Texto: Mt 26:17-19
CINCO PONTOS:
1) Festa dos ázimos = 15 a 21 de Nissã.
2) Pêssach = 14 de Nissã.
3) A preparação de Pêssach que é durante o dia, do dia 14 de Nissã.
4) Pêssach também era chamado de Pães Ázimos, ainda que fossem duas festas distintas, somando um total de oito dias sem fermento.
5) A participação da refeição (ceia/jantar) de Pêssach, que é durante o entardecer adentrando a viração do dia no anoitecer.
2) Pêssach = 14 de Nissã.
3) A preparação de Pêssach que é durante o dia, do dia 14 de Nissã.
4) Pêssach também era chamado de Pães Ázimos, ainda que fossem duas festas distintas, somando um total de oito dias sem fermento.
5) A participação da refeição (ceia/jantar) de Pêssach, que é durante o entardecer adentrando a viração do dia no anoitecer.
Os doze estavam com Jesus no dia 14 de Nissã para a participação do Sêder de
Pêssach. Mt 26:20
No momento da refeição (ceia/jantar), Jesus faz a famosa revelação. Mt 26:21-25
Em que momento da ceia de Pessach, foi revelado sobre a traição e o traidor?
Jo 13:22-26
R: No momento do bocado!
SOMENTE EM DOIS MOMENTOS DO SEDER DE
PESSACH, SE MOLHA ALGO PARA QUE SEJA COMIDO:
1) Na hora do Karpás (salsa molhada em água salgada = bocado), bem no começo da ordem e sequência da refeição.
2) Na hora do Maror (ervas amargas no charoset que é uma pasta doce).
2) Na hora do Maror (ervas amargas no charoset que é uma pasta doce).
As duas coisas estão inseridas na refeição da Ceia de Pessach.
Judas só participou da Ceia de Pessach até o momento de ingerir o Karpás, ou
seja, ele mal participou. Mt 26:20-25 / Mc 14:17-21
Karpás (salsa molhada em água salgada = bocado). Após comer esse karpas,
Judas se retira do recinto. Jo 13:27,30
DE ACORDO
COM O SEDER DE PESSACH, OBSERVADO POR MILÊNIOS PELOS FILHOS DE ISRAEL:
A Ceia do Jantar de Pessach inclui 3 Matzot (pães
sem fermento) e 4 cálices de vinho, além de um 5º colocado para Elias. Lc 22:16-20
(Até o 4º cálice e o último pedaço do pão, ainda
é Seder de Páscoa.)
A Ceia cristã não é uma substituição da
celebração anual de Pessach, mas parte integrante da mesma.
A questão, é que com o passar do tempo, passou-se
a celebrar mensalmente, aquilo que é chamado de ceia do Senhor ou Ceia do Ágape
(que é a mesma coisa), e que trata-se de parte integrante do anual Seder de
Pessach.
Historicamente falando, a igreja romana, teve sua
importante participação na deturpação de tal celebração!
O próprio cantar louvor em si, antes de sair do
ressinto para ir ao Getsêmani orar, trata-se do encerramento do Seder de
pessach. Mc 14:26
Judas não participou de toda a refeição de
Pessach, e menos ainda, dos elementos de Pessach que Jesus usou para dar
significados a mais, ligados a si mesmo.
Nenhum dos 12 era moralmente digno de participar
dos elementos que Jesus usou como representação de si; sabe por quê? Lc 22:24-27
Qual é a condição então? 1 Co 10:16
R: Comunhão com o corpo e no corpo do Cristo Jesus!
Não tem a ver com dignidade moral em si, pois se
o casal que mora junto a 40 anos (mas não tem um papel do homem os declarando
casados) não pode participar, então o mentiroso também não pode, o fofoqueiro
também não pode, o soberbo também não pode, o orgulhoso também não pode, o
injusto também não pode, ou seja, nenhum de nós pode, porque todos nós somos
pecadores, somos sim, moralmente indignos, somente Cristo poderá comer dela!
A história do casamento
civil no Brasil surgiu com a República, com o então chefe do Governo Provisório
Marechal Deodoro da Fonseca. Foi no dia 24 de janeiro de 1890 que o decreto
número 181 entrou em vigor. O primeiro país a impor o casamento civil foi a
França, no ano de 1792. OBS. NÃO SOU
CONTRA O PASSAR PELO CIVIL, OK!
A única condição é Comunhão.
"É na comunhão que a vida de Cristo verdadeiramente flui em nós!"
Pão fala de corpo, corpo esse que representa a igreja de Cristo; o comer deste pão tem a ver com comunhão.
Vinho fala de sangue e tem a ver com vida.
"koinonia" sig: fraternidade, associação, comunidade, comunhão, participação, conjunta relação.
"É na comunhão que a vida de Cristo verdadeiramente flui em nós!"
Pão fala de corpo, corpo esse que representa a igreja de Cristo; o comer deste pão tem a ver com comunhão.
Vinho fala de sangue e tem a ver com vida.
"koinonia" sig: fraternidade, associação, comunidade, comunhão, participação, conjunta relação.
Mas e o fermento que simboliza o pecado? Também
precisa ser removido! Além do sangue na porta! Sim, não é de qualquer maneira
que devemos comer tal refeição, quanto isso, leia: 1 Jo 1:7
CONCLUSÃO:
Na COMUNHÃO do corpo de Cristo, e no corpo de
Cristo, o sangue entra em cena e o fermento é eliminado; a comunhão nos torna
dignos, E, a falta de comunhão nos torna indignos!
Pr.
Thiago G. Sanchez
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