terça-feira, 3 de março de 2020

"NO QUE REALMENTE CONSISTE A SEMELHANÇA EM GÊNESIS 1:26 ENTRE A CRIATURA E O CRIADOR?"


“O QUE DE FATO TORNAVA O SER HUMANO NO ESTADO PRÉ-PECADO SEMELHANTE AQUELES PELOS QUAIS FOI CRIADO?”

Texto chave: Gênesis 1:26a,27 "Vayo'mer elohim na'asseh 'adam betsalmenu kidemutenu ... Vayivra' 'elohim ha'adam-'et betsalmo betselem elohim bara' 'oto zachar uneqevah bara 'otam..." 

"Disse Deus: façamos humano com a nossa imagem como a nossa semelhança... e criou Deus o humano com a imagem dele, com a imagem de Deus criou."

A palavra hebraica  “TSELEM”"TSALMO" (de betsalmo e betselem) sig: imagem, aspecto.

Betsalmenu sig: conforme nossa imagem; conforme nosso aspecto.

A palavra hebraica “DEMUTE”, sig: semelhança, similaridade.

Kidemutenu sig: assim como nossa semelhança; assim como nossa similaridade.

SENDO ASSIM, O QUE O TEXTO ESTÁ NOS DIZENDO É:

O primeiro ser humano antes do pecado, possuía uma SEMELHANÇA NO SENTIDO DE SIMILARIDADE, que tornava o ser humano SEMELHANTE a aqueles por quem veio a ser criado ou feito; Essa SEMELHANÇA se dava por causa de algo existente no ser humano a princípio, algo ligado a IMAGEM (ASPECTO, APARÊNCIA EXTERIOR) que nele havia e que há naqueles que o criaram.

Era por causa desse algo ligado ao ASPECTO OU APARÊNCIA EXTERIOR, que o ser humano não enxergava sua nudez física, ainda que não estivesse vestindo uma bermuda ou calça, uma camisa ou blusa!

QUE ALGO ERA ESSE LIGADO AO SEU ASPECTO OU APARÊNCIA EXTERIOR?

Tudo foi criado por Deus, por meio do Filho divino gerado por Deus num ponto na eternidade antes do princípio de toda a criação no qual já existia como Ser divino distinto de Deus, para ser a ferramenta divina por meio da qual tudo seria criado, e para ser aquele que cumpriria o plano divino de redenção, de salvação.

João 1:1-3 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

Um texto que nos ajuda a responder a interrogação está em: João 17:5 E agora, Pai, glorifica-me junto a Ti, com a GLÓRIA QUE EU TINHA CONTIGO antes que o mundo existisse.”

OU SEJA:

O ser humano foi originalmente criado COM IMAGEM, APARÊNCIA EXTERNA de glória, e essa glória que nele reluzia, reluzia também naqueles que o criaram, tornando-o assim semelhante ou similar a eles que são igualmente externamente gloriosos; e era essa glória externa (perdida por causa do pecado) que fazia com que o ser humano não enxergasse que estava nú fisicamente; essa glória era um tipo de vestimenta divina com a qual foi criado e vestido pelo Criador.

Ao perder essa veste de glória, ao perder essa similaridade devido ao pecado, o ser humano deixou de ser similar ao Criador como era originalmente quando foi criado reluzindo a mesma glória externa que aqueles que o criaram reluzem externamente!

A perca dessa vestimenta espiritual de glória, que sobre o homem pré-pecado havia, fez com que em certo sentido se abrissem os olhos deste, ou seja, a partir d’então o ser humano conseguiu enxergar aquilo (a nudez física) que antes estava impedido de enxergar por causa da glória externa (vestimenta espiritual) que os cobria, que os vestia; a pele que antes reluzia pela glória com a qual estava coberta como uma espécie de vestimenta espiritual, hoje por causa do pecado não reluz mais; porém, chegará o tempo que voltará a reluzir novamente.

UM TEXTO INTERESSANTE QUE SE APLICA AO SER HUMANO PRÉ-PECADO, É:

Salmo 8:5,6 Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:...”

Mesmo possuindo essa similaridade devido a algo atrelado a sua imagem ou aparência externa original, ainda sim o ser humano era em certo sentido menor do que os anjos, e isso  (que não tem nada a ver com importância ou valor) se dá pelo fato de que ao ser humano não fora conferida as mesmas habilidades que aos anjos foram conferidas.

De modo que, anjos possuem algumas vantagens em relação a nós... e já possuía antes mesmo do ser humano pecar; mas ainda sim, somos mais importantes para Deus, e recebemos maior destaque na criação!

CONCLUSÃO:

A semelhança ORIGINAL QUE EXISTIA NO SER HUMANO PRÉ-QUEDA, não estava no domínio em si, dado por Deus ao homem; estava sim na similaridade existente entre o Ser humano e o seu Criador; tal similaridade é devido a algo que está atrelado a imagem ou aparência externa original do ser humano pré-pecado.

Hoje carregamos a imagem do Adão pós-pecado, sem a veste de glória que o vestia da cabeça aos pés; mas chegará o dia que o ser humano será vestido novamente de glória; e porque não acreditar que a glória da última casa tratando-se do nosso corpo pós-ressurreição transformação e arrebatamento, será maior do que a da primeira em Adão no Éden.

1 Coríntios 15:40-56 E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.”

Filipenses 3:20,21 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.”

Romanos 8:29 Porquanto, aqueles que antecipadamente conheceu, também os predestinou para serem semelhantes à imagem do seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Colossenses 3:4 Quando Cristo, que é a vossa vida, for manifestado, também vos manifestareis com Ele em glória.”

Mateus 17:2 Ali Ele foi transfigurado na presença deles. Sua face resplandeceu como o sol, e suas vestes tornaram-se brancas como a luz.”

2 Co 4:3-4 "Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus."

DESEJANDO ESSE ESTUDO EM PDF CLIQUE AQUI!

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário