segunda-feira, 7 de outubro de 2019

"O FIM DA LEI!"

Tema: "O FIM DA LEI!"

Texto: Rm 10:4 diz: "Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê."

Você entende o que esse trecho realmente diz? Me acompanhe por gentileza...

Paulo quando usa em suas cartas a expressão grega nomos, traduzida sempre como lei em nossas bíblias, ele tem em mente quatro coisas, e um dos maiores desafios dos teólogos e estudiosos é saber quando Paulo está falando sobre cada uma destas quatro coisas específicas em cada momento que ele utiliza o termo nomos em suas cartas.

HÁ MOMENTOS QUE AO USAR A PALAVRA GREGA NOMOS, PAULO TERÁ EM MENTE CADA UMA DAS QUATRO COISAS LISTADAS ABAIXO:

1) Lei de Deus. Rm 7:12,14,16,22
2) Lei de homens, dogmas rabínicos, estabelecidas como se tivessem a mesma importância da lei de Deus. Ef 2:15
3) Lei do pecado. Rm 7:23
4) Legalismo (não se trata de atos feitos em obediência sadia a lei de Deus). Gl 2:16

O texto inicial começa assim: "Porque o FIM..."
"FIM", no grego é: Telos.

"Telos", significa: Fim e Finalidade.


NÃO HÁ nenhum problema em dizermos que Cristo é o fim da lei, se entendermos que lei neste caso não se refere a lei de Deus em si, mas ao legalismo existente nos dias de Jesus e de Paulo, ou seja, a perversão da Torah em legalismo morto; saiba que não havia um termo grego naquela época para se referir ao legalismo, por isso Paulo se utiliza do mesmo termo grego nomos para se referir não só a Torah de Deus, mas também ao legalismo ou a perversão da Torah em legalismo morto.

O FIM DO LEGALISMO, DA PERVERSÃO DA TORAH, DA TENTATIVA E ESFORÇO HUMANO LIMITADO DE QUERER, A PARTE DA GRAÇA E DO SACRIFÍCIO DE CRISTO, OBTER POR MÉRITO PRÓPRIO, SUA JUSTIFICAÇÃO, SUA ACEITAÇÃO, SUA SALVAÇÃO; UM LEGALISTA ABRAÇAR O SACRIFÍCIO NA CRUZ, É DIZER:

"EU DESISTO de tentar ou buscar, sem sucesso, por meio do meu mero e limitado esforço humano, minha justificação, aceitação, salvação; eu me rendo; a partir d'então eu obtenho graciosamente e através de Cristo a minha justificação, aceitação, salvação!"

MAS EXISTE UM OUTRO ENTENDIMENTO QUE NÃO DEIXA DE ESTAR CORRETO, AINDA QUE NÃO SEJA ESTE QUE PAULO TENHA EM MENTE NESTE TEXTO ESPECÍFICO, QUE É O SEGUINTE:

"A FINALIDADE da lei é Cristo"

Significando que a finalidade da Torah é, não só mostrar o que é errado e o que é certo para o povo de Deus, como também é nos conduzir a Cristo, para que em Cristo sejamos justificados, aceitos, salvos, bem como para que exercendo a fé em Cristo sejamos de fato obedientes a lei de Deus, pois obedecer a Torah começa por exercer fé em Cristo e após isso respeitar os mandamentos de Deus em sua base que é o amor e com a motivação e intenção interior correta, saudável, aos olhos de Deus!

Assim como a finalidade da lei de Deus é a obediência, é o exercício do amor, conforme o subtítulo em algumas bíblias corretamente diz em Deuteronômio 6, assim também e principalmente a finalidade ou o objetivo da Torah é em seu ponto de partida a confiança em Cristo!

PODE VER NAS SEGUINTES VERSÕES IMPRESSAS:

Aplicação Pessoal.

Bíblia Apologética.

Palavra Chave.

Bíblia Explicada.

Bíblia Genebra.
Revista e atualizada.
Revista e corrigida 13ª edição 2010.
Bíblia da mulher.


ENTÃO A FINALIDADE DA LEI DE DEUS É A SEGUINTE:

A fé no Messias.

A obediência.

O amor.


Porque não podemos dizer que Cristo é o fim no sentido de término ou encerramento da lei de Deus?

Porque a graça de Deus não substituiu a lei, o Evangelho não substituiu a Torah de Deus, na verdade os escritos do novo Testamento consiste não só do anúncio da manifestação do Messias profetizado, como também consiste de um comentário explicativo da Torah e isso podemos ver claramente no Evangelho e principalmente no famoso sermão da Montanha.

A graça não assumiu o lugar da lei em si.

O Evangelho não assumiu o lugar da Torah de Deus.


JESUS FALANDO SOBRE O TEMPO FUTURO ALERTOU:
Mt 7:21-23 diz: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome expelimos demônios? E em teu nome fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a anomia [a=sem; nomia vem de nomos = lei no sentido de torah; anomia é o desprezo e a violação da lei, Torah]."

POR ISSO PAULO ESCREVEU:
Rm 7:22 diz: "Porque, segundo o homem interior, TENHO [tempo presente e não tempo passado TINHA, sendo assim, Paulo se refere ao tempo em que esta carta estava sendo escrita, ou seja, ao tempo após seu encontro com Cristo no caminho para Damasco] prazer na lei de Deus;"

Ou seja, porque Paulo continuaria a desejar observar algo que teve supostamente seu fim no sentido de término através de Cristo? Logo vemos que dizer que após Cristo a lei terminou é no mínimo uma falta de entendimento por parte de alguns professores de Teologia e no máximo um claro preconceito e aversão a lei de Deus, porque os tais não tem prazer na lei de Deus em seu homem interior como Paulo o tinha por exemplo.

Não caia na cilada da ANOMIA TEOLÓGICA CRISTÃ propagada em alguns sermões e por alguns professores de teologia cristã protestante!

Pr. Thiago G. Sanchez

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