Texto: Rm 10:4 diz: "Porque o fim da lei
é Cristo, para justiça de todo aquele que crê."
Você entende o que esse trecho realmente diz? Me acompanhe por
gentileza...
Paulo quando usa em suas cartas a expressão
grega nomos, traduzida sempre como lei em nossas bíblias, ele tem em mente
quatro coisas, e um dos maiores desafios dos teólogos e estudiosos é saber
quando Paulo está falando sobre cada uma destas quatro coisas específicas em
cada momento que ele utiliza o termo nomos em suas cartas.
HÁ MOMENTOS QUE AO USAR A PALAVRA GREGA NOMOS, PAULO TERÁ EM MENTE
CADA UMA DAS QUATRO COISAS LISTADAS ABAIXO:
1) Lei de Deus.
Rm 7:12,14,16,22
2) Lei de homens, dogmas rabínicos,
estabelecidas como se tivessem a mesma importância da lei de Deus.
Ef 2:15
3) Lei do pecado.
Rm 7:23
4) Legalismo
(não se trata
de atos feitos em obediência sadia a lei de Deus). Gl 2:16
O
texto inicial começa assim: "Porque
o FIM..."
"FIM",
no grego é: Telos.
"Telos", significa: Fim e
Finalidade.
NÃO HÁ nenhum problema em dizermos que Cristo
é o fim da lei, se entendermos que lei neste caso não se refere a lei de Deus
em si, mas ao legalismo existente nos dias de Jesus e de Paulo, ou seja, a
perversão da Torah em legalismo morto; saiba que não havia um termo grego
naquela época para se referir ao legalismo, por isso Paulo se utiliza do mesmo
termo grego nomos para se referir não só a Torah de Deus, mas também ao
legalismo ou a perversão da Torah em legalismo morto.
O
FIM DO LEGALISMO, DA PERVERSÃO DA TORAH, DA TENTATIVA E ESFORÇO HUMANO LIMITADO
DE QUERER, A PARTE DA GRAÇA E DO SACRIFÍCIO DE CRISTO, OBTER POR MÉRITO
PRÓPRIO, SUA JUSTIFICAÇÃO, SUA ACEITAÇÃO, SUA SALVAÇÃO; UM LEGALISTA ABRAÇAR O
SACRIFÍCIO NA CRUZ, É DIZER:
"EU
DESISTO de tentar ou buscar, sem sucesso, por meio do meu mero e limitado
esforço humano, minha justificação, aceitação, salvação; eu me rendo; a partir
d'então eu obtenho graciosamente e através de Cristo a minha justificação,
aceitação, salvação!"
MAS
EXISTE UM OUTRO ENTENDIMENTO QUE NÃO DEIXA DE ESTAR CORRETO, AINDA QUE NÃO SEJA
ESTE QUE PAULO TENHA EM MENTE NESTE TEXTO ESPECÍFICO, QUE É O SEGUINTE:
"A
FINALIDADE da lei é Cristo"
Significando que a finalidade da Torah é, não
só mostrar o que é errado e o que é certo para o povo de Deus, como também é
nos conduzir a Cristo, para que em Cristo sejamos justificados, aceitos,
salvos, bem como para que exercendo a fé em Cristo sejamos de fato obedientes a
lei de Deus, pois obedecer a Torah começa por exercer fé em Cristo e após isso
respeitar os mandamentos de Deus em sua base que é o amor e com a motivação e
intenção interior correta, saudável, aos olhos de Deus!
Assim como a finalidade da lei de Deus é a
obediência, é o exercício do amor, conforme o subtítulo em algumas bíblias
corretamente diz em Deuteronômio 6, assim também e principalmente a finalidade
ou o objetivo da Torah é em seu ponto de partida a confiança em Cristo!
PODE
VER NAS SEGUINTES VERSÕES IMPRESSAS:
Aplicação Pessoal.
Bíblia Apologética.
Palavra Chave.
Bíblia Explicada.
Bíblia Genebra.
Revista e atualizada.
Revista e corrigida 13ª edição 2010.
Bíblia da mulher.
ENTÃO A FINALIDADE DA LEI DE DEUS É A SEGUINTE:
A fé no Messias.
A obediência.
O amor.
Porque não podemos dizer que Cristo é o fim
no sentido de término ou encerramento da lei de Deus?
Porque a graça de Deus não substituiu a lei,
o Evangelho não substituiu a Torah de Deus, na verdade os escritos do novo
Testamento consiste não só do anúncio da manifestação do Messias profetizado,
como também consiste de um comentário explicativo da Torah e isso podemos ver
claramente no Evangelho e principalmente no famoso sermão da Montanha.
A graça não assumiu o lugar da lei em si.
O Evangelho não assumiu o lugar da Torah de Deus.
JESUS
FALANDO SOBRE O TEMPO FUTURO ALERTOU:
Mt 7:21-23 diz: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus,
mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão
naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome
expelimos demônios? E em teu nome fizemos muitos milagres? Então lhes direi
claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a anomia
[a=sem; nomia vem de nomos = lei no sentido de torah;
anomia é o desprezo e a violação da lei, Torah]."
POR
ISSO PAULO ESCREVEU:
Rm 7:22 diz: "Porque, segundo o homem interior, TENHO [tempo presente e não
tempo passado TINHA, sendo assim, Paulo se refere ao tempo em que esta carta
estava sendo escrita, ou seja, ao tempo após seu encontro com Cristo no caminho
para Damasco] prazer na lei de Deus;"
Ou seja, porque Paulo continuaria a desejar
observar algo que teve supostamente seu fim no sentido de término através de
Cristo? Logo vemos que dizer que após Cristo a lei terminou é no mínimo uma
falta de entendimento por parte de alguns professores de Teologia e no máximo
um claro preconceito e aversão a lei de Deus, porque os tais não tem prazer na
lei de Deus em seu homem interior como Paulo o tinha por exemplo.
Não caia na cilada da ANOMIA TEOLÓGICA CRISTÃ propagada em alguns
sermões e por alguns professores de teologia cristã protestante!
Pr.
Thiago G. Sanchez
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