quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

"NOVA ALIANÇA, NÃO CONFORME, EM QUE SENTIDO?!"


"NOVA ALIANÇA, NÃO CONFORME, EM QUE SENTIDO?!"

Bibliografia: Pr. Thiago G. Sanchez

Texto: Jeremias 31:31-34

V 31 diz: "Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá."

V 32 diz: "Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR."

V 33 diz: "Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo."

V 34 diz: "Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei."

VAMOS PONTUAR O QUE TEMOS NESTES TEXTOS:

1. Temos aqui uma profecia divina. Releia o V 31

2. Chegaria um tempo que o Eterno faria uma nova aliança com o mesmo povo que ele tirou do Egito. V 31

3. Deus fez uma Aliança com eles no dia (hb. Yôwm = dia, tempo determinado) que os tirou do Egito. V 32

4. Essa aliança de Jr 31, seria diferente da aliança que foi firmada com Israel através do sangue aspergido sobre eles. V 32

5. No Sinai o Eterno deu sua Torah e fez estabeleceu uma aliança com o povo que Ele tirou do Egito. V 33

6. A aliança feita no Sinai foi muito rapidamente invalidada ainda no Sinai, no Horebe. V 32

7. A Aliança feita no Sinai onde a lei estava em pedras, aliança essa que foi invalidada, deu lugar a uma nova aliança feita em Moabe (Dt 29:1-4,12,13) com a nova geração. Vrs 33,34

8. Deus promete uma nova aliança, não como a feita com o povo no dia (hb. Yôwm = dia, tempo determinado) que os tirou do Egito. Vrs 32-34

9. Quanto a estes que abraçariam esta nova aliança, Deus será o Deus deles e eles serão o povo de Deus (isso nos lembra a nova aliança feita em Moabe, porém, a de Jr é ainda superior). V 33

10. Essa nova aliança adentra adentra a Eternidade, mostrando assim que ela seria Eterna, tendo em vista que será só na Eternidade, após o fim do mundo, após o juízo final, que não mais haverá pecado e não mais haverá a necessidade de se ensinar alguém a conhecer ao Eterno, até porque hoje em dia é preciso ensinar e incentivar as pessoas crentes a conhecer e prosseguir em conhecer ao SENHOR. V 34

O "NÃO CONFORME" referente a nova aliança de Jeremias 31:32, denota que haveria algo que diferenciaria a nova aliança profetizada em Jeremias 31:31-34!

QUATRO COISAS tornariam a nova aliança de Jeremias 31 diferente da aliança feita por Deus no Sinai e em Moabe:

1. Na anterior Deus não deu para todos os crentes um coração regenerado, transformado, na atual Deus dá.

2. Na anterior a lei de Deus estava talhada em tábuas de pedra, na atual está escrita, está posta, na mente e em um coração circuncidado e regenerado.

3. Na anterior não havia Espírito de Deus internalizado em todo o povo crente, na atual o Espírito é internalizado em todos os crentes.

4. Na anterior não havia poder capacitador para todos os crentes, na atual há poder capacitador para todos os crentes.

A nova aliança seria diferente E de fato é diferente, incomparável, superior, perfeita e eterna, não porque a primeira lei, a de Deus deu lugar a uma outra lei, a de Cristo, ambas são exatamente as mesmas; não existe uma lei de Cristo em oposição a lei de Deus, que supostamente tenha substituído a lei de Deus, na nova aliança inaugurada no calvário com a morte de Jesus o Cordeiro de Deus.

A nova aliança é superior e incomparável, por causa das quatro diferenças enumeradas acima!

CONCLUSÃO:

Ezequiel 36:25-27 "Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis."

2 Coríntios 3:3 "Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração."

Hebreus 8:10 "Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor: Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo;"

Hebreus 10:15-16 "E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos; acrescenta"

Romanos 2:14-16 "Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho."

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário