DANI'EL CAPÍTULO 2
ENTENDENDO A ESTÁTUA QUE SE DIVIDE EM 5 PARTES:
1. A Cabeça = Império Babilônico.
2. Os Braços ligados pelo peito = Império Medo-Persa.
3. Os Lombos = Império Grego.
4. As Pernas = Império Romano
5. Os Pés = Império Turco
Mas, antes da cabeça de ouro Babilônia, existiram dois reinos que em Dn 2 que foi por Deus deixado de fora, mas que em Apocalipse Deus as incluiu.
SÃO ESTES:
Império Egípcio.
Império Assírio.
FICANDO ASSIM:
1) Egito.
2) Assíria.
3) Babilônia.
4) Medo-Persa.
5) Grécia.
6) Roma.
7) Otomano.
DANI'EL CAPÍTULO 3
Temos nesta profecia a construção de uma imagem só de ouro, contrariando a imagem do capitulo dois.
No capítulo dois de Dani'el, Deus mostrou a Nabucodonosor (por meio de uma estátua composta por diversos tipos de materiais, e cada tipo de material representando um tipo de reino específico ou diferente, desde a cabeça até a planta dos pés), que é Ele (O Deus Verdadeiro) quem estabelece e remove reis, e que inclusive Ele ia fazer isso.
Babilônia, a pesar de Cabeça de ouro, seria removida, e outros reinos a sucederiam mas tudo formando um único sistema no mundo.
Aqui Deus estabeleceu tempos determinados!
No capítulo três, Nabucodonosor tomado pelo orgulho, fez uma estátua de ouro desde a cabeça até a planta dos pés, deixando claro que a Babilônia, ao contrário do que Deus disse, não iria ter o tempo de duração que Deus estabeleceu, tempo esse que era representado pelo ouro somente na cabeça coisa nenhuma.
No capítulo três, Nabucodonosor quis mostrar que ele, que representa o reino babilônico, seria um reino eterno, ou seja, um reino insubstituível (só na cabeça de Nabucodonosor mesmo!); por isso, a imagem era de ouro da cabeça aos pés.
Nabucodonosor está, contrariando, desafiando, afrontando, a Deus!
Uma verdadeira loucura, insanidade dele!
O meu reino (Nabucodonosor quer deixar claro!) é um reino eterno, nenhum império sucederá o meu, e pedra alguma irá derruba-lo, destruí-lo, desfaze-lo, demoli-lo!
E Nabucodonosor queria que todos concordassem com essa verdadeira loucura da parte dele se curvando diante da imagem completamente de ouro que ele fez e que representa unicamente ele e o reino babilônico.
Aqui Nabucodonosor claramente quis remover os tempos que Deus havia determinado ou estabelecido!
DANI'EL CAPÍTULO 7
QUATRO ANIMAIS IRÃO SURGIR NESSA VISÃO:
1) Leão com asas de águia = Babilônia.
2) Urso com três costelas entre os seus dentes = Medo-persa.
3) Leopardo com quatro cabeças e quatro asas de ave = Grécia.
4) Um quarto animal, "terrível e espantoso e muito forte" que tem grandes dentes de ferro e dez chifres = esse animal está ligado aos pés dá estátua e ao reino do\no meio do qual o anticristo se levantará.
DANI'EL CAPÍTULO 8
DOIS ANIMAIS SERÃO VISTOS POR DANI'EL EM UMA VISÃO:
1) Carneiro, com dois chifres e uma ponta pequena, que atacava em três direções, a saber, o oeste, o norte e o sul, animal este que se refere ao Reino da Media e da Pérsia, e que equivale ao Urso que é descrito como tendo exatamente três costelas na boca do Cap. 7.
2) Bode, com um grande e proeminente chifre que se trata de Alexandre o grande, sucedido por quatro chifres que entram em cena após ele que se tratam tanto dos seus 4 generais (Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeo) como também das 4 partes em que este reino foi dividido, interessante que as 4 repartições do Reino da Grécia efetuada pelos seus 4 generais (Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeo) que também se trata dos quatro chifres, essas 4 pontas não acabaram no tempo da Grécia, ou seja, ainda estão no cenário, não pararam lá atrás, passa pelo império romano, e posteriormente pelo império Otomano, e ainda hoje os pecados destes 4 chifres (repartições do Reino da Pérsia dividido pelos 4 generais, conquistados pelo império Romano e posteriormente pelo Império Otomano) não atingiu o seu limite, mas quando atingir, aí sim a ponta pequena surgirá, e isso ocorrerá no tempo do fim em se tratando do tempo do quarto animal misterioso de Dn 7, e esse chifre pequeno irá cresce muito; o Bode do Capítulo 8 representa a Grécia, do mesmo modo o Leopardo com 4 cabeças do Capítulo 7 representa igualmente a Grécia e as 4 cabeças sua expansão territorial primeiramente repartida entre os 4 generais (Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeo) após a morte de Alexandre Magno também conhecido como Alexandre o Grande.
DUAS COISAS:
a. A ponta pequena não é Antíoco Epífanes que fez algo parecido, assim como também não é Hitler que teve algumas características similares as descritas nas profecias que o anticristo terá; Jesus jogou a profecia de Dn 8 a cerca da ponta pequena do bode para o tempo futuro, se referindo ao anticristo; sendo assim, Epífanes é apenas uma figura, uma sombra, uma representação daquele de quem realmente Deus está falando na profecia de Dn 7 quanto a figura da ponta pequena do bode.
b. Essas quatro cabeças se referem as quatro divisões do império Grego, após a morte de Alexandre o grande, e foi divido em 4 entre seus 4 generais (Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeo), que depois será conquistado pelo Império Romano e posteriormente pelo Império Turco Otomano.
HÁ UMA PROFUNDA LIGAÇÃO ENTRE:
As 4 cabeças do leopardo de Dn 7, a ponta pequena do quarto animal misterioso de Dn 7, e a ponta pequena do bode. Ou seja, A ponta pequena do bode de Dn 8 é a mesma ponta pequena do quarto animal misterioso de Dn 7, e que tem de certa forma ligação com as quatro cabeças do leopardo de Dn 7, leopardo esse que no Capítulo 8 aparece como bode.
O QUE ESTÁ SENDO REVELADO É O SEGUINTE:
Será de uma destas 4 partes ocupadas por cada um dos 4 generais, que depois fora conquistado pelo Império Romano e posteriormente pelo Império Otomano, que se levantará a ponta pequena do quarto animal misterioso de Dn 7, ponta essa que é a mesma que ressurge em Dn 8 na figura do bode, e essa pequena ponta é única e exclusivamente o anticristo que conforme a profecia de Dn 8 irá profanar o Santuário e fazer cessar o sacrifício.
Ou seja, para falar do tempo do fim, em se tratando do anticristo, é preciso direcionar nossos olhos para Grécia, para o Império Grego (lombos de bronze = leopardo = bode), pelo fato de que, a ponta pequena do quarto animal de Dn 7, surgirá do território ocupado por um dos 4 generais de Alexandre o grande, visto que tanto o império romano que foi o sexto império, como o império Otomano que foi o sétimo, conquistaram todo o território dos quatro generais de Alexandre, e os quatro generais se chamavam: Cassandro, Lisímaco, Seleuco, Ptolomeu I.
Sendo assim, o antiCristo pode surgir da Turquia, da Assíria (atual Iraque), da Mesopotâmia, da Pérsia, do Egito, da Macedônia, da Grécia, de Istambul, do Egito, de Chipre, etc, MAS NÃO DE ROMA/ITÁLIA, e se deslocar para o Norte (ou seja, para a Turquia onde muito possível será a sede do Império Otomano quando este ressurgir do abismo, subindo do mar; tendo em vista que ele virá do Norte contra Israel) pois estas são algumas das regiões que faz parte do território das 4 pontas e do Império Otomano que foi a sétima cabeça da primeira besta do apocalipse e que será a oitava, primeira besta essa que se refere ao quarto animal misterioso de Dn 7 e que está ligado ao pés dá estátua de Dn 2.
DANI'EL CAPÍTULO 9
Dani'el não entendeu bem a questão da profanação do Santuário do capítulo 8, porque o Templo já havia sido destruído por Nabucodonosor e os setenta anos de cativeiro estavam prestes a terminar.
Deus para explicar sobre a profanação do Santuário fala sobre as 70 semanas de anos proféticas neste capítulo 9.
No fim das setenta semanas as sete coisas da profecia de Dn 9:24 que estão previstas à acontecer dentro desse tempo determinado estarão perfeitamente cumpridas.
Antes disso ocorrer no fim das 70 semanas de anos proféticas, as 70 semanas são divididas em três partes: 7 semanas, 62 semanas, e 1 semana.
No fim das 69 das 70 semanas de anos de Dn 9 o Messias foi cortado, ele foi morto e após ressurgir dos mortos foi arrebatado para Deus e para seu trono.
O povo (povo aqui não se referindo a cidadania e sim a etnia) do príncipe destruiu o Templo em 70dC.
O príncipe neste caso não é Tito e sim o anticristo, até porque não foram os romanos que destruíram a cidade e o Templo (conforme flávio josefo relata e ele foi testemunha ocular); o povo do anticristo estava com Tito em 70dC, e sem a aprovação, sem a permissão, sem o aval, sem o consentimento, de Tito, foram e invadiram Jerusalém, destruíram a cidade, destruíram e queimaram o templo revirando pedra sobre pedra; esse povo que fazia parte do exército liderado por Tito eram exatamente os árabes (descendentes de Ismael).
Ou seja, o príncipe não é Tito; o povo do príncipe não são os romanos; o príncipe é o anticristo; o povo do príncipe são os árabes responsáveis pela destruição de Jerusalém e do Templo no ano 70.
Os últimos 3 anos e ½ será o tempo que o anticristo terá para agir e colocar todo plano satânico em ação contra o povo judeu, a terra de Israel e o Templo que estará edificado novamente e pode ser que este seja edificado durante os primeiros 3 anos e ½ entre Judeus e Árabes após o acordo de paz que o anticristo fará entre os descendentes de Isaque e os descendentes de Ismael.
Esses últimos 3 anos e ½ aparecem em Dn 7 e Dn 8 como tempo, tempos, e metade de um tempo; onde o príncipe que é a ponta pequena, o assolador, e que se trata de um único indivíduo, o do anticristo, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares.
ATÉ AQUI PODEMOS ENTENDER O QUE DESTA PROFECIA?
O capítulo 8 em conexão com o Capítulo 7 (leopardo = bode = ponta pequena = quarto animal misterioso) NOS MOSTRA NÃO SÓ que a ponta pequena se levantará de uma das 4 partes do Reino de Alexandre o grande, reino esse representado pelos lombos de cobre no capítulo 2, pelo leopardo de 4 cabeças no capítulo 7, e pelo bode no capítulo 8 que por fim tem uma pequena ponta surgindo de si, ponta essa que surgirá tempos mais tarde (apontando para a última semana de anos das 70 semanas de Dn 9), a saber, muito tempo depois do império grego de Alexandre ter sido repartido em 4 partes por seus quatro generais, COMO TAMBÉM NOS MOSTRA QUE esta ponta pequena na verdade se levantará no tempo do surgimento do último reino que será desfeito na vinda do Messias (novamente conexão com a última semana de anos das 70 semanas de Dn 9), fazendo ligação com os pés da visão de Nabucodonosor em Dn 2 que será atingida pela pedra, rocha maciça, que virá do alto e que colocará por terra toda essa estrutura representada pela imagem do capítulo 2 de Daniel, esta pedra ou rocha que virá de cima é o Messias em sua vinda gloriosa dos altos céus.
Abra agora um *[* Os adventistas estabeleceram uma linha do tempo para as 70 semanas de anos (490 anos) e, outra linha do tempo para as 2300 tardes e manhas colocando a profecia das 2300 tardes com uma linha maior de 2300 anos, colocando deste modo a profecia das 70 semanas com uma linha menor colocando o cumprimento das 70 semanas no tempo de Cristo e iniciando a contagem das 2300 manhas e tarde desde o tempo de Daniel como sendo 2300 anos; Na verdade as 70 semanas é a profecia maior e as 2300 manhas e tardes é a profecia menor. Se referindo aos sacrifícios oferecidos diariamente pela manhã e pela tarde. FECHA*]*
DANI'EL CAPÍTULOS 10 E 11
Reino da Grécia = lombos de prata, leopardo com 4 cabeças, e o bode peludo que primeiro tem 1 grande chifre (Alexandre o grande) e depois entram em cena 4 chifres (as 4 repartições do Reino da Grécia efetuada pelos seus 4 generais, a saber, Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeo; porém, estes quatro chifres não acabaram no tempo da Grécia, pois houve a expansão do império grego passando pelo império romano, e indo pelo império Turco Otomano; estes 4 chifres se espalharam pelo mundo, de modo que os pecados destes 4 chifres não atingiu o seu limite e quando atingir aí sim a ponta pequena surgirá) e por fim surge o tal chifre pequeno (anticristo) que crescerá sobremodo.
Houve guerras entre o Reino dos Medos e dos Persas (braços de prata cap 2 = urso no cap 7, e, lombos de bronze cap 2 = carneiro no cap 8) contra a Grécia (leopardo cap 7, e, bode cap 8).
Ainda por finalizar...
DANI'EL CAPÍTULO 12
Ainda por desenvolver...