terça-feira, 25 de junho de 2019

“NO QUE CREIO” amilenismo, pré-milenismo, pós-milenismo, ou, dispensacionalismo clássico?






QUESTÕES: AMILENISMO, PRÉ-MILENISMO, PÓS-MILENISMO, E, DISPENSACIONALISMO CLÁSSICO.

COMECEMOS FALANDO SOBRE OS PONTOS DO AMILENISMO:

No Amilenismo A segunda vinda de Cristo é um evento único e visível a todos, ou seja, não existe o conceito de arrebatamento secreto. CONCORDO!

No Amilenismo A Segunda Vinda de Cristo em glória e o arrebatamento é uma coisa só. CONCORDO!

No Amilenismo A Ressurreição geral de salvos e ímpios na segunda vinda de Cristo. Os salvos para reinarem com Deus e os ímpios para condenação eterna. DISCORDO!

No Amilenismo Muitos anticristos se levantaram ao longo da história, porém haverá um último indivíduo que será o Anticristo escatológico que surgirá no período de grande tribulação, e regerá um sistema mundial que será contra a Igreja de Cristo. CONCORDO!

No Amilenismo Alguns acreditam apenas em um “sistema anticristo” (governo) e não necessariamente em um indivíduo específico. DISCORDO!

No Amilenismo Somente após o período de grande tribulação é que ocorrerá a segunda vinda de Cristo, ou seja, a Igreja passará pela grande tribulação. CONCORDO!

No Amilenismo o Julgamento geral (juízo final) de todas as pessoas na segunda vinda de Cristo. DISCORDO!

No Amilenismo A Igreja é o verdadeiro Israel de Deus, e Deus tem apenas um só povo. DISCORDO!

No Amilenismo O milênio não é um período literal de mil anos. DISCORDO!

No Amilenismo o milênio é espiritual onde os salvo reinam com Cristo no céu e sobre a terra, e começou na primeira vinda de Cristo. DISCORDO!

FALEMOS AGORA SOBRE O PRÉ-MILENISMO HISTÓRICO:

No Pré-Milenismo Histórico A Segunda Vinda de Cristo e o arrebatamento são o mesmo evento, tal como no Amilenismo. CONCORDO!

No Pré-Milenismo Histórico Apenas os salvos ressuscitarão na segunda vinda de Cristo para reinarem com Ele no Milênio, enquanto os ímpios só ressuscitarão no final do milênio para a condenação eterna. CONCORDO!

No Pré-Milenismo Histórico Um indivíduo específico que será o inimigo da Igreja no período de grande tribulação. CONCORDO!

No Pré-Milenismo Histórico A Igreja passará pela grande tribulação. CONCORDO!

No Pré-Milenismo Histórico: Julgamento na segunda vinda de Cristo e também após o milênio. CONCORDO!

No Pré-Milenismo Histórico A Igreja é o Israel Espiritual, ou seja, o novo Israel no Novo Testamento, porém Deus tratará com Israel separadamente concernente algumas promessas no milênio. DISCORDO!

No Pré-Milenismo Histórico É reconhecido o Reino de Cristo na presente era com a Igreja, porém haverá também um reino milenar e literal no futuro após a segunda vinda de Cristo, com Jesus reinando sobre as nações do mundo (talvez não necessariamente o período seja de mil anos). CONCORDO, DISCORDANDO APENAS DO QUE ESTÁ ENTRE ( )!

FALEMOS AGORA SOBRE O PÓS-MILENISMO:

No Pós-Milenismo Cristo volta de forma visível e em glória em um único evento. CONCORDO!

No Pós-Milenismo Da mesma forma como no Amilenismo, salvos e ímpios ressuscitaram de forma geral na Segunda Vinda de Cristo. DISCORDO!

No Pós-Milenismo O anticristo é qualquer pessoa que persegue e se opõem ao crescimento do domínio da Igreja na terra. CONCORDO E DISCORDO!

No Pós-Milenismo A tribulação é experimentada na presente era. DISCORDO!

Existem Pós-Milenistas que acreditam em um período final de grande apostasia e tribulação antecedendo a volta de Cristo. CONCORDO!

Existem outros Pós-Milenistas que defendem que quando Cristo voltar o mundo estará em plena paz e prosperidade. DISCORDO!

No Pós-Milenismo o Julgamento geral de todas as pessoas será na segunda vinda de Cristo. DISCORDO!

No Pós-Milenismo A Igreja é o novo Israel. DISCORDO!

No Pós-Milenismo Conforme o Evangelho for sendo pregado será iniciado o milênio, onde o mundo inteiro será evangelizado e a maioria das pessoas serão convertidas. A cristianismo será o padrão e não a exceção, ou seja, a plantação será de trigo e não de joio (a referência a Parábola de Jesus é usada para defender esse conceito). DISCORDO!

FINALIZANDO FALANDO SOBRE O DISPENSACIONALISMO CLÁSSICO:

No Dispensacionalismo Clássico A segunda vinda de Cristo será dividida em duas fases, sendo a primeira para arrebatar secretamente a igreja, e a segunda de forma visível e em glória após os sete anos de grande tribulação. DISCORDO!

No Dispensacionalismo Clássico O mesmo exige três ressurreições. DISCORDO!

No Dispensacionalismo Clássico Um indivíduo que surgirá no período da grande tribulação, que aterrorizará o mundo e perseguirá aos que não negarem o nome de Jesus, porém ele não fará nada contra a Igreja que já foi arrebatada. DISCORDO!

No Dispensacionalismo Clássico A Igreja será arrebatada antes da grande tribulação, ou seja, não passará por ela. DISCORDO!

No Dispensacionalismo Clássico: Três julgamentos. CONCORDO EM PARTE!

No Dispensacionalismo Clássico Para Deus, Israel e Igreja são povos completamente diferentes. A Igreja é um “parêntese” no plano Deus para Israel que foi suspenso, mas será retomado após o arrebatamento secreto da Igreja. DISCORDO!

No Dispensacionalismo Clássico O Milênio futuro e literal será após a segunda fase da segunda vinda de Cristo. CONCORDO EM PARTE, PORQUE A SEGUNDA VINDA NÃO SE DARÁ EM DUAS FASES!

NO QUE CREIO? COM O QUE ME IDENTIFICO MAIS?

NO PRÉ-MILENISMO HISTÓRICO, CLARO COMO PÔDE VER, COM PEQUENA RESSALVA, POIS NÃO CONCORDO 100% COM TUDO.

E não é só uma questão de se identificar, é uma questão que depois de muito estudar as Escrituras pude enxergar que esta linha escatológica é a mais correta, com menor número de erros, que as outras três linhas escatológicas apresentadas!

Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário