quinta-feira, 13 de junho de 2019

"O RELACIONAMENTO COM O ETERNO"



I.              ANTERIORMENTE ESTABELECIDO NO SINAI:

Êxodo 24:7,8 "Em seguida, leu o Livro da Aliança e o leu para o povo; e eles responderam: Tudo o que Yahweh ordenou, nós o faremos e obedeceremos! Moisés tomou do sangue e o aspergiu sobre o povo, e proclamou: Este é o sangue da Aliança que Yahweh fez convosco, por meio de todos esses mandamentos!"

II.            ATUALMENTE ESTABELECIDO NO CALVÁRIO:

Mateus 26:28 "Pois isto é o meu sangue da aliança, derramado em benefício de muitos, para remissão de pecados."

III.           COM O MESMO POVO, COM A MESMA ESPOSA:

Jeremias 31:31-33 "Dias virão, afirma o SENHOR, quando estabelecerei uma nova Aliança com a Casa de Israel e a Casa de Judá. Não será como a Aliança que firmei com seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito, pois eles não honraram o meu pacto, mesmo sendo Eu o Marido divino deles! assevera Yahweh. Eis, no entanto, a Aliança que celebrarei com a comunidade de Israel passados aqueles dias, afirma o SENHOR: Registrarei o conteúdo da minha Torá, Lei, na mente deles e a escreverei no mais íntimo dos seus sentimentos: seus corações. Assim, serei de fato o Deus deles e eles serão o meu povo!"

IV.          OS DEVERES PARA UM BOM RELACIONAMENTO COM O ETERNO SÃO OS MESMOS:

Êxodo 19:16-19 "E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta."

Êxodo 20:1,18-21 "E Deus falou todas estas palavras: ... Todo o povo, vendo os trovões e os relâmpagos, o som do shofar, a trombeta, e a montanha fumegante, sentiu grande pavor e procurou manter-se afastado. Rogaram a Moisés: Fala-nos tu, e nós ouviremos; não nos fale diretamente Yahweh, para que não morramos! Moisés encorajou o povo, dizendo: Não temais. Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja entre vós, e não pequeis. O povo ficou longe; e Moisés aproximou-se da nuvem escura, onde Deus estava."

Jeremias 31:33 "Eis, no entanto, a Aliança que celebrarei com a comunidade de Israel passados aqueles dias, afirma o SENHOR: Registrarei o conteúdo da minha Torá, Lei, na mente deles e a escreverei no mais íntimo dos seus sentimentos: seus corações. Assim, serei de fato o Deus deles e eles serão o meu povo!"

V.           TRATA-SE DE UMA OBEDIÊNCIA EM DEMONSTRAÇÃO DE AMOR, RESPEITO, REVERÊNCIA, PARA COM O ESPOSO, COM INTEIRA CONFIANÇA NA ETERNA GRAÇA DE DEUS E EM CRISTO.

Romanos 2:14-29 "De fato, quando os gentios que não têm Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, muito embora não possuam a Lei; pois demonstram claramente que os mandamentos da Lei estão gravados em seu coração. E disso dão testemunho a sua própria consciência e seus pensamentos, algumas vezes os acusando, em outros momentos lhe servindo por defesa. Todos esses fatos serão observados na humanidade, no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, por intermédio de Jesus Cristo, de acordo com as declarações do meu Evangelho. Ora, tu que levas o nome de judeu, e te fundamentas na Lei, e te glorias em Deus. Tu que conheces a vontade de Deus e aprovas as obras excelentes, porque és instruído pela Lei. Tu que estás certo de que foi chamado para ser guia de cegos, luz para os que estão na escuridão, mestre dos ignorantes, professor de crianças, porquanto têm na Lei a expressão maior do conhecimento e da verdade. Pois então, tu que tanto ensinas a outros, por que não educas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que ensinas que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, mas lhes roubas os templos? Tu, que te orgulhas da Lei, desonra a Deus, desobedecendo à própria Lei? Pois, como está escrito: Por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre todos os povos! Porquanto, a circuncisão tem valor se obedecerdes a Lei, mas, se tu não observares a Lei, a tua circuncisão já se tornou em incircuncisão. Se aqueles que não são circuncidados praticam os preceitos da Lei, não serão eles considerados circuncisos? E aquele que é, por natureza incircunciso, mas cumpre a Lei, ele condenará a ti, que, mesmo tendo a Lei escrita e a circuncisão, és transgressor da Lei. Portanto, não é legítimo judeu quem simplesmente o é exteriormente, nem é verdadeira, circuncisão a que é feita apenas fora do coração, no corpo físico. Absolutamente não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é realizada na alma do crente, pelo Espírito, e não apenas pela letra da Lei. Para todos estes, o louvor não provém dos homens, mas de Deus!"

VI.          O ETERNO NÃO TROCOU DE ESPOSA, ELE A AMPLIOU:

Romanos 11:1,13,17-25 "Indago, portanto: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De forma nenhuma! Ora, eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. Agora estou falando a vós, gentios. Considerando que sou apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério, E se alguns dos ramos foram podados, e, tu, sendo oliveira brava, foste enxertado entre outros, e agora participas da mesma seiva que flui da oliveira cultivada, não te vanglories contra esses ramos. Porém, se o fizeres, recorda-te, pois, que não és tu que sustentas a raiz, mas, sim, a raiz a ti. Então, vós direis: Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado. É verdade. Entretanto, eles foram podados por causa da incredulidade deles. Porém, tu, que permaneces firme pela fé, não te envaideças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os próprios ramos naturais, de igual maneira não poupará a ti. Considera, portanto, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para contigo, desde que permaneças firme na bondade dele; do contrário, também tu serás excluído. E quanto a eles, caso não permaneçam na incredulidade, serão reconduzidos, porquanto Deus é poderoso para enxertá-los novamente. Afinal de contas, se tu foste cortado de uma oliveira brava por natureza e, de forma sobrenatural, foste enxertado na oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos naturais em sua própria oliveira? Irmãos, não quero que ignoreis este mistério para que não sejais presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios."

SENDO ASSIM: OS DENTRE OS GENTIOS INCOMODADOS COM ESSA VERDADE, QUE SE QUEBREM DA BOA OLIVEIRA, E ENTÃO VOLTEM PARA A OLIVEIRA BRAVA À QUAL PERTENCEM ORIGINALMENTE!

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário