terça-feira, 3 de setembro de 2019

"UM JÓ QUE MUITOS SE RECUSAM A PROPAGAR"

"UM JÓ QUE POUCOS (PRA NÃO DIZER NINGUÉM) CONHECEM E/OU PREGAM!"

Texto chave: Jó 34:1,37

INTRODUÇÃO:

Quando se fala de Jó, só se menciona os pontos positivos dele, o que faz com que muitos pensem ou achem que Jó foi um super-homem, alguém que durante seu sofrimento não cometeu pecado algum!

O JÓ QUE TODOS CONHECEM E/OU PREGAM, DURANTE A PROVA:

Jó 1:20-22 (compostura, reverência, e louvor)
Jó 2:10,13 (7 dias em total silêncio mantendo a língua protegida por seus dois mudos e/ou portas, a saber, seus dentes e lábios)
Jó 19:25-27 (esperança)

Só pontos positivos durante a prova!

AGORA VEJAMOS O JÓ QUE POUCOS (PRA NÃO DIZER NINGUÉM) CONHECEM E/OU PREGAM:

Jó 3:1-13 (quebra o silêncio amaldiçoando o dia que nasceu; dia esse que se trata de uma criação de Deus!)
Jó 32:1-22 (Eliú repreende Jó afirmando que Jó a pesar de não estar sofrendo por causa de pecado cometido, na tentativa de se auto-justificar perante os homens acabou pecando num dado!) 
Jó 40:4 (Jó que inicialmente exaltava sua própria justiça, após  ser repreendido pelo jovem amigo Eliú e também por Deus, declara que é indigno, desprezível, e insignificante.)
Jó 42:6 (Jó se arrepende; ele reconhece que pecou durante o processo, por não ter vigiado e guardado sua língua dentro da boca!) 
Jó 42:7-9 (Deus repreende Elifaz, Bildade, e Zofar; mas não fez o mesmo com o mais novo, Eliú!)

Se Jó não pecou durante a prova do início ao fim dela como muitos supõem, então Deus só pode ter se esquecido de repreender Eliú!

CONCLUSÃO:

Dificilmente você ouve alguém dizer que Jó pecou durante a prova; mas é necessário dizer? Claro que sim! O simples fato de não se dizer isso, faz com que pessoas pensem que Jó foi um Super-Homem, alguém que não cometeu um pecado sequer durante seu sofrimento!

Jó foi paciente sim, porque não desistiu; Mas durante o processo ele pecou sim e quem é que no lugar dele não pecaria também?! E ele próprio, ao ser repreendido, pelo jovem Eliú, e também por Deus, por fim se arrependeu; E seu final foi: uma vida de todo restaurada!

"Jó" iyowb (procedente do hb. ayab, e, do gr. iob), sig: odiado; tratado como um inimigo; ser hostil; clamor de aflição ou eu exclamarei.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário