quarta-feira, 25 de setembro de 2019

"A ALMA (HB. nephesh) HUMANA"


 "A ALMA (HB. nephesh) HUMANA"

Texto Chave: MT 10.28 diz: E, não temais os que matam (GR. apokteino = destruir, matar, extinguir) o corpo, mas não têm poder para matar (GR. apokteino = destruir, matar, extinguir) a alma. Temei antes, aquele que pode destruir (GR. apollumi = matar, destruir) no inferno (GR. geenna = vale do Hinom, TIPIFICAÇÃO do Lago de fogo de AP 20:15 E todo aquele cujo nome não foi encontrado escrito no Livro da Vida foi lançado no lago de fogo.) tanto a alma como o corpo.

A palavra alma se trata da nossa existência dentro do corpo.

Ez 18:4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

Nossa alma é dEle pois Ele a criou, isso nós sabemos...

EZ 18.4 abrange não só a morte do corpo (com a retirada do folego divino e a ausência da alma), mas a morte da alma, o que não é nenhum absurdo ou heresia pois foi Jesus Yeshu'a que o declarou; porém a morte da alma junto com o corpo, só será no lago de fogo.

Lembro-me da seguinte ilustração:

Um rei tinha um lindo pomar com maravilhosas árvores frutíferas. Para que ninguém furtasse as suas belas frutas, colocou dois guardas: "um coxo e um cego". Ambos eram responsáveis para que ninguém furtasse as frutas do rei.

Um belo dia o coxo disse ao cego: Que lindas frutas temos nós na nossa frente, por que não nos deliciemos com elas?

Respondeu o cego: E por quê não? Traga-me uma. Impossível, replicou o coxo, você não vê que eu sou coxo, não posso subir na árvore. E eu, suspira o cego, poderia eu ver para colher?

A partir deste dia ambos começaram a arquitetar uma forma de concretizar o plano de ação, até que encontraram um solução.

O coxo montou em cima do cego, alcançaram ás arvores que tinham em mira, arrancaram o quanto lhes deu vontade e encheram os bolsos, os cestos, retornando cada um para o seu lugar como se nada tivesse ocorrido.

Dias depois, o rei apareceu inesperadamente e reparou o acontecido. O que fizeram com as frutas desta e daquela árvore? Indagou furioso!

Cego= Majestade, serei eu que não vejo nada, o culpado?

Aleijado= Seria por ventura eu que não posso andar?

Então o rei montou o coxo em cima do cego e exclamou: Eis a maneira como vocês praticaram o delito!

APLICAÇÃO:

Um dia todos nós teremos que prestar contas a Deus, quando isso ocorrer o Senhor se dirigirá a alma e perguntará, por quê pecastes?

E a alma dirá não fui eu criador que pequei, mas sim o meu corpo e a prova é que eu mal me livrei dele, abandonei a terra, voando agora nessas esferas limpas e puras, como um passarinho inocente.

Então o juri celestial dirigirá a pergunta ao corpo. E tu, por que pecastes? Eu? responderá o corpo. Acaso, tenho eu forças para pecar? Ela a alma que é instigadora das minhas transgressões, pois vedes ilustres juízes que a alma mal abandonou-me e eu fiquei completamente paralisado como um cadáver morto, como um pedra inamovível.

Que fará então Deus? Colocará a alma dentro do corpo e ambos serão julgados.

Eclesiastes 12.14 "Por que Deus há de trazer juízo sobre todas as obras, quer sejam boas quer sejam más".

MT 10.28 a luz de EZ 18.4, nos arremete para o lago de fogo onde os pecadores impenitentes serão imergidos e cada um a seu tempo destruído ou eliminado; por isso, a alma que pecar essa morrerá...

1 Coríntios 15:13-20 me obriga a crer que esse negócio que, na morte a alma cessa, não procede.

1 co 15:13-20 E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

Se na morte a alma cessa, e não há ressurreição de mortos, o ser uma falsa testemunha (coisa que Paulo não foi) não iria trazer nenhuma consequência após esta vida; então neste caso pra que se preocupar (ou que diferença faria) Paulo estar anunciando uma verdade ou mentira e morrer sem os pecados haverem sido perdoados ou expiados? PRA NADA! NENHUMA!

A alma humana não é imortal mas ela sobrevive quando o ser humano expira para esta vida.

CONCLUSÃO: A punição futura não será apenas para a alma caso não houvesse ressurreição e caso a alma cessasse na morte, pois nesse caso ele iria trazer só a alma de volta a existência no juízo final, caso não houvesse ressurreição e caso a alma cessasse na morte.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário