quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

O shabat e a CIRCUNCISÃO"

"O shabat, e, a CIRCUNCISÃO = Vida, e, posição ou Estátus"


Texto: Jo 7:22-23 diz: "Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem dele, mas dos patriarcas), no sábado circuncidais um homem. E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem?"

Que a CIRCUNCISÃO era observada no shabat isso é fato e Jesus confirma isso!

Mas ele não disse se isso era certo ou errado do ponto de vista de Deus.

A questão então é:

Onde na Torah diz que a CIRCUNCISÃO, por exemplo, deve ser feita obrigatoriamente no shabat, não podendo em hipótese alguma ser feita um dia após? Onde o Eterno disse que tem que ser em todo o oitavo dia ainda que este caia no shabat?

Onde consta essa inflexibilidade do mandamento da CIRCUNCISÃO, na TORAH?

A permissão para transgredir o shabat para circuncidar um menino ao oitavo dia, não consta escrito na Torah. 

Eles achavam certo flexibilizar o mandamento do shabat para observar o mandamento da CIRCUNCISÃO.

Eles achavam errado usar o shabat para fazer o bem em favor da vida, do próximo; porém, a Torah não proíbe isso.

CIRCUNCISÃO da genitália do menino não se trata de preservação da vida do mesmo; trata-se do fazer o menino adentrar na Aliança abraãmica, logo visa ou se trata de estátus, posição.

Essa obrigatoriedade foi estabelecida pelos rabinos, e não pelo Eterno em si, e eles viam isso como uma obediência a Torah, logo davam mais IMPORTÂNCIA a CIRCUNCISÃO do que ao SHABAT.

Ou seja, eles colocavam o mandamento que visava um estátus, uma posição, acima do mandamento que visa o fazer o bem em prol da vida, do próximo!

Não significa que o Eterno aprove tal ato que eles viam como obediência a Torah.

O que Jesus fazia no Shabat era em prol da vida, mas isso eles achavam errado!

Assim como, há sim uma flexibilidade quando a cumprir o mandamento da CIRCUNCISÃO caso caia no shabat, há também uma flexibilização quanto ao mandamento do SHABAT, e os SACERDOTES são exemplo claro disso, pois eles trabalhavam no Templo em pleno SHABAT para Deus e em prol da vida.

Quem supunha que não existe flexibilização do mandamento da CIRCUNCISÃO, eram os judeus Fariseus, e por isso os judeus rabinos circuncidavam até no shabat, violando assim um mandamento divino (que visava o exercício bem ao próximo que sim deve ser diário), para observar outro (que não visava o exercício do bem ao próximo em si), e tal atitude era visto como algo correto pelos fariseus, que inclusive colocavam suas próprias tradições acima da própria Torah.

Tudo o que os fariseus faziam supondo ser certo, era aceito como certo; mas se Jesus fizesse algo, então era errado!

A correta flexibilização é:

A CIRCUNCISÃO pode ficar para o dia seguinte se o oitavo dia vir a cair em um shabat.

O SALVAR VIDA, fazendo tudo o que preciso for, não pode ficar para o dia seguinte.

O FAZER O BEM não pode esperar o dia seguinte.

Por isso Jesus disse: Jo 7:24 "Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça."

Um caso a se mencionar que não se trata de um exemplo de inflexibilidade quando a obrigatoriedade de realizar CIRCUNCISÃO até no shabat:

Êx 4:24-25 diz: "Estando Moisés no caminho, numa estalagem, encontrou-o o SENHOR e o quis matar. Então, Zípora tomou uma pedra aguda, cortou o prepúcio de seu filho, lançou-o aos pés de Moisés e lhe disse: Sem dúvida, tu és para mim esposo sanguinário."

O ocorrido citado acima não tem nada a ver com inflexibilidade do mandamento da CIRCUNCISÃO.

Moisés não deixou de circuncidar por ser Shabat, e nem correu risco de ser morto porque não circuncidou no shabat, não é isso que o texto em si diz; foi sua negligência pois ele estava tão focado em outras coisas no tocante a missão recebida, que ele acabou negligenciando algo para o dia seguinte, e para o dia seguinte, e para o dia seguinte, e para o dia seguinte, sendo que a CIRCUNCISÃO é a marca da aliança que Deus fez com Abraão de que poria os descendentes de Abraão circuncidados dentro da terra prometida; e Moisés estava indo para o Egito tirar os descendentes de Abraão para que estes fossem justamente introduzidos na terra prometida.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário