terça-feira, 10 de dezembro de 2019

“UM CÂNCER NO SEIO DA TEOLOGIA CRISTÔ


[É HORA DE ABRIR A MENTE!]

“UM CÂNCER NO SEIO DA TEOLOGIA CRISTÔ

Bibliografia: Pr. Thiago G. Sanchez

O dispensacionalismo (EM UM TODO!) é um câncer no seio da TEOLOGIA cristã.

Só existe uma dispensação na Bíblia e ela é mencionada por Paulo.

E tal dispensação ÚNICA, não anula o fato de o Eterno SEMPRE se relacionar por meio de ALIANÇAS, claramente registradas nas Escrituras; dispensacionalismo, esse negócio de que a história da humanidade se divide em dispensações, é meramente invencionice teológica!

E, na Verdade na Verdade, não precisa nem ser adventista do Sétimo dia, para enxergar esta verdade a olho nu diretamente nas Escrituras.

O TEMPO DOS GENTIOS diz respeito ao período que Jerusalém está sob domínio dos gentios, essas nações estão apresentadas na imagem de Daniel 2; Jerusalém caiu nas mãos dos gentios caldeus, Jerusalém caiu nas mãos dos medo-persas, Jerusalém caiu nas mãos dos gregos, Jerusalém caiu nas mãos de Roma, Jerusalém por fim cairá nas mãos das nações povo do anticristo na última semana de anos proféticos das setenta semanas de anos de Dn 9; Deus usou os gentios para punir o povo dEle, o período da última semana de anos de Daniel 9, será a última vez que os gentios cairá nas mãos dos gentios, e por fim Deus por meio de Jesus vingará o seu povo Israel por todo o mal que os gentios fizeram ao povo de Israel na terra.

A PALAVRA DISPENSAÇÃO APARECE SIM ALGUMAS POUCAS VEZES NOS ESCRITOS DA NOVA ALIANÇA:
Ef 1:10 dispensação da plenitude dos tempos...
Ef 3:2 dispensação da graça de Deus [não é a dispensação da graça ensinada no dispensacionalismo; o sentido aqui é outro.]...
Ef 3:9,2-6 dispensação do mistério...
Cl 1:25 dispensação de Deus...

O que Paulo estava ensinando, AOS EFÉSIOS E AOS COLOSSENSES, é que: Aprouve a Deus num tempo determinado por Ele mesmo, enviar Seu Filho para formar um povo para Deus o Pai composto por pessoas dentre todas as nações da terra, a começar por Israel, e isso se dá na Nova Aliança inaugurada oficialmente na cruz com o derramamento de sangue do Cordeiro de Deus; Deus manifestou essa graça de forma mais plena através de Cristo mediante a nova aliança feita com as duas casas de Israel, neste tempo presente que Paulo chama de "a dispensação da plenitude dos tempos", onde o mistério oculto, que é fazer com que pessoas de todas as nações se tornem o povo do Eterno por intermédio da fé em Cristo, foi revelado, e está até agora em processo de cumprimento.

Essa dispensação sim existe, e é nesse tempo que estamos; porém, a história da humanidade não se divide em dispensações.

Deus trabalha desde o princípio com alianças, e isso está registrado.

VEJA MUITAS DESTAS ALIANÇAS:
1) Aliança Adãmica. Os 6:7
2) Aliança Noatica, Universal. Gn 9:9-17
Aliança Patriarcal -
3) com Abraão, Gn 15:12-21; Gn 17:4
4) Isaque, Gn 26:3-5
5) Jacó, Gn 28:13-15
6) Com Israel. Êx 31:16
7) Aliança Sinaítica com Israel. Êx 24:1-11
8) Aliança com Josué. Js 1:1-8
9) Aliança Davídica. 1 Cr 17:1-15 / 2 Sm 23:5
10) Nova Aliança que adentra a eternidade com as duas casas de Israel. Jr 31:31-34

A história da humanidade se divide em alianças e não em dispensações!

AS PRINCIPAIS ALIANÇAS SÃO:
1. Com Adão.
2. Com Noé e Humanidade.
3. Com os patriarcas.
4. Com Israel no Sinai.
5. Com Davi.
6. Com Israel no Calvário.

NESTE TEMPO PRESENTE:
1. A igreja não substituiu Israel como povo de Deus, nós fomos enxertados.
2. A graça não substituiu a lei, até porque lei trata-se da Torah que constitui-se de um conjunto de instruções divinas direcionado para várias classes de pessoas que compõe ou integra um mesmo povo.

3. O evangelho não substituiu a Torah de Deus até porque não existe Evangelho sem TORAH pois tudo o que aprendemos no Evangelho consta primeiro na Torah, tem sua origem na Torah de Deus.

#EscolaDoConhecimento
#EscolaSemFronteira

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário