não acontecer que, havendo providenciado os alicerces, mas não podendo concluir a obra, todas as pessoas que a contemplarem inacabada zombem dele, proclamando: ‘Este homem começou grande construção, mas não foi capaz de terminá-la!’ Ou ainda, qual é o rei que, pretendendo partir para guerrear contra outro rei, não se assenta primeiro para analisar se com dez mil soldados poderá vencer aquele que vem enfrentá-lo com vinte mil? Se chegar à conclusão de que não poderá vencer, enviará uma delegação, estando o inimigo ainda longe, e solicitará suas condições de paz. Assim, portanto, todo aquele dentre vós que não renunciar a tudo quanto de mais estimado possui não pode ser meu discípulo.

Vemos aqui, o custo de ser discípulo de Cristo e servi-lo!

O Ministério de Jesus era itinerante.

“Existe um preço que pouco se fala, que muitos que já vieram para Cristo desconhecem; Cristo pagou o preço para nos conceder a vida eterna e nós devemos pagar o preço para segui-lo e servi-lo.”

“As pessoas precisam vir para Cristo sim, mas isso não deve ser feito por emoção ou por mero impulso, bem como também isso deve ser feito somente depois de haver entendido e compreendido muito bem que isso irá lhes custar muito!”

Sobre o verso 26

Na Almeida século 21: "...amar mais do que a mim..."

Na edição pastoral 1990: "... e não der PREFERÊNCIA mais a mim..."

Na peshita completa N.T. diz: "...e não DEIXAR..."

Na Bíblia para todos edição comum 2009 diz: "... e não me tiver MAIS AMOR..."

Na Bíblia CNBB diz: "... mas não me PREFERE a seu pai..."

A parábola da torre se encontra nos vrs. 31-33; e a parábola do rei que se preparava para a guerra, está no v. 33, ambas as parábolas têm uma só finalidade, conforme também se vê no v. 33.

OS PONTOS BÁSICOS SÃO OS SEGUINTES:

1.    Só se deve abraçar o discipulado após a devida REFLEXÃO, considerando as perdas possíveis, os sacrifícios necessários, e a capacidade de atravessar a tudo corajosamente sem medo.

2.    Essa REFLEXÃO reconhece que se faz necessário um AUTO-SACRIFÍCIO autêntico ao tornar-se um discípulo e servo de Jesus.

3.    Esse AUTO-SACRIFÍCIO deve ser TOTAL. O mesmo princípio aparece no v. 27.

Existem muitos cristãos que, por não conhecerem e não entenderem isso, jamais avançam diante das adversidades quando estas surgem, ou seja, não vão além do lançamento dos alicerces da torre porque param, desistem no meio do caminho.

Esses tipo de discípulo e de servo só serve para ser alvo de zombarias, e não só o mundo como também os outros cristãos não se demoram a manifestar esse mesmo menosprezo.

Ou seja, não se deve se tornar um discípulo e servo de Jesus por emoção Ou mero impulso; essa decisão deve ser tomada depois de reflexão, meditação, avaliar os custos!

"Se servir a Cristo não tem te custado nada, você serve a Cristo mas não renúncia as coisas erradas, sinto muito em te dizer, mas até então você não está servindo a Jesus de verdade."

Querer servir a Cristo sem renunciar, não dá, de acordo com Jesus!

“Se não estiverem dispostas a pagar o preço (que envolve ou engloba ou abrange tudo sem excessão), é melhor que nem venha para não virar motivo de chacota ao desistir após perceber que o Evangelho exige muito daqueles que desejam seguir e servir a Deus e a Cristo!”

Ah, mas isso vai reduzir o número de pessoas que vão se render pra Cristo; oras, diga isso pra Jesus porque ele foi o primeiro a fazer, ta ok!

Quanto custa servir a Deus e a Cristo?

Quanto tem te custado servir a Deus e a Cristo?

Você está na estrada para cima ou para baixo?

Vale apena ler o que consta em: Mateus 7:13,14,21-23 / Lucas 13:23-30

“Muitas pessoas no Evangelho desistem por pouca coisa de seguir e servir a Cristo porque vieram para o Evangelho sem haver entendido e compreendido o que isso lhes custará, o preço que isso lhes exigirá!”

Conclusão: Lucas 6:46

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário