terça-feira, 13 de agosto de 2019

"SATÉLITE? OU, LUZEIRO?"


"SATÉLITE? OU, LUZEIRO?"

Texto: Jr 31:35 Diz: "Assim fala Yahweh, que estabeleceu o sol para iluminar o dia e determinou que a lua e as estrelas tivessem seu brilho contemplado ainda com mais esplendor durante as noites, que agita o mar para que as suas ondas rujam; o seu Nome é Yahweh, o Eterno dos Exércitos..."

O ETERNO ESTABELECEU:
1) O sol para iluminar o dia.
2) A lua e as estrelas tivessem seu brilho.

Aprendemos que a lua não tem luz própria.
Aprendemos que a lua é um satélite natural.
Aprendemos que o homem veio do macaco.
Ambas as coisas estão erradas!

Mas como a questão aqui é sobre a lua em si, vejamos apenas sobre ela:

Gn 1:14-18 Diz: Declarou Deus: “Haja luminares no firmamento do céu a fim de separar o dia da noite; e sirvam eles de sinais para definir as estações, dias e anos; e que sejam também luzeiros nos céus, para iluminar toda a terra!” E assim aconteceu. Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia e o menor para regular o andamento da noite. E formou também as estrelas. Deus colocou todas essas luzes nos céus a fim de iluminarem toda a terra, para dirigirem o andamento do dia e da noite e fazerem separação entre a luz e a escuridão. E observou Deus que isso era bom.

O TEXTO DECLARA:
Sol, Lua, Estrelas, são Luminárias, são luzeiros.

O que é um luzeiro?

No texto hebraico: מאור ma’owr, ou, מאר ma’or; e sig: luz, luminária.

Ensinando que sol e lua assim como as estrelas, são igualmente luminárias, fonte de luz, responsáveis por iluminar durante o dia e durante a noite.

"luzeiro" segundo dicionário secular sig: aquilo que irradia [Emite, esparge, lança de si] luz; intensa claridade; clarão, brilho.

Mas aprendemos que a lua reflete a luz do sol, não sendo portadora de luz própria.

Como um bom observador, muitas vezes me pego observando a lua, as estrelas, o céu, durante a noite, e vejo que a lua tão somente é que assim como as estrelas irradiam luz, não vejo por exemplo um facho de luz em meio a escuridão do céu indo em direção a lua para que esta então reflita a luz do sol; por exemplo, feche o seu quarto durante a noite e ligue uma lanterna e a aponte para um local específico, não só o ponto para onde ela é apontada vai iluminar mas o percurso em direção ao ponto a ser iluminado, tb vai ser iluminado, e isso poderá ser visto no quarto escuro a noite, mas não vemos isso no céu durante a noite.

Jr 31:35-37 Diz: Assim fala Yahweh, que estabeleceu o sol para iluminar o dia e determinou que a lua e as estrelas tivessem seu brilho contemplado ainda com mais esplendor durante as noites, que agita o mar para que as suas ondas rujam; o seu Nome é Yahweh, o Eterno dos Exércitos: “Somente se essas leis deixarem de estabelecer a ordem do universo e desaparecerem da minha presença”, declara o SENHOR, “deixarão os descendentes de Israel de ser uma grande nação diante da minha pessoa hoje e sempre!” Portanto, assim declara Yahweh: “Se os céus em cima puderem ser medidos e os alicerces da terra embaixo puderem ser sondados, então Eu rejeitarei toda a linhagem de Israel, por tudo quanto eles têm praticado ao longo do tempo”, afirma o SENHOR.

CONCLUSÃO: A lua É um luzeiro, uma luminária, que assim como as estrelas e o sol, produz luz própria.

Pr. Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário