Ef 2:8-9:
"Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós,
é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a
se orgulhar por esse motivo."
Tg 2:14:
"De que adianta, meus caros irmãos, alguém proclamar sua fé, se não tem
obras? Acaso essa fé pode salvá-lo?"
Parece que
Paulo e Tiago não estão falando a mesma língua, mas estão sim; o que acontece é
que cada um está combatendo um extremo oposto!
Paulo diz
que a salvação não é por obras, mas sim por fé e uma vez salvos as obras devem
entrar em cena.
Ef 2:10:
"Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em
boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos
hoje."
Tiago diz
que a salvação é por uma fé ativa produtiva geradora de obras em acordo com a
Torah que é a lei do Espírito e/ou da Liberdade.
Alguém
pergunta: "Exerci fé agora em Cristo e por um momento graciosamente a
salvação de fato me foi concedida, porém, e agora, o que fazer?
Resposta:
Praticar o Evangelhos!
Pergunta:
Mas o que é o Evangelho?
Resposta:
É amar a Deus e amar ao próximo!
Pergunta:
Mas amar como e o que significa amar a Deus e ao próximo?
Resposta:
Amar como diz no Evangelho que significa amar como diz na Torah.
Amar
a Deus antes de ser Evangelho é Torah.
Amar o
próximo antes de ser Evangelho é Torah.
Quem
obedece o Evangelho obedece a Torah, logo obedecer a Cristo é obedecer a Deus.
Quem
obedece o Evangelho, obedece a Torah, amando na prática o próximo.
E quem ama: Não faz ao outro o
que não quer que seja feito a si, E, faz ao outro o que quer que seja feito a
si.
Não dar
falso testemunho é obedecer a Torah e amar o próximo;
Não
cobiçar é obedecer a Torah e amar o próximo;
Não roubar
é obedecer a Torah e amar o próximo;
Não
assassinar é Torah e amar o próximo;
Não
invejar é Torah e amar o próximo;
Não odiar
é torah e amar o próximo;
Não
explorar é Torah e amar o próximo;
Pagar o
salário em dia é torah e amar o próximo;
Não ficar
com o que é do outro é torah e amar o próximo;
Se colocar
em quarentena, separado de pessoas sadias, por estar com uma doença ou algo que
pode ser transmitido para outro é torah e amar o próximo;
Restituir
e/ou indenizar o dano moral e material causado é torah e amar o próximo;
Repartir
com quem não tem é torah e amar o próximo;
Perdoar é
torah e amar o próximo;
Não ser
injusto é Torah e amar o próximo;
Não ser
avarento é Torah e amar o próximo;
Não ser
egoísta é Torah e amar o próximo;
Ajudar o
irmão necessitado é torah e amar o próximo;
Não
explorar os empregados é Torah e amar o próximo;
Honrar os
idosos é torah e amar o próximo;
Honrar os
pais é torah e amar o próximo;
Não ser um
adúltero é torah e amar o próximo, a quem vê.
COMO
ALGUÉM PODE DIZER QUE AMA AO PRÓXIMO VIOLANDO QUALQUER QUE SEJA DESTES
PRINCÍPIOS DIVINOS DA TORAH? QUE AMOR É ESSE? DE PALAVRAS? TEM QUE SER POR
OBRAS, EM VERDADE!
Crer em
Deus, acreditar que Ele é um, servir a Ele, ansear pelo momento buscar a Ele,
obedecer a Ele, não direcionar a glória dEle à falsos deuses pagãos fruto da
imaginação de homens pagãos, não profanar o nome do ETERNO, é amar a Deus a
quem não vê.
Logo, o
resumo da torah é o amor.
Logo, a
finalidade da torah é o amor.
Logo, o
fim da torah é o amor.
Porque
o correto exercício da Torah, visa a prática do amor por meio de ações
corretas, justas, para com seu semelhante, além da fé no Messias prometido que
viria e que veio.
Procedendo
assim como um povo salvo por Deus, e, assim se mantendo dia após dia.
As
atitudes do que se diz salvo, que não demonstram uma fé genuína, jamais estará
em perfeito acordo com a Torah internalizada que é a lei da liberdade ou do
Espírito, que ensina o justo a viver como justo praticando o que é justo
vivendo como um Tsadic.
As
atitudes do que se diz salvo, que demonstram uma fé genuína, estarão de acordo
com a Torah da liberdade que é a lei do Espírito internalizada e gravada na
mente e no coração, o que leva o salvo a um viver justo, a um proceder justo, a
viver como um Tsadic, pela capacitação divina mediante o poder do alto com qual
pelo Espírito é por Deus capacitado.
As obras
não são o ponto inicial ou o ponto de partida para a obtenção de salvação. O
ensino de Paulo combate a salvação por obras sem o exercício da devida fé; a
salvação não é por meio das obras sem a devida fé; Paulo diz a salvação é por
intermédio da fé e que obras são o resultado dessa salvação.
A graça é
o ponto inicial da salvação, a salvação passa pela fé, e é evidenciada e
preservada por intermédio das boas obras.
A salvação
começa pela graça, passa pela fé, mas não para na fé, ao exercer a fé deve-se
prosseguir para o exercício e/ou produção das boas obras que evidenciam e
confirmam essa fé.
A fé
morta, isto é, sem compromisso com a devida prática dos princípios morais e
éticos existentes na lei de Deus (que é a lei do Espírito, a lei da Liberdade,
gravada não mais em pedra, mas no coração), não pode salvar, A NÃO SER QUE a
pessoa se converta no leito de morte e não tenha tempo para fazer mais nada em
vida após exercer tal fé.
Não fazer acepção de pessoas é obededer Torah
e amar o próximo;
OU SEJA, o que aprendemos por último no Evangelho, aprendemos primeiro na
Torah, logo obedecer o evangelho está intrinsecamente ligado a obedecer a
Torah, pois ambas as coisas estão interligadas pois os princípios morais e
éticos que encontramos no último foram extraídos do primeiro.
Tg 2:1-26
diz: "Caros irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façais acepção de pessoas,
tratando-as com preconceito ou parcialidade. Se, por assim dizer, entrar na
vossa sinagoga, algum homem com anéis de ouro nos dedos, trajando roupas caras,
e, ao mesmo tempo, entrar uma pessoa pobre, vestindo roupas velhas e sujas, e
tratardes com atenção especial ao homem bem trajado e o honrardes dizendo: “Eis
aqui um lugar digno da tua pessoa. Assenta, pois”, mas disserdes ao pobre: “Tu,
podes ficar ali em pé!” ou “Assenta-te no chão, próximo ao estrado onde ponho
os meus pés”, não fizestes discriminação preconceituosa e vos tornastes como
juízes que usam critérios perversos? Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu
Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do
Reino que Ele prometeu aos que o amam? Contudo, vós tendes menosprezado o
pobre. E não são os ricos que vos oprimem? Não são eles que vos arrastam para
os tribunais? Não são os ricos que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado?
Se vós, entretanto, observais a Lei do Reino, como está registrada na Escritura
e que ordena: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, então estareis agindo
corretamente; se, todavia, tratais as pessoas com parcialidade, estareis
incorrendo em pecado e sereis condenados pela Lei como transgressores.
Porquanto, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas
ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente. Pois Aquele que
proclamou: “Não adulterarás”, também ordenou: “Não matarás”. Ora, se não
adulteras, porém cometes um assassinato, te tornaste da mesma forma,
transgressor da Lei. Falai e procedei com todos, como quem haverá de ser
julgado pela lei da liberdade; pois será exercido um juízo sem misericórdia
sobre quem também não usou de compaixão. A graça triunfa sobre o juízo! As
atitudes demonstram a fé De que adianta, meus caros irmãos, alguém proclamar
sua fé, se não tem obras? Acaso essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã
estiverem necessitados de roupa e passando privação do alimento de cada dia, e
qualquer dentre vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e comei até
satisfazer-vos”, porém sem lhe dar alguma ajuda concreta, de que adianta isso?
Desse mesmo modo em relação a fé: por si só, se não for acompanhada de obras, está
morta. Entretanto, alguém poderá afirmar: “Tu tens fé, e eu tenho as obras;
mostra-me tua fé sem obras, e eu te demonstrarei minha fé mediante as obras que
realizo”. Crês, tu, na existência de um só Deus? Fazes bem! Até mesmo os
demônios crêem e tremem! Queres pois, assegurar-te, ó homem insensato, de que a
fé sem obras é de fato inútil? Ora, não foi Abraão, nosso pai na fé,
justificado por obras, quando ofereceu seu próprio filho Isaque sobre o altar?
Vês dessa forma que tanto a fé como as obras estavam agindo juntas, e a fé foi
aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se, assim, a Escritura que declara: “Abraão
creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo
de Deus. Observais que uma pessoa é justificada por meio das suas ações, e não
simplesmente por dizer que crê. Exemplo semelhante é o de Raabe, a meretriz:
não foi ela aceita por Deus pelas obras, quando acolheu os mensageiros de
Israel e os conduziu à liberdade por um outro caminho? Portanto, assim como o
corpo sem espírito está morto, da mesma forma a fé sem obras está morta."
Pr. Thiago G. Sanchez
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