sábado, 7 de março de 2020

"CRIAÇÃO E CRIADOR, TOHU VAVOHU, RUACH ELOHIYM"



Gênesis 1:1 No princípio Deus criou os céus e a terra”.

I.             CRIAÇÃO A EVIDÊNCIA DE EXISTÊNCIA DE UM CRIADOR:

O verso um, é o resumo geral.

Já o verso dois em diante, se tem uma narração que mostra o ponta pé inicial e o processo que se seguiu até a finalização dos céus e da terra que em princípio foi criado por Deus.

Gênesis começa apresentando que o universo não é fruto do mero acaso, e sim obra prima de um Criador.

A criação evidencia ou testifica a existência de Deus.

Ao surgir a teoria do Big-Bang, esta passou a ser utilizada para anular ou eliminar essa que por si só é a maior e principal evidência da existência de Deus; fortalecendo assim o ateísmo.

Muitos são os que não se contentam com esta evidência, querem uma maior que está; não existe!

Salmo 10:4 Em sua arrogância, o ímpio diz: Não há castigo, Deus não existe. É tudo e só o que ele pensa”.

Salmo 14:1 Para o mestre de música. Um salmo de Davi. Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. Todas as suas atitudes são corruptas e abomináveis: não há um que faça o bem”.

De modo que, essa prova já não é mais aceita como prova pelos ateus, pois hoje em dia, ao invés de se ensinar que ela foi criada pelos deuses como se fazia milênios atrás, ensina-se que ela na verdade é fruto do acaso, negando assim a existência, não só dos falsos deuses pagãos, fruto da imaginação dos homens e da influência do diabo no mundo, como também negando inclusive a existência do verdadeiro Deus, que é o Criador e Mantenedor dos céus, da terra, e de tudo quanto neles há!

A fé leva o homem a acreditar que céus e terra não surgiu por acaso; e o tal passa a ter os céus e a terra como a maior evidência da existência de um Deus real e verdadeiro responsável por ter trazido todas estas coisas a existência.

Quando Deus iniciou sua criação no princípio mencionado em Gênesis 1:1, surgiram águas e dentro dela havia algo sem forma, como uma espécie de massa não modelada, dentro dela.

II.           TOHU VAVOHU:

Gênesis 1:2a Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo”.

"sem forma" hb. Tohu (sem conformação, sem definição de forma).

"vazia" hb. Vohu (inóspita, sem condições de vida e portanto vazia).

Is 45:18 "Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um CAOS (Tohu), mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro."

Significaria então que:

ELA ESTAVA (Vohu) inóspita, sem condições de vida e portanto vazia (inabitada), PORQUE ELA EM SEU ESTADO INICIAL ERA ALGO (Tohu) sem conformação, sem definição de forma.

OU SEJA, para resolver a questão do Vohu, primeiro tinha que trabalhar a questão do Tohu, pois o Vohu era por causa do Tohu.

SENDO ASSIM, o dito caos em que a terra se encontrava em seu início, não se trata de uma destruição que sobre ela sobreveio, mas sim pelo fato dela ser inicialmente algo ainda sem uma forma definida em seu início no meio das águas dentro da qual encontrava-em e encontra-se.

LOGO, o que Deus fez foi trabalhar a terra inicialmente no estado Tohu, para que consequentemente a condição Vohu nela (e dela) fosse então revertida ou resolvida.

Deus escolheu o Caminho do processo; pois poderia criar tudo ao mesmo tempo de uma só vez; mas Ele não quis que fosse assim!

III.         RUACH ELOHIYM:

O SOPRO DE DEUS SE MOVIA SOBRE AS ÁGUAS. “... e o Espírito (Ruach) de Deus (Elohiym) se movia sobre a face das águas”. Gênesis 1:2

O SOPRO DE DEUS PROCEDENTE DAS NARINAS DE DEUS, ABRIU O MAR VERMELHO. O fundo do mar apareceu, e os fundamentos da terra foram expostos pela tua repreensão, ó Senhor, com o forte sopro (Ruach) das tuas narinas”. Salmo 18:15

O SOPRO DE DEUS LIGADO AO FLUIR DA PALAVRA DA BOCA DE DEUS, É VEÍCULO POR MEIO DO QUAL O PODER DIVINO SE MANIFESTA CRIANDO. Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro (Ruach) de sua boca”. Salmo 33:6 \ Quando sopras o teu fôlego (Ruach), eles são criados, e renovas a face da terra”. Salmo 104:30

O PODER DIVINO QUE CRIA, ESTÁ LIGADO A PALAVRA E AO SOPRO DIVINO. Louvem todos eles o nome do Senhor, pois ordenou, e eles foram criados”. Salmo 148:5

É isso se deve entender quando se lê em Gênesis 1:2b “... e o Espírito (Ruach) de Deus (Elohiym) se movia sobre a face das águas”.

IV.        CONCLUSÃO:

A palavra hebraica Ruach que significa sim espírito, não significa apenas espírito, significa também vento\sopro divino!

Deus é Ruach e Kadosh, ou seja, Deus é Espírito e Santo; PORÉM, no caso de Gênesis 1:2b, o que pairava sobre a face das águas era o vento\sopro divino proveniente de Deus, que opera e age tanto por meio da Palavra divina, como por meio do vento\sopro divino!

O que fazia o sopro\vento divino, pairando sobre a face das águas? Alguma coisa ligado a criação.


DESEJANDO ESSE TEXTO EM PDF, CLIQUE AQUI!
__________________________
Bibliografia:
Texto integralmente elaborado e digitalizado por Thiago G. Sanchez.
Imagem extraída do blogger judeu autônomo.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário