quarta-feira, 18 de setembro de 2019

"HAMARTIA, A LUZ DE: YARÁ"


Texto: Mateus 15:14 diz: "Deixai-os; são condutores cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova."

O grego "Hamartia", significa basicamente: Errar o Alvo.

O hebraico "Hatah", significa basicamente:  Errar o Alvo.

1 João 3:4 "Todo aquele que pratica hamartia (em grego) /hatah (em hebraico) /pecare (em latim) [e que significa: errar o alvo, mudar de direção, cair fora do caminho, ficar aquém do padrão que é o ponto central do alvo] transgride a Lei [hb. Torah = significa basicamente: Lançar flechas no alvo, atirar, jogar, apontar, mostrar]; de fato, hamartia/hatah/pecare [que sig. errar o alvo, mudar de direção, cair fora do caminho, ficar aquém do padrão que é o ponto central do alvo] é anomia [palavra grega que sig: desprezo e violação da Torah que significa basicamente: Lançar flechas no alvo, atirar, jogar, apontar, mostrar]."

A raiz da palavra hebraica Yará (que significa: ensinar, instruir, orientar), que é de onde se deriva a palavra Torah, significa basicamente: "Lançar flechas no alvo, atirar, jogar, apontar, mostrar."

Por isso, o significado intrínseco da palavra Torah, não é meramente lei, mas sim: ensino, doutrina, instrução, direção, orientação; contrapondo ao termo Chatá/RRatá, que significa: errar o alvo, pecar, falhar, perder o rumo, errar, incorrer em culpa, errar o caminho do correto e do dever.

É muito simples de se entender:

Quando se obedece Torah com fé no Cristo, se acerta o alvo!

Quando, porém, por descuido, ou, por desprezo mesmo, se desobedece Torah, então erra-se o alvo!

Existe um alvo que diz respeito a um padrão de vida proposto por Deus para quem principalmente é povo dEle.

OS PERIGOS DE UMA TEOLOGIA ANTI-NOMISTA OU ANTI-TORAH: 2 Tessalonicenses 2:3,8

No V 3 diz: "...Homem de HAMARTIA..."

No V 8 diz: "...O ANOMOS..."

O anticristo será alguém que se posicionará como muitos hoje já se posicionam:

Em claro e aberto desprezo e aversão à Torah de Deus!

Hoje se propaga uma teologia antinomista, antitorah.

Quem certamente estaria de acordo com essa teologia antinomista, sem dúvidas, seria o Anti-cristo, que Paulo chama de:

1. Homem da Hamartia;

2. O anomos (a = sem; nomos = neste caso a Torah de Deus; anomos = alguém que não tem compromisso com a torah de Deus e que induz outros a procederem do mesmo modo)!

Essa teologia antinomista é simplesmente um absurdo tendo em vista o que é apontado como pecado no texto já mencionado de: 1 João 3:4.

Essa teologia antinomista é perigosa por alguns motivos; vou citar dois mencionados pelo próprio Jesus:

1) Provoca o esfriamento do amor. Mateus 24:12 "...por se multiplicar Anomia..."

2) Provoca o banimento ou exclusão do Reino de Deus. Mateus 7:23 "...vós que praticais a anomia."

Então essa teologia antinomista, anti-torah, não pode ser algo inspirado por Deus e elaborado por homens sob a iluminação do entendimento através da ação do Espírito Santo de Deus em suas mentes!

Não vos deixeis enganar por uma teologia que simplesmente contradiz o que o próprio Deus diz que seria o destino de Sua Torah na Nova Aliança, em Jeremias 31:33.

Conclusão:

1 João 5:3 "Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos."

Existem dois caminhos para que o ser humano escolha um para nele trilhar. Deuteronômio 30:11-20

É por meio da fé, por meio da obediência aos mandamentos, por meio do Espírito, mediante o sacrifício de Cristo, que somos santificados. Apocalipse 22:14 / João 17:17 / 2 Tessalonicenses 2:13 / Hebreus 10:10

Se a morte de Jesus na cruz que deu início a Nova Aliança, simboliza ou representa o término ou a cessação da Torah de Deus, então Deus teria dito isso quando falou sobre o fim que teria sua Torah na nova aliança, em Jeremias 31:31-33, mas Deus não disse nem em Jeremias 31:31-33 e em nenhuma parte em suas promessas e profecias de Gênesis a Malaquias que na Nova Aliança a Torah de Deus seria removida e eliminada.

Será que Deus inspiraria homens a escreverem sobre determinado assunto contrariando o que o próprio Deus (que os inspirou e que é a autoridade máxima e suprema) havia dito de forma bem clara e deixado registrado nas Escrituras? Claro que não né!

Se Paulo e qualquer outro escritor e escrito neo-testamentário, contrariou o que Deus disse em Jeremias 31:33 sobre o destino da Torah na Nova Aliança, ENTÃO sinto muito em dizer, MAS Paulo e seus escritos são anátemas, malditos.

Quem tem ouvidos para ouvir que ouça...

Pr. Thiago G. Sanchez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário