terça-feira, 28 de janeiro de 2020

"KAINOS KTISIS"



"KAINOS KTISIS"

Texto: 2 coríntios 5:17

στε ε τις ν Χριστ καιν κτίσις τ ρχαα παρλθεν δο γέγονεν καινά

στε gr. Hoste; SIG: de tal modo que então

ε τις gr. Ei tis; SIG: qualquer que

ν gr. En; SIG: em

Χριστ gr. Christos; SIG: Cristo

γινομαι gr. ginomai; SIG: nova

κτίσις gr. ktisis; SIG: criação

τ gr. ta; SIG: o

ρχαα gr. archaios; SIG: primeiro ou antigo

παρερχομαι gr. parerchomai; SIG: passou por

δο gr. idou; SIG: repare ou veja ou olhe

γινομαι gr. ginomai; SIG: tornou-se

καινος gr. kainos; novo.

JUNTANDO TUDO:

"De tal modo que então, qualquer que [está] em Cristo nova criação [é], o primeiro ou antigo passou por [regeneração], repare (ou: veja, olhe), tornou-se novo!

Esse «novo» tem inicialmente o sentido de: ser recentemente feito, fresco.

Efésios 2:10 Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos hoje.”

Gálatas 6:15 “Não há, de fato, o menor valor em ser ou não ser circuncidado. O que realmente importa é ser uma nova criação.”

Efésios 4:24 “a vos revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade.”

Colossenses 3:10 “e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;”

Em Cristo somos regenerados, nos tornamos nova criação, o Velho Ser passou por [regeneração]; repare: tornamo-nos novos!

Esse «novo» também pode abranger o sentido de: um novo tipo. 1 João 3:2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, todavia, sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é.”

Ou seja, em Cristo somos regenerados (morremos, ressuscitamos, e somos transformados), nos tornando assim novo (no sentido de: recém feito) Ser criado, e podemos reparar e ver essa realidade em nós.

Romanos 6:3,4 “Ou ignoreis que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos igualmente batizados na sua morte? Portanto, fomos sepultados com Ele na morte por meio do batismo, com o propósito de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma nova vida.”

Sendo assim, ao olharmos para nós mesmos, será que enchergamos em nós essa realidade de um novo Ser criado em Cristo pela regeneração (que inclui morte na cruz com Cristo, ressurreição com Cristo dentre os mortos, e transformação de dentro para fora pelo poder divino através da ação do Espírito de Deus internalizado), ou, será que enchergamos alguém que ainda precisa morrer de verdade com Cristo, para ressuscitar verdadeiramente com ele, bem como passar pela genuína transformação interna pelo ação Espírito de Deus?

Além disso existe a promessa de sermos novo, do mesmo tipo (de certa forma e em certo sentido), como Cristo o é!

2 Coríntios 3:18 “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

Romanos 7:24,25 “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.”

Romanos 8:22,23 “Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece, como em dores de parto. E não somente ela, mas igualmente nós, que temos os primeiros frutos do Espírito, também gememos em nosso íntimo, esperando com ansiosa expectativa, por nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.”

1 Coríntios 15:54 “No momento em que este corpo perecível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, for revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Devorada, pois, foi a morte pela vitória!”

1 Timóteo 5:11-16 “Porém, tu, ó homem de Deus, foge dessas ciladas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão. Combate a boa batalha da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual foste convocado, tendo já realizado boa confissão diante de muitas testemunhas. Na presença de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que perante Pôncio Pilatos fez o perfeito testemunho, eu te exorto: Guarda este mandamento imaculado e irrepreensível até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual Deus fará com que se cumpra no seu devido tempo. ELE É O BENDITO E ÚNICO SOBERANO, O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES, O ÚNICO QUE É IMORTAL e habita em luz inacessível a quem ninguém viu nem pode ver. A Ele sejam honra e poder para sempre. Amém!”

1 Timóteo 1:16,17 “Todavia, por este motivo mesmo, me foi concedida misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus, demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, e me tornasse num modelo para todos quantos haveriam de crer nele para a vida eterna. Portanto, AO REI ETERNO, IMORTAL, INVISÍVEL, DEUS ÚNICO, sejam honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! Combater o bom combate

Romanos 2:6,7 “Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. Ele concederá vida eterna aos que perseverando em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.”

2 Timóteo 1:9,10 “Pois Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas em função da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi outorgada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, e que nesses dias se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, que aniquilou a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por intermédio do Evangelho.”


Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário