"O shabat E os SACERDOTES"
Texto: Mt 12:5 "Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:"
O trabalho religioso dos sacerdotes no Templo, era algo para Deus, e algo para o próximo.
Visava não só o relacionamento com Deus como também a preservação da vida, o perdão dos pecados, através do arrependimento e do sacrifício a ser oferecido expiatório.
O serviço dos Sacerdotes Visava a DEUS, e, o PRÓXIMO.
Shabat não é um dia de total inatividade e inércia!
Shabat é abrir mão do EU que (como se aprende na conjugação dos verbos) NATURALMENTE sempre vem em primeiro lugar no dia a dia; Primeiro sempre é EU no dia a dia; O foco no dia a dia sempre recai no EU.
O shabat é dia de atividade sim, e atividade elevada, que deve ser praticada todos os dias e não só no shabat, mas principalmente no shabat, e não é para merecer algo, e muito menos deve ser para se aparecer!
O shabat ensina a quebrar esse EGOÍSMO, a crucificar esse EU no qual focamos durante seis dos sete dias da semana, coisa que devemos fazer todos os dias: quebrar o EGOÍSMO e crucificar o EU!
Os SACERDOTES no shabat não trabalhavam para o EU, focano no EU propriamente dito, mas para Deus e para o PRÓXIMO, focando no PRÓXIMO, visando o bem e a preservação da vida do próximo, através dos SACRIFÍCIOS que se ofereciam ao Eterno, sobre o altar, pois REPITO o salário do pecado é a morte.
O SHABAT TEM DUPLA FINALIDADE PRIMORDIAL PRIMEIRO PARA O JUDEU: tornar o indivíduo livre para servir ao Eterno e livre para fazer o bem ao próximo em todos os aspectos visando sempre a VIDA.
Se não existe vida, pra que então o shabat, já que o shabat foi feito por causa do homem e não o contrário?!
Os SACERDOTES faziam as coisas no serviço divino Templário visando Deus E o próximo!
Os sacerdotes não faziam as coisas no shabat por desprezo quanto ao Shabat e por mera rebeldia para com Deus!
Por um lado, o Shabat é dia de fazer o bem que se deve fazer em todos os demais dias.
Por outro lado, a preservação ou salvação da vida, sempre tem prioridade com relação a uma regra externa.
Como o serviço dos Sacerdotes visam a preservação da vida, pois o salário do pecado é a morte, então os sacerdotes não devem parar.
Pr. Thiago G. Sanchez
Nenhum comentário:
Postar um comentário