quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

"TENHO PORÉM CONTRA TI!"


"TENHO PORÉM CONTRA TI!"

Texto Chave: Apocalipse 2:4 ACF Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

Imagine uma esposa que não mais ama a seu esposo com quem se casou e que ainda sim faz tudo para ele; ela já o deixou, mas ainda sim continua fazendo as coisas para ele; ela continua fazendo as coisas para ele porém, ele que era seu primeiro amor já não é mais atualmente o seu amor.

Essa era a situação da igreja em Éfeso.

Éfeso não deixou de fazer as coisas com um amor especial com o qual antes fazia; não é isto que Jesus está dizendo aqui; é algo muito mais sério e mais grave; porém, esse é o entendimento que muitos tem, e essa é a aplicação que muitos fazem com base nesse trecho da mensagem divina endereçada a igreja em Éfeso; Éfeso fazia as coisas não mais por amar aquele para quem estava fazendo as coisas que estava fazendo; Éfeso fazia tais coisas por qualquer outro motivo, menos por amar aquele para quem e por quem estava fazendo tais coisas, menos porque aquele para quem ou por quem fazia tais coisas e que foi seu primeiro amor, era ainda seu amor.

De que adianta fazer as coisas para Deus, se Deus não for mais o seu amor, se qualquer outra coisa ocupou o lugar em seu coração que antes era daquele que antes foi o seu primeiro amor?

Muitos estão na casa do Pai e continuam a Fazer a obra de Deus; porém, não mais porque Deus ainda é o seu amor.

Muitos estão na casa do Pai e continuam a Fazer a obra de Deus; porém, Deus não mais é o seu amor; outra coisa ocupou o lugar no coração destes, e que antes era daquele que foi o seu primeiro amor!

Exemplo de coisas que muitos amam em lugar de Deus e de Cristo: O dinheiro, A fama, O status, O prestígio, A posição, O reconhecimento, Os elogios, Os aplausos da parte dos homens, Os holofotes, etc.

Muitos, vislumbrados com estas coisas, amando a estas coisas, não se deram conta, mas deixaram Deus e Cristo para trás. Precisam voltar a se espelhar em Cristo e não cometer o mesmo erro que outros cometeram no passado! João 5:41,44 \ João 12:42,43

“Voltar a praticar as primeiras obras”, significa:

Voltar a fazer tais coisas, tendo a Deus novamente como seu amor, removendo qualquer outra coisa que por ventura houvera ocupado o lugar em seu coração que antes era daquele que antes foi o seu primeiro amor!

Voltar a fazer tais coisas, tendo a Deus novamente como seu amor, removendo O dinheiro, A fama, O status, O prestígio, A posição, O reconhecimento, Os elogios, Os aplausos da parte dos homens, que acabou ocupando o lugar em seu coração que antes era daquele que antes foi o seu primeiro amor!

Ap 2:1-3,6 ACF “ESCREVE ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste... Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

Se Deus não for mais o nosso amor, não faz sentido algum continuarmos existindo como igreja de Deus e de Cristo, ainda que continuando a fazer as coisas que fazíamos quando ele (que foi nosso primeiro amor) era o nosso primeiro amor.

Versos 4,5 ACF “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Conclusão: V 7 ACF Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário