sábado, 1 de junho de 2019

“O LEVITA QUE BUSCAVA CONVENIÊNCIA!”


Texto Chave: Juízes 17:8,9 diz: “E este homem partiu da cidade de Belém de Judá para peregrinar onde quer que achasse conveniente. Chegando ele, pois, à montanha de Efraim, até à casa de Mica, seguindo o seu caminho, Disse-lhe Mica: Donde vens? E ele lhe disse: Sou levita de Belém de Judá, e vou peregrinar onde quer que achar conveniente.”

Contexto: Versos 1-13

RESUMINDO, COMO PODEMOS VER E ENTENDER:
1.    A palavra nos fala de um homem chamado Mica.
2.    A palavra nos fala que ele roubou a própria mãe (a história desse homem já começa mal).
3.    A palavra nos fala que a mãe não sabendo que quem a havia roubado havia sido o próprio filho, proferiu maldição sobre a vida do ladrão que era o próprio filho.
4.    A palavra nos fala que Mica temendo a maldição da mãe, confessa seu delito e devolve o que havia roubado.
5.    A palavra nos fala que a mãe decide usar aquele dinheiro para fins religiosos, com tal dinheiro é feito uma imagem revestida de prata.
6.    A palavra nos fala que havia um santuário na casa de Mica.
7.    A palavra nos fala que Mica consagra seus filhos para que esses fossem sacerdotes.
8.    A palavra nos fala de um Levita que entra em cena nessa história peregrinando e buscando um lugar conveniente para si.
“Conveniência” sig. 2º dic. “aquilo que atende ao gosto, às necessidades, ao bem-estar de um indivíduo”.
9.    A palavra nos fala que vai haver um encontro entre Mica e o Levita.
10. A palavra nos fala que Mica vai fazer uma proposta para o Levita que buscava a qualquer custo um lugar conveniente para ali peregrinar.
11. Mica vai prometer 7 coisas: consagração, posição, cargo, lugar para residir, salário, vestuário, e alimento; o que o jovem rapaz deveria fazer era ir para o ministério, para a congregação, que ficava na casa de Mica.
12. O Levita poderia ter pensado: “Esse encontro foi de Deus!” “Esse negócio é de Deus!”
13. Mas tudo não passava de um laço na vida daquele que andava e peregrinava buscando um lugar conveniente para ali peregrinar.
14. O próprio Mica supunha que agora por ter um levita no seu ministério, Deus o abençoaria, porém, o que tem Deus haver com os ídolos!
15. Não transforme homens em ídolos de carne e osso, não idolatre homens; pois na verdade na verdade todos nós somos simplesmente pequenos homens nas mãos de um grande Deus que com Sua maravilhosa graça nos usa sobre a terra!
16.  Não levante ídolos no teu coração.
17.  O ser humano desde muito tempo manifestou essa tendência a se inclinar para a idolatria, a levantar ídolos!

Mica de certa forma monta, ou equipara, o ministério dele, com dinheiro fruto de roubo, com uma visão errada, e foi de mal à pior.

Tem gente que até sabe que Deus não está no negócio, mas a conveniência fala mais alto em seu coração, a proposta de consagração, posição, cargo, lugar para residir, salário, vestuário, e alimento, fala mais alto no coração!

Mateus 4:10 Jesus declarou [baseado no texto hebraico de Dt 6:13, Dt 10:20] que o que O Eterno estabeleceu, é que: “Ao Senhor teu Deus ‘adorarás’ (hb. abad = trabalho, serviço divino \ gr. Latreou = serviço ou trabalho divino), e só à Ele 'temerás' (hb. Yare = temor, reverência \ gr. Proskuneo = prostrar-se em reverência, reconhecendo a superioridade)”.

Vigia, Olhe lá aonde e\ou no que você vai se meter hein!


Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário